Extras

Carol- Books and Tea 02/11/2012

Sátira das Futilidades do Mundo
Extras - Scott Westerfeld
416 páginas - Galera Record

Everybody sabe que, Feios seria uma trilogia, como todos os livros da face da Terra,deram para ser de um tempo para cá, mas acabou sendo prolongada para mais um volume, certo? Nos perguntamos se Scott, iria deixar a fama subir á cabeça e se perder nesse livro, mas isso não aconteceu, pelo contrário! O livro é uma paródia á tudo isso.

So, o livro tem como base a fama e a popularidade, mas não de uma forma fútil, ou melhor, transmite o quão fútil isso é.

Fama, popularidade,reconhecimento, desde sempre as pessoas tem a "necessidade" de se destacar naquilo que faz, tentando sempre o seu melhor, ou não. Porém, muitas das vezes isso foge do controle e acaba indo ao inútil e fútil. Quando todos fazem de tudo para conseguir isso, e mentir sempre está no topo, de quem a busca. Nessa base, que Scott produziu Extras, e por ela que darei início á resenha.

A Era da Perfeição, foi deixada para trás, Tally e os cortadores, trouxeram a libertação, não existe mais avoados, pelo menos, não sem consentimento. Porém, com a liberdade, as coisas estão indo longe demais. As cidades estão ficando extremamente cheias, com isso, estão avançando seus limites para a floresta e acabando com mundo. Como a destruição que está ocorrendo no nosso mundo, o que nos faz refletir de certa forma.
O livro se passa em uma cidade asiática--Também não entendi muito de início isso- 3 anos após a guerra de Diego, que agora é contada nos canais de história. Isso, canais.
A cidade é baseada, no quão popular você é, o que, com quanto menos dígitos você tiver, melhor será sua posição na sociedade. Já que a popularidade é a base econômica agora.

Funciona assim, cada pessoa, tem seu próprio canal, em uma espécie de YouTube, e nele postam matérias, quando mais falado seu nome é, por conta de suas matérias, mais popular você fica.
Em Extras, somos apresentados a Aya Fuse,15 anos, uma feia que ocupa a posição de 451.611º, de popularidade na tabela. Aya, ao meu ver, me irritou muito, a classifiquei como egoísta e fútil, já que tudo para ela, se resumia em ter que gravar para ser famosa, levando Moggle sua câmera flutuante, para tudo que era lugar. Porém, tudo e todos eram assim. E ela acabou mudando, Glória! Em uma festa da qual entra de penetra, acaba conhecendo Frizz Mizuno, um perfeito, no estilo olhos de mangá, que participa e é criador do grupo, Honestidade Radical, na qual passam por uma cirurgia para não conseguir mentir, NUNCA! O que é ótimo, Frizz, foi sim na minha opinião, o melhor personagem do livro. Brotando ai o casal.

But, Frizz, não foi o motivo da presença de Aya, e sim, as Ardilosas, garotas desconhecidas que surfavam com pranchas a em cima de trens magnéticos, á mais de 300km/h.

Aya acaba entrando em uma aventura, jamais imaginada, que acaba levando-a a situações extremas, quando acaba tendo de decidir em manter sua palavra ou "salvar" o mundo. Como nos outros volumes, Scott nos envolve em sua narrativa, empolgante e com tudo, aventura,romance, mentiras... Ah, e claro, com o reaparecimento de personagens dos livros anteriores, que se entraram e se juntaram aos personagens e ao enredo, de maneira exemplar, sem roubarem a cena dos principais nesse volumem porém aparecendo de forma crucial. Mas vocês vão ter que ler, para saber ok?
Algumas coisas deixadas por Especias, o anterior, ficam mais clara, o que foi ótimo. Os personagens secundários, foram muito bem construídos, não se distanciando do foco principal em nenhum momento. Hiro, o irmão mais velho e super popular de Aya, por exemplo, com seu jeito egocêntrico, me fez rir com sua ironia e ego insuportável, as Ardilosas me envolveram bastante também.

Extras, é um livro ao meu ver, independente, que foi muito bem feito, não sendo apenas mais um da série. E realmente um extra, que para quem leu a série, é indispensável, e quem não leu, vai ler não é?

Boa leitura :)
Ada 15/09/2013minha estante
Adorei a sacada dele de o livro baseado em algo atual. Um ciclo se repetindo, e inúmeras vezes imaginei que seria realmente TUDO reprisado, mas o final foi satisfatório.

Nathalie 18/02/2014minha estante
eu adorei a trilogia antes de Extras, e até demorei um pouco pra ler porque já estava satisfeita com os três primeiros livros, mas me surpreendi ao ler Extras, chego até a pensar que foi o melhor da serie.

