Alanna, the First Adventure

Alanna, the First Adventure Tamora Pierce

Resenhas - Alanna, the First Adventure

@refugionasestrelas 14/12/2020

A Canção de Alanna
A Canção de Alanna foi uma das primeiras fantasias que eu li (antes mesmo de Harry Potter ou Percy Jackson) e está marcada no meu coração pra sempre. Por culpa desse livro, me apaixonei pelo que hoje é meu gênero preferido e peguei ainda mais gosto por ler, pelo que sou muito grata.
O ritmo desse livro é acelerado, não tem aquele início lento típico da alta fantasia. Você vai sendo introduzido no mundo conforme a protagonista segue com sua história, o que deixa a leitura perfeita para quem está ingressando no gênero.
Os personagens foram bem construídos e mesmo Thom, na longínqua escola de magia, tem sua participação. Os personagens secundários não foram tão explorados, mas atende bem ao pedido e conseguimos nos apegar a todos em poucas páginas. O destaque, claro, vai para Alanna. Forte, teimosa e determinada, ela conquista o respeito de todos ao redor e prova que não é um mero preconceito que a impedirá de seguir seus sonhos. Acompanhar sua jornada e evolução foi incrível! Jon também é maravilhoso, com seus olhos misteriosos de safira e muito a ser explorado. Essa relação ainda vai dar muito o que falar, já falei que é a minha favorita no livro? ?
A cultura e magia de Tortall também oferece muito material a ser explorado. Com deuses, demônios, cidades assombradas e o Dom, Tamora Pierce tem um prato cheio para os próximos livros. Acho que por ser curto e destinado a um público mais jovem, a autora não foca muito nesses detalhes. Duas das minhas cenas favoritas envolveram magia, a da Febre e a da Cidade Negra, além de o provável vilão ser um exímio mago. Senti falta de um maior desenvolvimento, mas por esses e outros motivos tenho grandes expectativas e acho que isso mudará nos próximos livros.
Como já disse antes, esse é um livro voltado para um público mais jovem ou iniciantes em fantasia, atendendo muito bem a demanda. Mesmo assim, os aficionados pelo gênero também terão uma boa experiência (além disso, não custa nada dar uma chance kkk). Em geral, a leitura foi muito prazerosa. O sentimento de nostalgia bateu forte e a felicidade de finalmente poder ler os próximos livros é imensa KKKKK??

amanda 19/05/2022

?????
apesar de ser curtinho, o modo que a autora vai construindo o mundo através da vivência da alanna é muito massa, me senti totalmente inserida naquele pequeno contexto do palácio e de tortall;

o ritmo é super rápido? sim
mas não senti que perdi nada
óbvio que poderiam ter milhões de detalhes a mais, teve muito espaço pra isso, mas mesmo assim não consigo tirar estrela

me lembrou muito olhos do dragão do Stephen king por ser esse "conto de fadas" simplório e que quase todos os personagens são legais e puros (tirando os vilões, óbvio);

o que foi engraçado, porque no livro, não tivemos um vilão definido, então acho que vamos descobrir na sequência.
mal posso esperar pra todos saberem o quanto Alanna é poderosa :))

kiu_m 21/04/2022

Um ótimo início pra uma série que venho querendo ler há tempos. Simples e divertido, mas com indícios de complexidade maior pela frente. Os personagens não são perfeitos, o que conta bastante a favor em histórias de capa e espada, que costumam ser muito preto no branco. Leitura gostosa e me prendeu bastante.