Sexo na Lua Ben Mezrich

Resenhas - Sexo na Lua

Wesley Viana 06/12/2020

...
🌜 "Sexo na lua" também é baseado em fatos reais e narra a inusitada história de um cientista da Nasa que, em 2002, roubou pedras lunares para impressionar a namorada.

👤 Thad teve a sorte de se tornar um estagiário da Nasa, levando a conhecer diversos processos internos que jamais sonharia e também a festas e mulheres.

💃🏻🕺🏼 Nesse caminho de festas e curtição Thad acabou se apaixonando e para conquistar sua a dama e por o amor a prova se seduziu com a ideia de roubar pedra lunares.

❓ Mas será que pegar as pedras sérias tão simples? Seria um roubo uma prova de amor digna? Pedras lunares que podem por o amor a prova também podem trazer grandes problemas…

site: www.instagram.com/cenasliterarias/

gleicepcouto 03/04/2012

Que atire a primeira pedra (não lunar, por favor) quem nunca errou
www.murmuriospessoais.com

***

Sexo na Lua é o novo thriller do autor norte americano, Ben Mezrich. O escritor, graduado em Estudos Sociais por Harvard, se especializou no gênero de não-ficção, relatando histórias inusitadas de jovens com QI acima da média, sempre como pano de fundo a busca desenfreada por dinheiro e/ou reconhecimento. Assim foi com Bilionários Por Acaso e Quebrando A Banca – livros que além de alcançarem o posto máximo da lista dos mais vendidos do The New York Times, foram adaptados (com sucesso) para o cinema.

Provavelmente, Sexo na Lua vai seguir o mesmo caminho das outras obras de Mezrich. A história relatada no livro tem todos os itens necessários para se tornar um ótimo filme.

Nesse thriller, Ben nos apresenta Tad Roberts, um nerd tímido, cujo sonho é ser astronauta da Nasa. Claro que a escolha pela carreira não foi fácil, assim como o início de sua vida adulta. A decisão de conhecer literalmente o espaço, somente aconteceu após Roberts passar por um período “perdido” entre as milhares opções de profissões que poderia escolher e de ter sido expulso de casa pelos pais (religiosos fervorosos) por manter relações sexuais com sua namorada (que meses depois viraria sua esposa).

Tad dividia seu tempo entre trabalhar no Museu da Universidade de Utah e estudar loucamente, se preparando para tentar conseguir uma vaga no Programa Cooperativo do Centro Espacial Johnson – programa este que, deste a década de 60, era o responsável por fornecer os melhores talentos para a Nasa.

Quando isso finalmente acontece e Tad se vê em uma nova realidade, com a qual sempre sonhou, algumas questões são levantadas. Questões sobre sua personalidade, seus objetivos e até mesmo caráter e coragem. Entre um exibicionismo quase infantil do aspirante à astronauta e sua genialidade, há o amor por uma menina – pela qual ele se torna capaz de fazer tudo: até mesmo lhe prometer a lua, arquitetando um plano de roubo audacioso de pedras lunares dentro da Nasa, que tem um rigoroso esquema de segurança.

Os livros de Ben Mezrich sempre me impressionam. Ele tem uma capacidade nata de escolher assuntos interessantes, histórias que todo mundo quer conhecer. E não basta ter esse faro jornalístico-literário apurado: tem que saber desenvolver, transformar o fato não-ficção em uma história atraente para pessoas que talvez nunca tiveram contato com aquele assunto. E isso não é fácil, mas Mezrich parece tirar tanto de letra, que chega a ser desconcertante.

O seu trabalho de pesquisa é primoroso. É impressionante imaginar as horas que deve ter gasto para recriar essa história por meio de entrevistas com os envolvidos, leitura de documentos, periódicos da época e tudo que estava relacionado ao evento. A facilidade que ele tem em esmiuçar detalhes que seriam complexos para o leitor leigo, sobre a aparelhagem tecnológica e os procedimentos da Nasa, também merece destaque.

O livro é rico em conhecimento: tanto sobre a Nasa, quanto sobre a condição humana. Vemos um jovem muito inteligente e tímido que cria uma persona extravagante em um ambiente estranho para conseguir “sobreviver”. Isso, claro, traz repercussões em seu modo de pensar e sua vida, que passa a ser guiada por escolhas perigosas, mas acima de tudo, ingênuas.