Fernanda 12/12/2012

Confira a resenha completa aqui:

Extras foi um livro que me surpreendeu totalmente, pois não esperava que a história fluísse de uma maneira tão carismática e envolvente. Com uma narrativa super elaborada, a história consegue nos transmitir novos conceitos, opiniões e um desfecho digno de uma série surpreendente. Nesse novo volume nos deparamos com novos personagens e um novo foco na trama, sendo que agora a personagem central se chama Aya Fuse. O que eu acho mais impressionante é o modo com o autor consegue nos transportar para um futuro muito diferente e repleto de controvérsias.
Novamente me senti com aquela sensação de que nunca conseguirei descrever o livro tão bem quanto gostaria, pois acho que minha simples opinião não chegaria nem na metade do que o livro vem a representar.

“Ela se lembrou do ano anterior na escola para feios, quando aprendeu sobre as origens da libertação: a Fumaça, os Especiais, a terrível Guerra de Diego. Um tema era comum a todas aquelas lições: assim que Tally-sama chegava, os vilões não tinham a menor chance.”

Agora o mais importante é ser popular, e Tally Youngblood se tornou uma pessoa muito famosa, quase um mito diante de uma sociedade cheia de conceitos e regras. Aya tem 16 anos e quer muito ser uma celebridade. Na verdade acredito que entre Tally e Aya podemos encontrar muitas afinidades, sendo que ambas lutaram pelo que queriam. Enquanto uma queria ser a todo custo perfeita, a outra queria conquistar a fama, independente do que visse a acontecer. Assim como podemos encontrar outras semelhanças entre ambas: são determinadas, teimosas, objetivas e até um tanto quanto inconsequentes e egoistas.

Confira a resenha completa aqui:

Victoria 01/05/2021

Depois do vexame que foi "Especiais" Scott Westerfeld voltou com tudo nessa nova distopia.
Se passando no mesmo universo da série Feios, somos apresentados a uma sociedade que está tentando a adaptar as mudanças pós-libertação, com um novo tipo de economia baseada na popularidade.
Essa premissa se encaixa muito bem no mundo atual, onde principalmente durante a quarentena a popularidade em redes sociais é tida como muito importante.
Os personagens são carismáticos, porém o desenvolvimento deles é raso, não trazendo aquela simpatia.
História bem desenvolvida, com um plotwist bacana.
01/05/2021minha estante
Eu comprei a saga, mas 0 coragem de começar pela sua nota deve ser muito boa

estanted4ari 11/11/2021

EXTRAS (COLEÇÃO FEIOS 4)
Minha última coleção do ano finalizada (emojis tristes).

No último livro da série Feios conta a história de Aya, que quer se tornar popular na internet de qualquer jeito para se encaixar como seu irmão Hiro e de um jeito "assustador" flagra um grupo de meninas surfando em trens em movimento chamado As Ardilosas.

O Scott usou muito bem os títulos para escrever histórias de um mundo utópico com cirurgias malucas e popularidade com um toque de humor, sinceridade e realidade.

Patymony 02/03/2022

Borbulhante!! Quem ler, vai entender! ?
A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura em que a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo no qual Aya Fuse - não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra - tenta sobreviver, existe algo muito mais importante e poderoso do que a beleza: a fama.

Muito boa história, e, a notícia boa é que já começou a adaptação da Série Feios para a televisão, que será transmitida pela Netflix; por enquanto, sem data de estréia. Não vejo a hora de assistir! ?

Resenhas_da_isa 24/11/2023

O livro Extras é bem diferente de todos os outros três livros da série, e eu tive a impressão (não fui pesquisar para saber se foi realmente isso que aconteceu ou não, então por favor, se alguém souber, agradeceria se me contasse hehehe) de que o autor encerrou a história com o livro Especiais, e inclusive eu achei que ficou muito bem encerrado com o final dele. Porém, às vezes eles insistem em dar continuidade para uma história que já acabou, e no meu ponto de vista muitas vezes acabam estragando todo o trabalho anterior com isso. Mas enfim, isso é uma opinião minha, baseada nas trilogias que li e que depois foram virando série?

O enredo de Extras acontece no Japão, três anos após acabar a Era da Perfeição. Tally e David voltaram a viver no mato e prometeram que iriam atrás de todas as civilizações que resolvessem agir como os Enferrujados e junto com a expansão de suas cidades começasse a destruir a natureza e acabar com a matéria-prima existente no mundo.

