Delírio

Delírio Lauren Oliver

Resenhas - Delírio

Mari.Vasconcelos 09/11/2021

Amor, o mais mortal das coisas mortais
E há muitos de nós por aí, mas do que você imagina.
Pessoas que se recusam a deixar de acreditar. Pessoas que amam em um mundo sem muros. Pessoas que amam em meio ao ódio, em meio a recusa, com esperança e sem medo"

Um livro muito bonito, com uma escrita poética e cheio de analogias, mas (talvez devido a fatores externos) não conseguiu despertar meu interesse a continuar com os outros da trilogia, o final ficou completamente solto...

Bequinha 07/11/2021

Distopia e romance que combinação meus amigos
O fato de nessa sociedade as pessoas não se amarem e verem isso como uma doença nós faz refletir, pq as vezes o amor pode ser realmente doentio, mas ter medo de senti-lo e se provar das boas experiências por medo das ruins também não é saudável, e é assustador como todo mundo acha tudo isso normal, não sentir nada.
Os curados nem se quer empatia sentem, nada de abraços, muitos menos eu te amo. Inicialmente achei que a cirurgia Os privaria apenas de sentir o amor romântico, mas quando notei que nem entre os familiares rola afeto fiquei em choque.
Um romance fofinho, sobre um ensinando o outro oque é o amor.
Personagens bem sofridos se parar pra pensar.
É uma leitura leve e fácil

skuser02844 02/11/2021

que chatice mds
a premissa é interessante, mas acho que por ser o 1° livro de uma triologia não é muito desenvolvido. a lena é uma personagem que divide opiniões, eu particularmente gosto muito dela, mas em alguns momentos achei ela insuportável. o romance que era pra ser uma das coisas mais bem trabalhadas do livro simplemente não foi, achei bobo. o alex individualmente é perfeito, mas como casal ele e a lena não funcionaram, 0 química.

Mila 18/09/2021

Amor: ele vai matá-lo e salvá-lo, ao mesmo tempo
Criei bastante expectativas sobre esse livro, porém me decepcionei um pouquinho. O livro é fast burn e isso me incomodou, e o livro é um pouco parado.

Apesar dessas coisas foi MT bom ver o crescimento da Lena, ela é uma personagem incrível, por mais que em uma parte do livro ela aparenta ser um pouco indecisa (mas isso é por conta dos ideais que ela foi criada e confrontar isso deve ser difícil), mas na verdade ela é MT corajosa. Quero acompanhar desenvolvimento dela nos outros livros acredito que ela tem potencial muito grande.

Os outros personagens são incríveis a Hana, Alex e Grace, espero que nos outros livros eles tenham um pouco mais de destaque.

O Alex é incrível, nunca vou superar ele. O desenvolvimento do relacionamento dos dois é lindo

O livro me mostrou como o amor é essencial, algo que é preciso que emanar da gente

Vale a pena ler até o final, ele vai te destruir e surpreender, e promete que os próximos livros terão mais ação

Letícia 14/09/2021

o maior
sou extremamente suspeita pra falar desse livro pq eu nunca mais achei uma distopia TÃO boa quanto essa!!! foi uma das minhas primeiras leituras de livro mesmo... por esse detalhe, não lembro de muita coisa que acontece..
só lembro do quanto eu chorei no final desse livro pra ser feita de palhaça no resto da triologia!!! te amo lauren oliver obg por essa obra prima espetacular, literalmente, parece outro mundoooo bao demais!!!!!!!!!

nikolaimeurei 10/09/2021

"Amor, a mais mortal das coisas mortais: mata quando você tem e quando você não tem."

eu tô chorando tanto... esse livro é incrível a história me prendeu do início ao fim e agora tô sem rumo algum, leiam!!

manon 06/09/2021

Um livro de ensinos
"Eu amo você. Lembre-se. Eles não podem tirar isso de nós"

Em um mundo onde o amor é uma doença, Lena Halloway está prestes a fazer a sua intervenção quando conhece alguém que vai virar sua vida de ponta-cabeça.

Lena começa a questionar seus ideais e começa a perceber que talvez, no fim das contas, aquilo a qual ensinaram para ela desde a sua juventude esteja errado.

Um livro marcante e que me ensinou muitas coisas sobre amor.

Presotto0 05/09/2021

Delírio
Eu sempre tive um preconceito com o gênero distopia, mas eu resolvi dar uma chance, pq neh!?!

E eu simplesmente amei, apesar de que esse tbm tem bastante romance!!

Bom, eu tô mais uma vez destruída por um personagem que morreu, tentando entender até agora essa mania que os autores tem de matar os melhores personagens ??
O livro acabou com o final bem em aberto (o que eu odeio, mas tem sequência, então tudo bem)

Recomendo super esse livro e tô super ansiosa pra ler a sequência (e eu juro que se mais alguém morrer eu morro junto)

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 03/09/2021

Já Li
Publicado em 2011, o livro "Delírio", que dá origem à trilogia de mesmo nome, acontece num futuro distante onde o amor foi declarado uma doença (chamada amor deliria nervosa) altamente contagiosa que, como tal, precisa ser erradicada. Assim, quando alguém completa 18 anos de idade, a pessoa passa por um procedimento cirúrgico onde um pedacinho do seu cérebro é arrancado, impedindo que a pessoa sinta emoções de forma geral, e não somente o amor.
Lauren explora um pouco as consequências de uma sociedade assim. Por exemplo, os casamentos são arranjados na ocasião do aniversário de 18 anos e o casal permanece juntos pelo resto da vida. Todos se sentem satisfeitos com os empregos e famílias que possuem, já que não são capazes de sentir frustração ou raiva. A sociedade já está bastante evoluída e ninguém precisa buscar soluções ou inovações, que vem da insatisfação ou da vontade de criar.