Ben conduz a história (narrada em primeira pessoa) de tal forma que, mesmo você sabendo que o que Tad está planejando é errado, você torce por ele. A identificação com o personagem/pessoa é palpável. Você consegue ver nele a vontade de fazer o certo por meios errados. E que atire a primeira pedra (não lunar, por favor) quem nunca fez isso.

Sexo na Lua é um daqueles livros que o importante está nas entrelinhas. Ele deve ser visto não somente como a história verídica de um roubo milionário de pedras lunares, mas sim como uma amostra de que os nossos desejos, por mais que estejam repletos de boas intenções, podem ser arriscados. É o famoso: ‘cuidado com o que você deseja.’

Sexo Na Lua (Sex On The Moon)
Autor: Ben Mezrich
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 272
Valor médio: $20 a $30
Avaliação: Bom ao ponto de pensar em pedir também a lua pro meu (futuro) namorado

Robson Souza 04/03/2012

Empolgante como um filme!
Comprei esse livro por impulso, pela capa, achando que era de ficção. Eu estava querendo uma história envolvente, que me fizesse querer devorar as páginas, e consegui.
"Sexo Na Lua" é como o roteiro de um filme: ágil, bem escrito e muito visual. A história real de três estagiários da Nasa que resolvem roubar pedras lunares, por si só já é interessante. Quando bem narrada, se torna irresistível.
Thad Roberts, o personagem principal é uma figura impressionante. Mesmo sendo expulso de casa no final da adolescência pelos pais ultra-religiosos, Thad é um exemplo de determinação. Precocemente casado, fez de tudo o que podia, esforçou-se ao máximo para se destacar e conseguir uma vaga na Nasa, para quem sabe um dia ser um astronauta. Dentro do Programa de Estágios do Centro Espacial Johnson, em Houston, se reinventou, superando a timidez para se destacar entre os demais e se tornou um líder entre os colegas.
Mas ao conhecer Rebecca, uma jovem estagiária, Thad deu vazão a uma ideia maluca de roubar e revender pedras lunares que a Nasa classificava como lixo, imprestáveis para pesquisa. Mesmo assim, essas rochas tem valor inestimável, já que é crime compra-las, vende-las e até mesmo possui-las. Mas Thad queria dar a Rebecca um pedaço da Lua...
O filme baseado no livro já está sendo produzido e deve render um bom thriller. Enquanto ele não fica pronto, vale se aventurar neste empolgante romance.

Mais em robsonbatt.blogspot.com

Nica 28/03/2012

Houston, temos uma decolagem ...