Esse livro é narrado por Aya Fuse, uma feia, considerada Extra. Após Tally acabar com a Era da Perfeição, todas as pessoas podem passar pela cirurgia para se tornar perfeito em qualquer fase da vida, e obviamente, sem as lesões cerebrais. E caso a pessoa prefira, pode também ser ?feia? para sempre. Aya quer muito ser perfeita mas seus pais não acham que seja o momento para operação, então ela segue sendo uma feia. Nesse novo mundo a perfeição foi substituida pela fama, todas as pessoas são conhecidas pela sua reputação, e Aya é considerada uma Extra pois sua reputação é de 451.611, e seu maior objetivo de vida é se tornar famosa suficiente para poder ir à festa dos mil primeiros colocados.

Em busca da matéria perfeita (todas as pessoas da cidade tem canais pessoais ligados à interface da cidade, como se fosse o nosso Youtube) para se tornar famosa, e atrás da matéria que a faria famosa, Aya acaba conhecendo o grupo das Ardilosas, um grupo secreto de meninas que todos acham que é apenas um mito, pois ninguém nunca conheceu uma Ardilosa de verdade. Junto com o grupo das meninas ela acaba descobrindo a matéria que iria torná-la a pessoa mais famosa de mundo. Mas tinha apenas um pequeno detalhe: para lançar a matéria em seu canal, Aya teria que trair o grupo, pois para fazer parte dele, acabou mentindo dizendo que não desejava mais ser famosa e deixaria seu canal de lado. O que era uma grande mentira, mas para poder entrar no grupo era preciso, pois o que as Ardilosas mais queriam era o anonimato.

A partir do momento que Aya conhece o grupo, passa por vários momentos legais e chega a se sentir culpada por trair suas novas amigas, mas ser famosa era muito mais importante, além de que a matéria precisava mesmo ser divulgada pois o assunto abordado colocava em risco todo o planeta.

Após divulgar a matéria, Aya recebe um ping de ninguém menos do que Tally Yongblood, e depois ela e seus amigos, junto com os Cortadores, passam por várias outras aventuras para tentar salvar o mundo e com isso ela descobre um novo sentido para a palavra Extras.

Confesso que entre os quatro livros achei esse é mais legal, mesmo com a personagem principal sendo bastante obcecada pela fama. Gostei bastante dos esforços de Tally para que a humanidade comece a ficar mais consciente em relação a extração de matérias-primas da natureza, pois infelizmente é o que mais vemos na nossa atual sociedade, consumo exagerado sem pensar nas consequências futuras de nossos atos.

Analisando a série como um todo posso dizer que gostei, apesar de achar que alguns capítulos poderiam ser excluídos dos livros pois acabaram tornando a série um pouco cansativa como falei nas outras resenhas. Mas no geral, achei legal e valeu as aventuras ?

Bya 09/09/2020

Esse último tbm é bom, mas sinceramente, acho o mais fraco, é um contexto diferente, mas assim, não deixei de gostar, esse livro é mto bom tbm, mas acho q dentre os outros é o menos impactante, mas é mto emocionante tbm.

Dani Fuller 21/03/2012

"Às vezes a sabedoria da multidão era apenas uma barulheira."

Caso não conheça ainda a série, leia minha opinião sobre os livros anteriores Feios, Perfeitos e Especiais. E não demore muito a começar a leitura... você realmente não sabe o que está perdendo. E aos que não curtirem.. sinto em dizer mas vocês devem ter passado por alguma operação bem radical que afetou intensamente o cérebro de vocês... cuidem disso!

"Para todos aqueles que me escreveram para revelar a definição secreta da palavra 'trilogia'."

Como não amar um autor que escreve isso? Eu só posso responder com um obrigada Scott por existir.

Todos sabem do meu amor quase doentio pela série Feios... se depois de tanto eu escrever, falar e divulgar e você continuar sem perceber é porque realmente só pode ser uma espécie de avoado kkkk.

"A liberdade costuma destruir as coisas (...)"

Sinto uma certa pressão para comentar sobre Extras (e para piorar a falta de inspiração). Apesar de ansiosa pelo livro, quando soube que não era uma continuação eu fiquei muito chateada. Talvez isso tenha refletido no começo da leitura. Imagina só eu estava achando chato! Quer dizer não era bem chato... era algo indescritível... não fazia uma conexão da existência dele.... para que escrever mais um livro?

"Acho que as às vezes a pessoa tem que mentir para descobrir a verdade."

