1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Lewords 17/04/2024

1984
George Orwel foi um gênio ao escrever esse livro, ao conseguir fazer os personagens e em na maneira como traz a utopia misturada com a história real.

1984 quando é escrito numa época tenda da pós revolução industrial, o começo da cultura de massa e o aumento da pobreza nos centros urbanos. George traz tudo pra história de uma maneira muito bem articulada, assim como a coisa toda das classes sociais, há uma mudança de termo mas não de situação.

As situações narradas no livro são muito reais em certos pontos, como a alienação em massa e a vida difícil dos proletários. Quando Smith aparece e age como um não alienado, parece que tudo vai mudar, te dá a esperança que a sociedade pode mudar.

No início confesso que a leitura é lenta e monótona mas no final da segunda parte em diante fica mais rápida. A escrita é complexa, mas isso não interfere muito na compreensão.

Só não dei cinco por causa do final.

Mariyyy 10/04/2024

MEU DEUS. eu não esperava esse final e fiquei refletindo sobre tudo por, umas 2 horas (terminei as 10:24) mas enfim, muito bom. No final ele explica algumas coisinhas. Lê, e muito bom. Terminei sem perceber.

Gracimara0 16/03/2024

Esse livro fala de um futuro em uma distopia . E ninguém é o q diz ser!!! Achei genial !!!
Precisar ter sangue frio para ler George Oweel , ele é um grande crítico q toda política totalitária !

@psibrunocampos 12/03/2024

Demorou, mas foi
Talvez o hype tenha estragado a minha experiência, fui na expectativa de uma leitura cativante e instigante de início, mas a verdade é que me levaram 200 páginas, mais ou menos na segunda parte pra ser "fisgado" pela história. As parte 2 e 3 são muito boas, principalmente a 3, mas foi um pouco custoso atravessar até ali. Vamos ver, com o tempo talvez aprenda a amar o Grande Irmão.
Diego 12/03/2024minha estante
Sim, ele demora pra embalar, mas é um livro GENIAL!!!

@psibrunocampos 12/03/2024minha estante
Exato, depois que te pega é difícil largar rsrs, de todo modo, genial pela época em que foi escrito e pela visão de mundo retratada, foi marcante

Diego 12/03/2024minha estante
Sim!! Demais!! Sempre recomendo esse livro para as pessoas, mas infelizmente muitos desistem antes de pegar o embalo. Minha esposa foi uma delas. Mas ainda vou conseguir fazer ela terminar!

Julia Ledra 12/03/2024

Eu estava vendo big brother e quis reler o livro que tem o tal do big brother kkkk
É uma distopia assustadora justamente por parecer tão real. Tudo faz sentido, tu consegue imaginar isso acontecendo de verdade.

Eu adoro os temas do livro sobre o controle de informações, a vigilância constante que faz as pessoas ficarem paranoicas, a relação do idioma com o jeito que as pessoas pensam…

Mas particularmente eu prefiro “a revolução dos bichos” do George Orwell por ser mais lúdico e direto ao ponto pra falar sobre o mesmo tema que 1984.

site: https://youtu.be/CNDv8-GWaKw

Biblioteca Álvaro Guerra 08/02/2024

1984 é uma das obras mais influentes do século xx , um inquestionável clássico moderno . Publicado em 1949 , quando o ano de 1984 pertencia a um futuro relativamente distante , tem como herói o angustiado Winston Smith , refém de um mundo feito de opressão absoluta Em Oceânia , ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo, pois o Grande Irmão (Big Brother)
líder simbólico do partido que controla tudo e todos ,'' está de olho em você''
No íntimo ,porém , Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive : Em seu anseio por verdade e liberdade , ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho ,Julia , e com uma organização revolucionária secreta.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535914849

martinho.bia 27/01/2024

A história acompanha Winston Smith, um homem que vive sob o domínio do Partido, grupo político que detém o poder, e de seu líder, o ?Grande Irmão?. A sociedade é controlada pela vigilância constante, manipulação da informação e supressão da liberdade individual.

