Uma crítica ao Intervencionismo

Uma crítica ao Intervencionismo Ludwig Von Mises

Resenhas - Uma crítica ao Intervencionismo

Cezar Souza 29/12/2021

Mises refuta as ideias da intervenção na economia com maestria. O impressionante é que, embora o livro seja ?antigo?, suas lições são muito valiosas.

Lucas.Miguel 26/08/2018

"Quem pede maior intervenção estatal está, em última análise, pedindo mais coerção e menos liberdade"
Apesar do cenário da obra se passar durante a República de Weimar em 1920, o livro é bastante pontual no que diz respeito ao combate dos programas sociais e econômicos promovidos pelo governo, mostra que os distúrbios causados pela interferência estatal só agravam determinada situação. O livro aborda muito bem a idéia de muitos que ao se verem encurralados em escolher o liberalismo ou o comunismo adentram no "meio termo" onde tentam controlar a economia em um livre mercado ou tentando democratizar o caos do comunismo.

Raquel 23/01/2014

Ótimo
Segundo livro que leio do Mises - o primeiro foi As Seis Lições - e novamente fiquei abismada. Sua análise é extremamente lógica, os ensinamentos do livro escrito em 1940 valem pra hoje, e mostra como democracia e livre mercado estão relacionados.

Na primeira parte do livro, o autor mostra o que é capitalismo, socialismo e intervencionismo. Depois explica em sete capítulos os diferentes tipos de intervenção e como isso afeta a economia. Por fim, encerra com a conclusão.

São muitas as passagens que poderia citar pra mostrar como Mises é genial, mas seria injusto eleger apenas uma. Um livro para todos lerem, sejam economistas, juristas, filósofos ou sociólogos.