Mais um livro de Ben Mezrich. Para quem não se lembra desse escritor, seu livro anterior foi o Best Seller Bilionário por acaso. Agora, Sexo na Lua, promete o mesmo sucesso já que o escritor sabe seguir com o mesmo ritmo empolgante em todas as páginas, não deixando que a gente tome fôlego. Mezrich soube exatamente como nos contar como ocorreu o furto das pedras lunares, do programa Apolo, de dentro de um laboratório da Nasa, lugar que se imagina, seja excessivamente vigiado, protegido.
Nós sabemos que existem pessoas que vêem ao mundo para fazer a diferença, para deixar a sua marca, uns para o bem, outros para o mal. Podemos citar vários exemplos nos dois casos, mas existem uns que cometem atos que apesar de serem criminosos, entusiasmam o mundo inteiro pela coragem e determinação. Um bom exemplo é o americano Thad Roberts, que durante o período em que foi membro do programa de estagiário da Nasa, cometeu um crime que o deixaria marcado pela comunidade científica para toda a existência da humanidade por ter retirado de dentro de um laboratório da Nasa, 100 gramas de pedras lunares do programa espacial Apolo. Segundo Ben Mezrich, seu livro é baseado em minuciosa pesquisa no processo judicial, documentos do FBI, notícias dos jornais e entrevistas com os envolvidos direta e indiretamente nesse crime. Todos os personagens, como também os fatos, são reais, ele apenas transformou o real em romance. E com maestria!
Thad Roberts, após cinco anos de preparação, e sem nenhum recurso financeiro para isso, apenas movido por sua inteligência e por sua determinação, foi selecionado para o concorridíssimo programa de estágios da Nasa. Realização que o impulsionaria a cumprir seu objetivo de ser o primeiro homem a pisar em Marte. Determinado a seguir com seu objetivo, chocou-se ao perceber que suas chances de se tornar um astronauta eram mínimas, já que todos os outros estagiários tinham condições suficientes para manter os custos financeiros necessários ao projeto, e ele não podia competir com nenhum deles. Aproveitando sua inteligência e seu estilo carismático, utilizou de sua sutil, mas incisiva arma de persuasão, para superar sua deficiência. Tornou-se líder entre os colegas estagiários e angariou a admiração e confiança dos cientistas aos quais tinha contato. Era uma máscara, uma fantasia, tornou-se dentro do programa um personagem de si mesmo. Atitude que tomava na vida, sempre que percebia que estava sem controle da situação. Era invejado e imitado em tudo o que fazia. Sua determinação, coragem, integridade, tornavam-no exatamente o tipo de pessoa que os estudantes precisavam e que o projeto procurava.
Porém, seu personagem decolou na mente de Tahd e o enveredou em uma jornada revolucionária. O que impulsionou essa força foi descobrir que dentro dos cofres da Nasa, havia um tesouro, um bem incalculável, que devido a certas circunstância a Nasa os considerava lixo. Thad resolveu que deveria tomar para si esse lixo. Resolvido que deveria romper essa barreira e retirar lá de dentro as pedras lunares, iniciou a armação de seu plano que precisava envolver outras pessoas, pois sozinho seria impossível. Era o roubo do século. O roubo do milênio. O grande roubo das pedras lunares. Mas segundo ele era necessário um catalisador. E ficou algum tempo a espera desse catalisador, até que chegou, personalizado por Rebeca, que veio a se tornar o grande amor de sua vida. Ao concordar que o ajudaria a furtar as pedras, Rebeca recebeu o presente que todo casal apaixonado vislumbra: a Lua. Thad não só prometeu a Lua à Rebeca, como a entregou, ainda mais, fez algo que nunca ninguém fez: sexo na Lua.

Leia o restante no blog Ler é o melhor lazer, entre no link abaixo:

Guilherme 28/02/2012

Resenha - Sexo na Lua 0 Ben Mezrich
Qual foi a criança que nunca sonhou em se tornar um astronauta? Bem, Thad Roberts não foi uma exceção. Apesar de ter tomado o gosto pelo espaço sideral há pouco tempo, desde então o jovem vem alimentando a ilusão de ser o primeiro homem a pisar no solo avermelhado de Marte, e está disposto a fazer de tudo para cumprir seu intuito.
Expulso de casa devido ao fato de ter perdido a virgindade antes do casamento – uma coisa intolerável para a sua família cristã – Thad vive em uma cidade com sua esposa Sonya, trabalhando no museu de uma universidade. Seu maior objetivo é conseguir um emprego que pudesse dar-lhe o impulso para tornar-se astronauta, e considerando todos os cursos e esforços que ele fizera no decorrer da vida para realizar esse sonho, não foi nem um pouco difícil garantir uma vaga no tão cobiçado programa de estágios da Nasa.
Maravilhado com seu ambiente de trabalho já no seu primeiro dia no Centro Espacial de Houston, Thad vê seu sonho desenrolar-se diante de si, e em meio à festas da piscina, rebeldias que poderiam custar-lhe o emprego, e até mesmo expedições radicais cujo guia trata-se dele mesmo, o jovem acaba descobrindo um tesouro de valor inestimável escondido sob cofres de alta proteção considerados como lixo, e embora soubesse que o que encontrava-se ali era nada mais nada menos do que uma das relíquias mais valiosas do mundo, sua mente começa a formular um plano ambicioso, e tentado pela idéia de ser rico e ter em posse algo como aquilo, acaba seguindo adiante, tendo como cúmplices uma amiga e sua namorada: por quem prometeu dar um pedaço da lua e, diferentemente dos outros homens, estava falando sério.

Continue lendo em >> http://lendoepapeando.blogspot.com/2012/02/resenha-sexo-na-lua-ben-mezrich.html#more

Jacqueline 10/04/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com
Ben Mezrich é autor de 11 livros, entre eles o best-seller Bilionários por acaso, que deu origem ao filme “Rede Social” e Bringing Down the House, que originou o filme “Quebrando a Banca”. “Sexo na Lua” já tem uma adaptação cinematográfica prevista para 2013.