A verdade é apenas essa: você precisa deixar-se levar... eu estava fazendo quase uma sabotagem e não confiando na mente sagaz de Scott Westerfeld. No instante que eu permiti parecia que eu mesmo havia passado pela libertação... O livro realmente não tem nada a ver com os anteriores... nova história e novos personagens, mas nem tanto assim rs. Pois é, você observa os elementos existentes nos anteriores, com as lembranças (Ohhhh Zane & David

Danny 18/07/2021

A série de feios continua sendo uma trilogia, esse livro é apenas um extra, após o encerramento do terceiro, e não interfere no desfecho final.
Nesse livro temos Aya, que mora em outra cidade que não a de Tally. Aya tem 15 anos é feia e uma extra. Após a libertação, as pessoas não são mais avoadas e a sociedade tentando se recriar, criou um sistema de méritos. Quanto mais boas ações você faz, mais méritos você consegue. Além disso, cada pessoa tem um canal, onde elas postam tudo que querem e podem se tornar famosas, e tem um rank de popularidade, quem não é famoso, um completo desconhecido é chamado de extra. Aya quer ser famosa, então ela decide encontrar um grupo de garotas chamado ardilosas e filmá-las em segredos e postar no seu canal e se tornar famosa. As ardilosas é um grupo secreto de garotas que gostam de surfar em trens de alta velocidade, então entra pro grupo e segue nessa aventura radical com elas e acaba descobrindo um furo de notícias, alguém está planejando destruir a cidade. Ela então posta a notícia e fica muito famosa, mas o que ela não esperava era que a pessoa mais famosa do mundo Tally iria procurá-la. E agora aya precisa ajudá-la tally a salvar o mundo e publicar a matéria.

Esse livro foi mais interessante que o terceiro, teve bem mais ação e eu fiquei super ansiosa para descobrir a verdade. Aya é uma personagem mais agradável que Tally, a leitura do livro é super fácil e fluida.

A premissa do livro é maravilhosa, principalmente se você comparar com a realidade atual das redes sociais, todo mundo postando, querendo views e likes e ser popular. Uma sociedade doente, superficial e alheia aos problemas reais da vida.
Não é uma das melhores distopias, mas as críticas que os livros trazem são maravilhosas e nos fazem pensar bastante.

Vanessa 14/09/2013minha estante
Cara, adorei a tua resenha!
Antes de começar a ler, eu não sabia que Extras se passava no Japão, porque aí eu teria lido o livro muito mais cedo!
Não li a sinopse na hora de comprar o livro (era Feios #4, eu não precisava disso!), porque se não eu teria notado algo nos nomes Aya/Hiro. Aí fui pesquisar mais sobre o livro no Google (apenas ler ele não era uma opção) quando vi que as capas internacionais de Extras tinham modelos orientais nelas. A brasileira não tem, então estava OK a minha ignorância, mas como você ?Amo muito mais a capa original, primeiro porque tenho uma tara por asiáticos, e segundo porque tenho uma tara por asiáticos.?.
Aiai, enfim, parabéns pela resenha!

Danielle 04/02/2014minha estante
hahaha ótima resenha!

Lucas Fagundes 11/11/2021

Ótimo, até que não.
Sinceramente, o livro começou ótimo. Adorei a imersão no novo universo, que se passa 3 anos após o fim do terceiro livro da saga e agora é ambientado numa cidade no Japão. Toda a ambientação é maravilhosa e você fica muito inserido na história.
Entretanto, no decorrer da história, os protagonistas da trilogia original vão voltar e vão mudar muito o rumo das coisas. E, então, o centro da história deixa de ser Aya Fuse para se tornar Tally Youngblood (de novo!) e, assim, fica uma história repetitiva e muito semelhante à Especiais, terceiro e pior livro da saga.
Acho que a história tinha muito a entregar e entregou muito mesmo nos seus 70% iniciais. Depois disso, meh.
Desfecho meh e várias coisas acabaram ficando em aberto, sem aprofundamento ou explicação. Decepcionante.

Larissa.Ohana 07/01/2021

Gostei mais que os especiais
Aya Fuse é uma gatota de 15 anos que vive em uma cultura onde méritos e popularidades são a moeda de troca, ela foi criada para alcançar a popularidade através de divulgações de materias em canais, e vê uma divulgação de grande potencial ao presenciar garotas misteriosas surfando em trens magnéticos.
Eu gostei desse livro ele me deixou curiosa para saber qual o grande segredo
dos cilindros, adorei as perseguições e a entrada triunfal da Tally, mas a partir daí começa a ficar um pouco arrastado e demora para desenrolar a história, mas percebi que me agrado com os finais dos livros do Scott.

S. G. Conzatti 17/12/2019

Sendo uma história "extra" da trilogia anterior, esta nos apresenta novos personagem. Aqui após a revolução vemos uma apologia sobre o ter fama, em uma reflexão muito semelhante ao nosso cotidiano de youtubers. Mas além disso, gostei muito dos personagens do desenvolvimento da história. Gostei mais desse livro do que dos anteriores. A história se encaixa, tem um ritmo rápido com personagens que são fáceis de amar. E a resolução de todo o mistério é surpreendente. Recomendo a leitura, pena ter que ler os outros três antes para entender bem esse.

site: https://www.instagram.com/autorasgconzatti/
Beatriz 11/08/2020minha estante
Tbem é o meu favorito da série?