O que é Método Paulo Freire

O que é Método Paulo Freire Carlos Rodrigues Brandão

Resenhas - O Que é Método Paulo Freire

anicca 03/03/2022

Na década de 60, um método de alfabetização foi implementado no Brasil por Paulo Freire. Não se tratava de nenhuma novidade, pois que se baseava na configuração de mundo dos alunos, mas mostrou-se prático ao introduzi-los na língua escrita e ao expandir sua criticidade sociopolítica.

Consistia, basicamente, em alfabetizar jovens e adultos a partir de discussões inspiradas pela vivência destes, mediadas pelo educador e fomentadas por cada aluno. Seriam formuladas, então, fichas com grupos de palavras simples e complexas, realizadas entrevistas com moradores locais para coleta de dados, produzidos materiais como receitas ou folhetos e, enfim, as medidas pedagógicas tornariam-se mais complexas e variadas segundo as necessidades do coletivo e de modo a desenvolvê-lo sempre.

O projeto, no entanto, foi surrupiado por mãos governamentais e destituído de seu caráter humanizador sob pretexto de incitar subversão nos trabalhadores. Assim, das cartilhas freireanas originou-se o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização).

Algumas características do método:

> origina-se do cotidiano dos alunos;
> relação horizontal professor-aluno;
> deve incluir dificuldades tais quais /s/, /ss/, /ç/, /lh/, /nh/;
> evoca a tomada de consciência política;
> torna-se progressivamente mais difícil, considerando o avanço dos estudantes;
> palavras ligadas a cargas afetivas (ex.: agricultor se desenvolve com termos familiares, como "lavrar", "cultivo", "bicho");
> muitas não são necessárias, de 16 a 23 já forma um repertório funcional;
> criatividade é a chave na manifestação dos educandos, seja nos registros ilustrados ou nas discussões nas rodas de cultura, seja na proposição de novos caminhos de estudo;
> conta com a criação de fichas de cultura, que são desenhos feitos em cartazes ou projetados em slides, são o ponto de partida;
> participação ativa dos alunos, o que a princípio pode parecer assustador e demandar auxílio docente;
> professor "animador", colaborador, mediador (respondedor em momento oportuno, mas jamais controlador).

Thays RM 10/09/2020

Reflexão
Carlos Brandão nos apresenta de forma bem completa o que foi o método de Paulo Freire e nos faz refletir acerca do que esse método trouxe para os alunos que participaram desse projeto lindo e bem engajado.

Bel 313 22/03/2022

Ensinando também se aprende!
Aprender a aprender é uma das coisas que toda pessoa trabalhando na Educação tem como objetivo propiciar aos estudantes que estão a seus cuidados. Este livro, embora breve mostra como o método desenvolvido por Paulo Freire é um ponto de partida muito bom para trilhar esse caminho, partindo do conhecimento de mundo e interesses dos estudantes e os instrumentalizando antes de tudo tendo em vista sua autonomia e exercício da cidadania de forma plena e consciente.

Jacque Spotto 27/12/2019

Nesse livro Carlos Brandão faz um resumo do famoso Método de Alfabetização de Paulo Freire, o livro foi escrito nos anos 80 e relata o método utilizado nos anos 60 para alfabetizar adultos principalmente trabalhadores do campo e periferias. No início teve boa aceitação e até mesmo ajuda do governo, porém com o Estado Novo as cartilhas que seriam um material de apoio aos educandos foram apreendidos em 63, foi extinguido o método e inserido o famoso MOBRAL onde o Governo poderia ter maior controle. O método de Paulo Freire era baseado em uma forma simples de ensino onde inseria elementos e situações do próprio convívio dos alfabetizados, tendo êxito nesse método em pouco tempo os trabalhadores conseguiam ser inseridos no mundo da leitura quanto na leitura de mundo.

Gabriela_Lima 18/04/2023

Não tem muito o que falar né. Carlos Brandão explica o método utilizado por Paulo Freire para educar adultos. Mais que o detalhamento do método, você entende que realmente Paulo Freire usa o amor como base de tudo.

laly 08/07/2021

Pra quem trabalha com a licenciatura, esse livro é importante, pra entender um pouco mais sobre intenção pedagógica, caminhos, trajetórias, processo, ao invés de produto, desenvolvimento, receita de bolo.

Liv 15/06/2022

ÓTIMO!
Livro bem rápido é direto sobre o método de alfabetização do Paulo Freire.
É lindo ver o posicionamento dele,sua influência disso dentro da pedagogia.
Como tudo isso mudou a forma de entender o aluno e o mundo em que estamos inseridos.

PS: A EDUCAÇÃO NUNCA VAI SER NEUTRA!

Dani 24/04/2023

Livro maravilhoso
O professor Carlos Rodrigues Brandão expõe perfeitamente o processo histórico do método de alfabetizaçao de paulo freire; sua aplicação, eficácia, proibições recebidas e novos caminhos de se fazer Educação.