Extras Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Extras

LS0 15/01/2024

Bom...
Então, eu não esperava muito desse livro, mas até que foi legal a leitura.

Algumas coisas poderiam ter sido explicadas de um jeito melhor e o final também. Tudo se resolveu muito rápido.

Não gostei tanto dessa série como achei que ia gostar, mas esse aqui conseguiu finalizar a série. Poderia ter sido melhor? Sim, mil vezes.

veroaragao 14/01/2024

Extras é um título condizente
Li os três primeiros livros da série anos atrás e deixei este para depois. Quando finalmente o tirei da estante, deparei-me com uma obra destoante das outras. Há mais descrições, mais contexto da sociedade pós-libertação em que a protagonista vive e também há mais nuance sobre os personagens. Suas qualidades, defeitos e ambições nessa sociedade em constante revolução.

Porém, ao mesmo tempo falta o gás e a ação características dos três primeiros livros da saga. Com esta obra tive que esperar quase 200 páginas para começar a parte de ação interessante e isso me desanimou bastante nos primeiros dias de leitura.

No entanto, isso não torna Extras uma obra ruim. O livro me surpreendeu por trazer uma visão diferente do ponto de vista de Tally Youngblood: Aya Fuse, uma feia obcecada pela fama nas "redes sociais" de sua sociedade. Alguém que lembra muito pessoas que todos nós conhecemos e reflete a realidade da nossa sociedade e a glorificação de um influenciadores/divulgadores.

Aya é tão diferente de Tally que isso traz um sopro de ar fresco para a obra. Inclusive tê-la como protagonista nos faz enxergar certos defeitos de Tally que ignoramos nos outros livros. Como eu falei: é uma obra de muitas nuances.

O final é bem interessante, foi uma obra divertida de ler e a escrita de Scott Westerfeld continua certeira e com grandes qualidades. Indico a leitura, foi uma boa experiência.

eduardo20 11/01/2024

Uma sequel interessante
Depois do fim de especiais, é legal ver como a revolução espalhou pelo mundo e também ver a realidade de outro país. Gostei da dinâmica do livro e de rever a Tally.

Aline 29/12/2023

Extras
"Talvez a humanidade fosse perigosa demais para ficar livre."

Dei duas estrelas porque independente de tudo o livro é bem escrito. Mas, tirando o fato, da enorme semelhança com o mundo atual que sofre com a doença de fazer tudo por likes, a história não me conquistou, muito menos os personagens.
Muita página pra chegar em canto nenhum. Não curti.

Everton101 15/12/2023

?Extras? é uma continuação totalmente desnecessária da série ?Feios?. A trama é rasa, as reviravoltas são previsíveis, os personagens não têm carisma algum e a tentativa de plot é ridícula. O terceiro livro da série já era horrível, e neste houve um esforço incrível para torna-lo ainda pior. A ideia de uma sociedade diatópica baseada em popularidade era ótima e poderia ser muito bem desenvolvida, como visto no episodio ?Nosedive?, da série Black Mirror, mas neste livro foi totalmente desperdiçada.

duartesamanda 10/12/2023

Três anos após a libertação, Aya Fuse vive em uma sociedade se reestruturando, onde tudo que importa é sua reputação e com ela o quão importante você é para o resto da sociedade. Aya sonha em se tornar uma da mil famosas, mas para isso vai precisar se arriscar para conseguir a história perfeita, mal sabe ela que com isso pode acabar descobrindo mais do que esperava.

Para mim, o primeiro ponto desse livro é que ele é dispensável. Não consegui entender até hoje qual era a intenção do autor com essa história que muito me pareceu uma leve reciclagem do primeiro livro da saga. O começo é até interessante e incrivelmente atual apesar de ter sido lançado em 2013, mas o que poderia ser uma crítica contra a sociedade somente se torna pano de fundo pro resto da história.

Aya tem quase a mesma personalidade que Tally no primeiro livro, mas ela consegue ser ainda mais egoísta e chata, sempre pensando somente nela e como as coisas afetariam somente a sua vida. Pela primeira vez gostei de ver a Tally, que em comparação com a Aya se mostrou mais fácil de suportar.