Carol638 06/11/2023

Que livro MARAVILHOSO
Em uma sociedade distópica, o Partido do Grande Irmão (Big Brother) é onisciente e domina o pensamento de todos da Oceania, por meio da ideologia do Socing. Desde destruindo a confiança entre as pessoas até esmagando seus contrários (a Confraria), ele controla as atitudes de todos. Diminuindo as palavras e formas de expressão, ideias contrárias e mais complexas não conseguem ser elaboradas, assim, diminuindo a propriedade intelectual e minando as ideias de revolução das pessoas que ousam ter pensamentos-crime contra o Grande Irmão e o partido. Winston é uma dessas pessoas que criticam a soberania e censura praticadas pelo Partido. Assim, ele se envolve com outras pessoas na esperança de mudar sua vida (com seu emprego envolve aniquilar e reescrever o passado) e a sociedade. É uma visão muito bem construída por trás das lentes do genial Orwell, que nos mostra as bases do controle e como se manter por tanto tempo no poder e ser amado e venerado por seus "súditos". Guerras travadas pela Lestásia (ou será que era com a Eurásia?) e suas consequências e como isso influencia a dinâmica mundial desse mundo futurista. Amei cada palavra e o final do livro me fez pensar em como, com os erros do passado, uma nova ordem social poderia ser criada e mantida por tanto tempo, apenas evitando os erros cometidos e rearranjando a forma como algumas coisas são feitas e planejadas. Pensar nisso é realmente assustador. A atualidade desse livro é aterrorizante e (infelizmente) possível, além de que trás muitas reflexões. Uma das melhores leituras do ano. (O final acabou comigo, meu cérebro ficou moído como purê). Recomendo à qualquer um ler essa obra prima e se deliciar com os questionamentos que George Orwell trás.

Genevieve.Owen 22/10/2023

Leitura obrigatória
A trama narra a história de um trabalhador comum vivendo num regime totalitarista, a crítica ao comunismo de Stalin é nítida. A ambientação é linda e sufocante, e os elementos que ele coloca são reais na atualidade, como: polícia do pensamento (real em alguns países) e músicas e poemas sendo escritos por máquinas.
A única coisa que não gostei, é que no final o protagonista é engolido pelo sistema, sei que é a realidade, mas queria um final feliz.

Graci 24/09/2023

O que dizer desse clássico?
Bem, algumas coisas nos faz refletir pois vemos semelhança com oq vivemos, ou vamos viver se o mundo continuar como estar. Agora sobre gostar do livro: pra mim foi uma montanha russa. O começo foi um pouco devagar, dps deu uma melhorada, mas quando chegou na parte que ele lia o livro de Goldstein foi bem arrastado, o melhor momento do livro pra mim foi quando descobertos. Foi ali que vi o livro começar de verdade.

GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA

Isadora.Rapatoni 29/07/2023

Mais um clássico que sou apaixonada, nossa que história que te faz pensar por horas na mesma coisa e depois faz sua cabeça explodir quando entende.

Os questionamentos que faz você fazer contra o governo kakaka enfim e muito bom amei ;)

luna (: 29/07/2023

2+2=5
Eu comprei esse livro já imaginando que talvez seria uma leitura arrastada e chata, mas me surpreendi ao ver que estava errada. eu demorei um pouco pra conseguir pegar o ritmo do livro e realmente começar a gostar, mas no meio do livro percebi como ele é necessário e instigante. os absurdos que o partido comete me deixou meio passada. o que me deixa mais passada ainda é ver uma semelhança com a sociedade atual. não sei se vale, mas fiquei com preguiça de ler os posfácios e só pulei ?
muito bom, recomendo a leitura!
Eloisa.montagna 12/09/2023minha estante
Nossa, SIM!!É triste pensar que era pra ser uma ?ficção? mas ele praticamente descreve a sociedade atual.

Pitada 06/07/2023

1984
Olha, eu tentei, mas eu não suportei a escrita desse livro! O romance entre eles é bem nada ver , a história é muito arrastada e o final foi estranho (pelo menos na minha opinião).
Confesso que pulei algumas partes que são bem chapinhas de ler. Quase fiquei de ressaca, mas graças a Deus não fiquei.
Eu não quero falar muito sobre o livro pois sei que muita gente tem visão diferente. Pretendo ler novamente, daqui a alguns quando tiver mais maturidade. Mas enfim...
Não se esquece de comentar o que achou do livro e curtir essa publicação! Beijinhos e até a próxima!