Nó na Garganta

Nó na Garganta Patrick McCabe

Resenhas - Nó na Garganta

Bruno Malini 25/06/2023

Uma história pesada e intensa em que vemos como um jovem que teve uma criação conturbada, pode se tornar alguém tão cruel.

Paulatictic 26/10/2010

Louco!
Esse é um dos melhores livros que eu já li. Totalmente conflitivo, tanto na escrita que não possue pontos, virgulas o que faz dele um texto corrido e um pouco complicado no começo da leitura, como também pelo conteúdo, um garoto peverso que distribui maldades por anda passa. É um livro agressivo por si só, com cenas fortes e chocantes, mas que me conquistou, a pertubação desse menino me deixou por muito tempo pensativa e conflituosa - às vezes penso que ele foi uma fagulha para a escolha da minha profissão - Eu o li quando tinha, acho, 15 anos, eu o peguei na biblioteca da escola e até hoje desejo comprar um para deixar na minha estante.

Giane 30/09/2011minha estante
Eu ainda estou no começo do livro,mas á primeira vista,ele me parece bem confuso-a começar pela falta de pontuação-,mas eu percebi que Francie,é um personagem perturbado e louco.Parece que ele tem uma obsessão pela Nugent e seu filho Philip.Quando finalizar o livro,volto para dar meu comentário final.

Paulatictic 19/12/2011minha estante
Ah, mas não desista dele não viu! Eu o considero um dos melhores, o autor arrasa na escrita- que realmente em um primeiro momento parece confuso - mas sem você perceber você se vê enroscado nessa trama... me conte depois o que achou.

L F Menezes 29/03/2012

Baseado na curiosidade
Único. Isso que esse livro é. Patrick McCabe escreve de uma forma genial e faz um livro excitante (que pena que só tenha feito esse). A leitura é estimulada pela curiosidade gerada pela primeira frase do livro que é mais ou menos "Todos me procuram pelo que eu fiz com a Senhora Nugem". E uma curiosidade saciada de forma lenta, para aumentar ainda mais o suspense.
O livro conta a história de um menino, um pré adolescente na verdade, que nunca parou de viver de forma infantil. Imaginativo e familiar, só se importa com a sua família e com seu melhor amigo.
O bom do livro está na crítica ("Uma família ruim, tende a gerar filhos ruins") muito bem abordada e na forma que McCabe escreve (nos pensamentos do menino não há pontuação, o que torna a leitura bem insana e ágil, assim como o temperamento do personagem).
Considerado um livro gótico, não deixa de ser belo; é aterrorizante e hilariante; é triste e dotado de uma felicidade grandiosa; é simples e ao mesmo tempo complexo.
E como a própria capa fala: "Deus te livre de ter um menino desses em sua casa".
Deus te livre de não ter esse livro em sua estante.

Rafael 27/10/2012

Um Aprendiz de Carniceiro
Quando Holden Caufield e Raskolnikóv se corporificam numa criança chamada Francie Brady.

O livro possui uma narrativa inicialmente confusa. Frases sem nexo, sem vírgulas, sem pontos, que misturam, sem distinção, a realidade com a imaginação de uma criança. Porém, esse é o retrato magistral de uma mente infantil perturbada, fazendo com que o leitor "compreenda" o motivo do Francie agir de tal forma.

Em certos pontos chega a ser cômico; em outros gera ojeriza e revolta. A narrativa hipnótica e paranoica conduz a um desfecho previsível, de certo modo, mas sem deixar de ser impactante.

Ainda há que se estudar por que personagens psicopatas geram tanta atração nos leitores. Se for o começar esse estudo pelo perfil psicológico de um destes personagens, Francie Brady é um prato cheio.

"Gente muda deve ter buracos escuros no estômago por não ser capaz de chorar alto"

MarAlia63 12/02/2010

Perturbador
Até que ponto a carência de uma criança insana pode leva-la?
Frank é ralmente um mostro, mas é tão cativente que não tem como o leitor não ama-lo.
Juliana 12/12/2011minha estante
que leitura?
em todo o contexto pode perceber um transtorno em todo o enredo da historia...
para ler é necessário muita cautela.

Carla Martins 08/01/2013

Não estava no clima
Vi muitas criticas positivas e o livro é bem avaliado aqui no Skoob, mas eu não gostei. O texto sem pontuação não me deixou à vontade, como os livros de Saramago me deixam, por exemplo. Fiquei confusa em diversas ocasiões, tendo que voltar algumas linhas para entender se aquilo era uma fala, um pensamento ou uma narrativa. Saramago é incrivelmente superior quando se trata de escrever em pontuação.

A história, apesar de criativa, não chamou a minha atenção e nem despertou miknha curiosidade. Talvez o livro simplesmente não seja meu estilo ou eu que não estava no clima para esse tipo de leitura.

Re 17/04/2014

Sobre a obra "Nó na Garganta"
Essa é uma obra forte que impressiona pela agressividade das palavras e pelo trabalho psicológicos que Mccabe faz com a personagem principal,um garoto psicopata que choca com seu comportamento totalmente desequilibrado.

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

A história gira em torno de uma pequena cidade na Irlanda e explora a vida do protagonista, um homem chamado Victor Forde, enquanto ele relembra eventos de sua juventude e confronta segredos e traumas do passado. O livro trata de temas como memória, identidade e relacionamentos complexos. É uma narrativa envolvente que mergulha nas profundezas da psicologia de seus personagens e em seus conflitos internos.