No novo trilher, conhecemos a história real do roubo mais audacioso de todos os tempos. O tímido nerd Thad Roberts, um estudante de 25 anos, sonha em ser o primeiro homem em Marte. Após ser selecionado para fazer parte de um programa de estágio no Centro Espacial Houston - que fornece os melhores alunos para a NASA - Thad logo constrói uma reputação entre os estagiários, que se sentem atraídos pelo seu espírito aventureiro.

Ao conhecer a jovem Rebecca, Thad faz uma promessa que a maioria dos homens de sua idade, já fizeram alguma vez para sua amada: ele promete lhe dar a lua. Assim, tem início o ousado plano de roubar amostras lunares, trazidas pelas missões Apollo.

"- Rebecca, quero dar a Lua para você. Quer dizer, um pedaço da Lua. Como os astronautas que a gente acabou de ver naquele filme, os cowboys que se arriscavam feito doidos só para pôr o pé onde somente duas pessoas tinham passado. Quero dar isso para você. Quero lhe dar a Lua." (pág.166)

Quando chegou à NASA, o tímido rapaz, que foi expulso de casa por seus pais - por manter relações sexuais com sua namorada antes do casamento - dá lugar a um jovem de personalidade expansiva, cujo comportamento empolgante e aventureiro inspira seus colegas estagiários e o leva a alcançar a simpatia de importantes cientistas e astronautas.

Acompanhamos suas incursões pelos prédios do Centro de Treinamento, passando pelo Laboratório de Flutuabilidade Neutra até o Simulador de Ônibus Espacial, onde o Ben introduz informações a respeito de aparelhagens e curiosidades sobre a NASA, sem tornar a leitura enfadonha. É inegável o talento do autor em transformar uma história de não-ficção, em uma leitura instigante. Mezrich agrega elementos que dão origem a uma verdadeira fórmula de sucesso, como: a narrativa eletrizante e ágil, que nos faz imaginar o roteiro de um filme hollywoodiano, e o ritmo alucinante.
O livro é um verdadeiro tour pelos corredores da NASA. Com astronautas, romance, histórias sobre a primeira viagem tripulada à Lua e um estagiário com jeitinho à la James Bond, Sexo na Lua é o tipo de leitura que nos deixa sem fôlego. Não costumo ler muitos livros de não-ficção, mas este trilher me fez apreciar o gênero.

Por mais que o ousado crime cometido por Thad, seja um ato reprovável, é impossível não torcer por ele. Através de fragmentos de cartas escritas pelo próprio Thad para sua namorada, temos a visão de um homem romântico, que a princípio levava o crime como um jogo mental, porém, sua paixão desenfreada pela namorada que o leva a cometer o roubo do milênio, nos causa comoção pelas francas intenções: ele queria ser o primeiro homem a fazer sexo na lua (ou quase isso), e ele conseguiu.

Helder 16/10/2012

Fraco
O livro conta a história de um rapaz que gosta de ser diferente em tudo. Entao o que pode ser mais diferente do que ser astronauta?
Nao se sabe muito bem como, mas ele se esforça para aprender materias diferentes como Geologia e consegue ir para na Nasa, onde consegue virar o centro das atenções para seus colegas, realizando "feitos" como invadir um simulador de voo ou se jogar de penhascos enormes.
Uma história um pouco interessante, mas Ben Mezrich tem o péssimo costume de forçar a barra com o leitor tentando nos convencer que seu personagem é uma boa pessoa. Thad, o autor da tal façanha contada no livro me pareceu mais um bobão infantilizado qque acredita em duendes e faz tudo para se mostrar para os outros.
Objetivo de vida: Aparecer!
Se tivesse quinze anos, ok? Mas com 30?
Ai se não nos envolvemos com o personagem principal, fica dificil curtir o livro.
Mais um caso da editora Intrinseca onde a capa diz mais do que o proprio livro.

