Poesia de Florbela Espanca

Poesia de Florbela Espanca Florbela Espanca

Resenhas - Poesia de Florbela Espanca

FlorbelaAli 16/02/2024

Florbela, Poeta da saudade e do sofrer
?Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo para me ver,
E que nunca na vida me encontrou!?

- Eu... (pag 127)

Ler Florbela é ser envolvido num grande abraço sentimental, onde um braço é a melancolia severa, o outro são ?lágrimas ocultas? em versos, e o calor desse abraço é o amor sofrido da poeta.
Não há como negar que em todas as suas poesias há uma carga emocional fortíssima, gosto muito da poesia de Florbela e em como ela consegue expressar com tanta intensidade o seu sofrer, a sua saudade e seu inegável destino da morte. São poesias pesadas, tristes mas com uma beleza muito sútil que traz um equilíbrio tão único e visceral.
Sempre li muito do Volume 2 dessa edição, e lá para mim, estão os melhores trabalhos dela. Aqui no Volume 1, admito que os dois primeiros livros ? Trocando Olhares e O Livro D'ele ? são muito repetitivos e até quase ingênuos (muito Luar e muito Roxinol), mas em compensação, o terceiro, Livro Das Mágoas, é grandioso, me fez chorar e me ver em muitos versos.
Gosto muito da Espanca, foi uma poeta muito importante na minha vida e na minha construção como leitor amante da literatura, ela sempre terá um espaço muito especial no meu coração, que é igualmente coberto de sofrer e apaixonado pela beleza poética da vã melancolia.

* Não recomendo e recomendo ler Florbela Espanca com o coração despedaçado, a tendência é sofrer e Sentir muito.

Maria 23/01/2024

CASTELÃ DA TRISTEZA
?Ativa e couraçada de desdém,
Vivo sozinha em meu castelo: a Dor!
Passa por ele a luz de todo o amor?
E nunca em meu castelo entrou alguém!

Castelã da Tristeza, vês?? A quem?!?.
? E o meu olhar é interrogador ?
Perscruto, ao longe, as sombras do sol-pôr?
Chora o silêncio? nada? ninguém vem??

caroles 20/12/2023

Sou uma mulher mais sappho (o que há ne) e emily dickinson mas de fato entendo o porque a maria carolina tanto ama florbela espanca

anasprenger 22/09/2023

Livros de poesias são sempre perfeitos
Vou direto ao ponto e vou falar, o meu favorito dentro dos três dessa edição foi o "Livro de mágoas". Os texto, as passagens, ae mensagens... tudo paraceu ter tanto sentido e emoção.
Trago aqui os meus textos favoritos:
Verdades cruéis;
Oração de joelhos;
Os olhos d?ele;
Impossível;
A doida;
Súplica;
O espectro.
Esses foram os que eu me lembrei, ja que ja não marquei com post-it.

mandy 24/08/2023

Poemas de sofrimento, melancolia e comparação
"sonho que sou a poetisa eleita,
aquela que diz tudo e tudo sabe,
que tem a inspiração pura e perfeita,
que reúne num verso a imensidade!"
- Vaidade

"Eu sou a que no mundo anda perdida,
eu sou a que na vida não tem norte,
sou a irmã do sonho, e desta sorte"
- Eu...

MaSantana 04/08/2023

Um livro muito gostoso de ler. Até mesmo entre si o textos são fluidos então da vontade de ler um seguido do outro. É o tipo de livro que você lê com um marca texto na mão.

Maria7340 01/07/2023

Florbela Espanca
Q livro maravilhoso, poemas q tocam no fundo da alma um mais lindo q o outro. Simplesmente incrível

Elisama27 01/05/2023

....
.... .... .... ....

Fran.Wichoski 26/04/2023

Florbela
3/5 uma delícia de ler apesar de ser antigo e não há aquela necessidade de análise profunda, apenas desabafos mas quando você entende o ritmo vcoe vai que vai. não sei se teria coragem de ler novamente por questão de poupar tempo para ler novos livros mas para quem nunca leu e gosta, vale super a pena

Gabriel 01/04/2023

Eu tô simplismente apaixonado. Nunca achei que poderia ficar tão obcecado com poesia igual fiquei com a dela. Quero ler muito mais

Clara 12/03/2023

Muito bom! nunca tinha lido poesia mas tinha curiosidade e acabei gostando muito. acho q meus poemas preferidos foram os do o livro d?ele mas todos são ótimos

juliasena 24/02/2023

Gostei mto b
Teve mtas coisas que ej gostei mas acho que poesia nao eh meu gênero favorito acho meio cansativo não gosto de usar o cérebro mas nao deixa de ser bom os sonetos dela

Nicole 31/01/2023

um livro curto, de leitura rápida, mas muito intensa, cada página um poema. Florbela escreve tudo oq sente, e nós leitores nos identificamos quase sempre. essa poeta é genial, uma das melhores poetas já existentes.

vitoria.luisa 27/01/2023

Se eu pudesse definir a poesia de Florbela Espanca em uma palavra seria "saudade".
Como ela mesma diz "poeta da saudade e do sofrer".
Dos 3 livros da coletânea eu amei o último, Livro de Mágoas. Os demais são românticos demais PARA MIM.