anicca 03/03/2022
Na década de 60, um método de alfabetização foi implementado no Brasil por Paulo Freire. Não se tratava de nenhuma novidade, pois que se baseava na configuração de mundo dos alunos, mas mostrou-se prático ao introduzi-los na língua escrita e ao expandir sua criticidade sociopolítica.
Consistia, basicamente, em alfabetizar jovens e adultos a partir de discussões inspiradas pela vivência destes, mediadas pelo educador e fomentadas por cada aluno. Seriam formuladas, então, fichas com grupos de palavras simples e complexas, realizadas entrevistas com moradores locais para coleta de dados, produzidos materiais como receitas ou folhetos e, enfim, as medidas pedagógicas tornariam-se mais complexas e variadas segundo as necessidades do coletivo e de modo a desenvolvê-lo sempre.
O projeto, no entanto, foi surrupiado por mãos governamentais e destituído de seu caráter humanizador sob pretexto de incitar subversão nos trabalhadores. Assim, das cartilhas freireanas originou-se o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização).
Algumas características do método:
> origina-se do cotidiano dos alunos;
> relação horizontal professor-aluno;
> deve incluir dificuldades tais quais /s/, /ss/, /ç/, /lh/, /nh/;
> evoca a tomada de consciência política;
> torna-se progressivamente mais difícil, considerando o avanço dos estudantes;
> palavras ligadas a cargas afetivas (ex.: agricultor se desenvolve com termos familiares, como "lavrar", "cultivo", "bicho");
> muitas não são necessárias, de 16 a 23 já forma um repertório funcional;
> criatividade é a chave na manifestação dos educandos, seja nos registros ilustrados ou nas discussões nas rodas de cultura, seja na proposição de novos caminhos de estudo;
> conta com a criação de fichas de cultura, que são desenhos feitos em cartazes ou projetados em slides, são o ponto de partida;
> participação ativa dos alunos, o que a princípio pode parecer assustador e demandar auxílio docente;
> professor "animador", colaborador, mediador (respondedor em momento oportuno, mas jamais controlador).