Outro enredo que me incomoda desde o primeiro livro é essa necessidade de uma romance, que sempre surge do nada e vai pra lugar nenhum, não tem trabalho de aprofundamento ou até mesmo base e o autor quer que a gente compre esse relacionamento. Para mim não rola.

Finalmente essa série terminou, tô até mesmo ansiosa para ver como vão transformar esse livro extremamente juvenil e raso em uma série interessante, porque premissa para isso eles tem.

Resenhas_da_isa 24/11/2023

O livro Extras é bem diferente de todos os outros três livros da série, e eu tive a impressão (não fui pesquisar para saber se foi realmente isso que aconteceu ou não, então por favor, se alguém souber, agradeceria se me contasse hehehe) de que o autor encerrou a história com o livro Especiais, e inclusive eu achei que ficou muito bem encerrado com o final dele. Porém, às vezes eles insistem em dar continuidade para uma história que já acabou, e no meu ponto de vista muitas vezes acabam estragando todo o trabalho anterior com isso. Mas enfim, isso é uma opinião minha, baseada nas trilogias que li e que depois foram virando série?

O enredo de Extras acontece no Japão, três anos após acabar a Era da Perfeição. Tally e David voltaram a viver no mato e prometeram que iriam atrás de todas as civilizações que resolvessem agir como os Enferrujados e junto com a expansão de suas cidades começasse a destruir a natureza e acabar com a matéria-prima existente no mundo.

Esse livro é narrado por Aya Fuse, uma feia, considerada Extra. Após Tally acabar com a Era da Perfeição, todas as pessoas podem passar pela cirurgia para se tornar perfeito em qualquer fase da vida, e obviamente, sem as lesões cerebrais. E caso a pessoa prefira, pode também ser ?feia? para sempre. Aya quer muito ser perfeita mas seus pais não acham que seja o momento para operação, então ela segue sendo uma feia. Nesse novo mundo a perfeição foi substituida pela fama, todas as pessoas são conhecidas pela sua reputação, e Aya é considerada uma Extra pois sua reputação é de 451.611, e seu maior objetivo de vida é se tornar famosa suficiente para poder ir à festa dos mil primeiros colocados.

Em busca da matéria perfeita (todas as pessoas da cidade tem canais pessoais ligados à interface da cidade, como se fosse o nosso Youtube) para se tornar famosa, e atrás da matéria que a faria famosa, Aya acaba conhecendo o grupo das Ardilosas, um grupo secreto de meninas que todos acham que é apenas um mito, pois ninguém nunca conheceu uma Ardilosa de verdade. Junto com o grupo das meninas ela acaba descobrindo a matéria que iria torná-la a pessoa mais famosa de mundo. Mas tinha apenas um pequeno detalhe: para lançar a matéria em seu canal, Aya teria que trair o grupo, pois para fazer parte dele, acabou mentindo dizendo que não desejava mais ser famosa e deixaria seu canal de lado. O que era uma grande mentira, mas para poder entrar no grupo era preciso, pois o que as Ardilosas mais queriam era o anonimato.

A partir do momento que Aya conhece o grupo, passa por vários momentos legais e chega a se sentir culpada por trair suas novas amigas, mas ser famosa era muito mais importante, além de que a matéria precisava mesmo ser divulgada pois o assunto abordado colocava em risco todo o planeta.

Após divulgar a matéria, Aya recebe um ping de ninguém menos do que Tally Yongblood, e depois ela e seus amigos, junto com os Cortadores, passam por várias outras aventuras para tentar salvar o mundo e com isso ela descobre um novo sentido para a palavra Extras.

Confesso que entre os quatro livros achei esse é mais legal, mesmo com a personagem principal sendo bastante obcecada pela fama. Gostei bastante dos esforços de Tally para que a humanidade comece a ficar mais consciente em relação a extração de matérias-primas da natureza, pois infelizmente é o que mais vemos na nossa atual sociedade, consumo exagerado sem pensar nas consequências futuras de nossos atos.