tinancv 06/07/2014

Sexo na Lua
Este é o título de livro que na minha opinião é para vender livro, mas afinal de contas este não é o objetivo dos escritores? Pois bem, conseguiu, pelo menos comigo.
Em Sexo na Lua, Ben Mezrich conta a historia de Thad Roberts, um jovem promissor à ingressar no programa de estagio na NASA, mas que no meio de suas genialidade acaba por ter pensamento e ações que o leva a roubar amostras lunares e tentar vende-las para um colecionador belga.
Logico que o plano não deu certo que Thad acaba cumprindo pena de mais de 7 anos na cadeia.
Eu sei que pela capa, e dizeres da contra capa como “Tudo que Thad Roberts realmente queria era cumprir uma promessa feita a uma garota. Uma promessa simples. Ele prometeu lhe dar a lua. E ele cumpriu.” Tenta de certa forma amenizar os danos que ele causou a ciência e a historia, ou mesmo formar uma consciência de que ele agiu por amor, e não por ganancia. Mas não é isso que percebo ao ler este livro. Thad não era o tipo de homem que seria facilmente iludido por uma labareda de paixão apenas, pode ter sido seu catalisador, mas ele planejava roubar amostras lunares antes mesmo de uma mulher aparecer na sua vida.
Mas não estou aqui para julgar o personagem e sim falar do livro, então é isso que falarei.

Sexo na Lua é dividido em capítulos mas com alguns textos no qual Thad escreveu durante a prisão. Gosto dos poemas dedicados a Rebecca (a garota no qual ele promete a lua), são bem profundos, bonitos e neles eu percebo este homem que se arrependeu e que deseja uma atenção desta mulher.
A leitura é fluida com capítulos não muito extensos e com descrições de como é o dia a dia na NASA que são muito inspiradores.

site: http://naiaravieira.wordpress.com/2014/07/06/sexo-na-lua/

Tais Morena 22/04/2016

Um pedaço da Lua
Thad é selecionado para o programa de estágios da Nasa, ele sonha em ser o primeiro homem em Marte. Mas ele tem uma paixão por uma mulher que o tira de órbita.

E assim ele promete dar a Lua de presente para a amada, e decide cumprir a promessa ao pé da letra.
Thad então vai para a prática com um audacioso plano para roubar amostras lunares trazidas pelas missões Apollo e mantidas em um laboratório.

Danilo Vicente 22/05/2016

O + incrível é ser real
O mais incrível é Sexo na Lua ser baseado em uma história real: o roubo de pedaços da Lua. Boa leitura, por vezes romanceada demais, especialmente se tratando de um ladrão, um tanto "perdoado".

resenhaounao.eisaquestao 09/07/2019

Essa é uma daquelas histórias surreais quando a gente pensa que é baseada em fatos reais. Eu amaria vê-la no cinema (inclusive procurei saber se já tinham adaptado, mas não).
Os personagens são empolgantes demais e as descobertas de Thad como novo estagiário da NASA são bem divertidas de acompanhar. Isso é um ponto que eu gostei demais. Podemos conhecer um pouco mais dessa agência vendo de dentro como as coisas funcionam, conhecendo mais sobre as missões espaciais e tudo mais.
Inclusive é muito dinâmica a forma como o protagonista passa de um adolescente expulso de casa pelos pais ultra religiosos (ô capitulozinho que me fez chorar), para um cara casado e super tímido e depois para o estagiário mais descolado e enturmado da NASA, com o sonho de ser o primeiro homem a pisar em marte e se tornando guia de excursões para os calouros durante suas visitas.
Eu amei os primeiros capítulos, mas chegou um momento em que a história ficou um pouco arrastada e cansativa, me fazendo demorar bastante para terminar de ler. No momento em que Thad começa a trocar e-mails com Axel Emmerman eu deixei a leitura de lado. É tudo extrema e irritantemente detalhado. Tanto que parece que não acaba e nem cheda a lugar nenhum.
Outro ponto para apontar é o título e a sinopse, ambos beeeeem chamativos. Eles dão essa ideia de que Thad tinha objetivo de agradar seu novo amor, a também estagiária Rebecca, mas na realidade tudo começou com um jogo mental que não tinha a mínima intenção de ser colocado em prática.
Eu queria ter visto um pouco mais de desenvolvimento do fim do casamento de Thad e Sonya, mas eu amei o fato do autor ter se preocupado em nos mostrar o que aconteceu depois dos fatos, como o tempo do protagonista na cadeia.
Outros personagens importantíssimos são Sandra e Gordon, mas não vou dar spolier, não é?
Meu veredito é que a história é deliciosa, mas poderia ter sido escrita de outra maneira para que fosse mais ativa e menos cansativa. Pretendo ainda ler mais livros do autor para tirar uma conclusão mais ampla sobre o mesmo.

Carlos.Magnun 02/10/2022

Sexo na Lua
Não foi uma narrativa que me pegou muito. Inclusive demorei para concluir a leitura por conta disso.