A protagonista do livro é Lena, apelido de Magdalena, que perto do se aniversário de 18 anos conhece Alex. Lena, até então obediente, tímida e conservadora, se apaixona por ele, que é um jovem revolucionário que vive à margem da sociedade e fugiu da cura. Ao conhecê-lo, Lena também descobre a verdade sobre o destino de sua mãe, que até então ela pensava que havia morrido quando ela era criança, e passa a perceber as inúmeras falhas e problemas da sociedade em que vive.

A primeira coisa que me incomodou nesse livro é que ele é qualificado como uma distopia, o que é uma enorme ofensa às distopias de verdade do mundo literário. É, no máximo, e com alguma generosidade da minha parte, um romance ruim de ficção-especulativa. Falta muita profundidade nas premissas da história e há alguns componentes políticos que não fazem o menor sentido com o tom geral da obra, e parece que Lauren só os adicionou a pedido de um editor determinado a vender mais uma distopia YA. O livro todo me soou como um longo episódio da novela Malhação, só que no futuro.
E não são só os elementos políticos que ficaram jogados, como também a estrutura do governo. Seria necessário um nível de violência, controle e crueldade muito maiores - muito! - para que o cenário imaginado por Lauren fizesse sentido.
Por fim, Lauren não explora o outro lado da moeda, que é como as crianças crescem sem sentirem-se amadas e/ou aceitas. Sendo psicóloga, isso teria um enorme efeito nelas e, consequentemente, na sociedade, e isso deveria ser endereçado para trazer o embasamento que faltou.

Outra coisa que não gostei foi Alex. Veja bem, se um macho vai me fazer contrair uma doença contagiosa extremamente fatal que vai fazer com que eu e toda minha família corram risco de serem presos ou mortos, esse macho tem que ser O Cara. Ele teria que ser escrito de uma forma que, ao ler, eu pensasse que Lena estava certíssima em se meter nessa fria. Mas o Alex é tão clichê, mas tão clichê, que eu sequer consegui construir uma clara idéia de quem ele era na minha cabeça. Parece que Lauren pegou um checklist "como escrever um romance YA" e foi cumprindo cada requisito. Muito chato, sem inspiração e longe de ser apaixonante.

A impressão que tive foi que Lauren teve a idéia, apresentou para uma editora, teve o livro aprovado e daí tentou forjar uma história que fosse comercialmente interessante. Falta alma na narrativa, falta vida, e até o estilo de escrita dela é entediante e linear. Também fiquei com a impressão de que Lauren não tinha pensado na idéia direito e, conforme escrevia, foi improvisando.
E, por tudo isso, não é uma leitura que recomendo.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2021/09/ja-li-146-delirio-de-lauren-oliver.html

Aline 26/08/2021

Melhor livro do ano
Com certeza entrou no meu coração como o melhor do ano, não consigo tirar da cabeça todo o universo criado pela Lauren eu simplesmente amei cada pedacinho (claro que a Lena estressa as vezes) eu nunca tinha lido uma distopia tão bem escrita.

Sobre os outros livros meu ponto de vista muda rsrs

Shaw 21/08/2021

Genial...
Aprendam a valorizar o amor com esse livro, é perfeito, da vontade de guardar todas as frases escritas nele. Sua perspectiva sobre o amor muda completamente, não digo só o amor por pessoas, mas relacionado a tudo que você faz. Indico um zilhao de vezes, parabéns a autora pela ideia GENIAL e obrigada por essa obra.

"Você pode construir paredes até o céu, mas eu encontrarei uma maneira de voar por cima delas. Pode tentar me prender com cem mil braços, mas eu encontrarei um jeito de resistir. E há muitos de nós por aí, mais do que você imagina. Pessoas que se recusam a deixar de acreditar. Pessoas que se recusam a pôr os pés no chão. Pessoas que amam em um mundo sem muros, pessoas que amam em meio ao ódio, em meio à recusa, com esperança e sem medo. Eu amo você. Lembre-se. Eles não podem tirar isso de nós"

MarianaCota 15/08/2021

A minhas demora pra ler o livro não reflete a qualidade dele. É um livro que possuí tudo que eu amo, distopia, romance e aventura. Se fosse tempos normais eu teria lido em um dia esse livro.

Su 15/08/2021

Por favor, leiam ?
essa saga é perfeita, o amor eh considerado uma doença; tem governo abusador, facção rebelde, amores proibidos, traumas, aventuras, mentiras e muita emoção.

li em 2017 e sou traumada até hoje

? reli agora em 2022 e confirmo: é perfeito, intenso, poético, lindo, sofrido!

liiv 14/08/2021

eu tô em prantos.
não sei o dizer. esse livro é realmente uma obra de arte.
a autora conduz a história TÃO bem. a contagem de dias pra intervenção, as frases no início dos capítulos, o tempo. TUDO é MUITO bom!!
chorei muito com esse final. não sei nem como expressar como eu quero começar logo o segundo livro, como já sinto falta do Alex.
falando nele, cara, que personagem PERFEITO. o livro todo tem personagens em que vc se envolve muito e ama muito. realmente perfeito
esse resenha não tem nem pé nem cabeça, mas reflete exatamente os meus sentimentos agora kkkk
é isso, esse livro é mt bom.

Dani 06/08/2021

Lista de preferidos
Eu amo o universo que a Lauren criou com ?Delírio?, adoro a ideia do amor como uma doença, amo os trechos de relatórios médicos, sintomas e dos livros que foram banidos no início de cada capítulo. Pra mim, não tem palavra além de GENIAL pra descrever ?Delírio?, se tornou um dos meus livros favoritos e eu ja reli tantas vezes que perdi a conta.