Analisando a série como um todo posso dizer que gostei, apesar de achar que alguns capítulos poderiam ser excluídos dos livros pois acabaram tornando a série um pouco cansativa como falei nas outras resenhas. Mas no geral, achei legal e valeu as aventuras ?

Kamilla 26/10/2023

Somos todos influencers
Resenha de releitura - 26/10/2023

O livro Extras é uma história extra do mesmo universo da trilogia Feios. Após o eventos do terceiro livro, uma sociedade liberta do condicionamento desenvolve uma economia baseada em méritos e fama. Basicamente, a maior parte da sociedade, com poucas exceções, precisa de visualizações, engajamento e curtidas para subir na vida.

A protagonista é uma criadora de conteúdo que está buscando o seu lugar ao sol, e durante essa busca ela irá questionar os seus próprios valores, como ambição e honestidade, e eu honestamente gostei mais dessa primeira parte e gostaria que o livro tivesse seguido a partir daí.

Infelizmente, o autor resolveu amarrar a história com a trilogia original, e nessa parte eu perdi boa parte do interesse na história, eu acho que a história teria mais a ganhar sendo totalmente independente sem se ligar a nenhum evento ou personagem dos três primeiros livros, já que até a localização geográfica é bem distante da trilogia original.

Vale a pena a título de curiosidade, para verificar o mundo pós Especiais, mas não é indispensável, apesar da boa crítica social na primeira parte da história, que é bem mais relevante nos dias atuais.

nagach1ka 01/10/2023

Bem Extra
Não esperava quase nada desse livro, depois que descobri que era uma história "independente", mas me surpreendeu. A história em si é bem viajada mas foi uma leitura divertida e gostei bastante do todo. Gostei bem mais do que Especiais, se fosse contar como uma continuação, eu diria que fechou bem a história, melhor que só com Especiais. Um bom livro.

Stefania Matinha 13/07/2023

Em um futuro distante que é muito parecido com nosso presente, com exceção da tecnologia incrivelmente avançada, a história mostra bem o desfecho da raça humana. Apesar de anos e anos de evolução, raças extintas e novas criadas, e todo o tipo de experimentos, parece que temos a tendência à autodestruição, e como cupins, vamos destruindo tudo por onde passamos. Consciente ou inconscientemente. Mas há sempre aqueles que tentam lutar, proteger a natureza e fazer com que as coisas dêem certo pra todos.

Bella 22/01/2023

É uma história a parte, que muda completamente o que acontece já trilogia principal, porém achei super interessante ter lido, os acontecimentos são bem interessantes.

Elaine 18/12/2022

Foi um bom final para a história mas fica aquela sensação de que não precisava de mais um livro ...
Uma coisa não podemos deixar de falar: a semelhança do mundo dos extras com a nossa vida de redes sociais. Super atual mesmo o livro sendo de 2013 quando as redes não ditavam tanto a "fama" de algumas pessoas.

Brenda.Pita 18/11/2022

Extras
Spin-off da trilogia de Feios e chocando absolutamente zero pessoas, é tão ruim quanto os 3 primeiros livros. Por algum motivo que eu não consegui compreender, o autor transformou Tally em uma espécie de heroína mundial, sendo que Tally não fez quase nada pela "libertação", tudo o que ela fez foi por interesse próprio e em alguns momentos acabou contribuindo pra mudança no sistema, o crédito central é de muitas outras pessoas, só que ele deu a responsabilidade toda a ela. Sobre a protagonista, ela é uma Tally 2.0 só que menos irritante, mas a personalidade egoísta, egocêntrica e irresponsável é igualzinha. Os outros personagens não fedem nem cheiram, nem geram empatia no leitor. O plot é fraco e porcamente desenvolvido, a única coisa minimamente interessante que tinha nesse livro eram as Ardilosas e o autor simplesmente DESPERDIÇOU a aparição delas.

Luyana.Anselmo 04/10/2022

Por mim o livro acabava no 3, não tinha necessidade desse livro. Os 3 primeiros me proporcionaram grandes emoções, agora esse quarto, fiquei depressiva kkkkkk