1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Patty Amanajás 19/04/2021

Como não surtar e fazer resenha de 1984 pequena? Pesquisar.
Alerta de textão!!! Resenha com um foco maior no sistema e menos nos personagens.

1984 além de dar nome ao livro também representa o ano em que a obra se passa.

O mundo está em um momento pós revolução e dividido em 3 superestados, chamados de Oceânia, Lestásia e Eurasia. E que teoricamente se encontram em constante guerra.

Aqui conhecemos Winston Smith, morador de Oceânia e que trabalha no Ministério da Verdade, em específico no Departamento de Registros.

Além desse Ministério, existe também o Ministério da Paz, o Ministério do Amor e o Ministério da Pujança.

Não faça uma aplicação literal ao significado dos nomes dos Ministérios.

Oceânia é controlada pelo Socing - Partido Socialista Inglês - também representado pelo Big Brother.

O Partido tem como base três slogans: "Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força." E como princípios sagrados a Novafala, o Duplipensamento e a Mutabilidade do Passado.

Por meios desses princípios eles conseguiam criar novas palavras através da redução de palavras existentes, fazer as pessoas terem dúvidas e ambiguidade sobre os seus próprios pensamentos e mudar o passado através da reescrita/ modificação de qualquer tipo de literatura ou documento antigo com vínculos políticos e ideológicos.

Que lindeza e amorzinho de Partido não? Só que não!

Winston era um dos responsáveis pela mudança na escrita dos documentos.

O Partido controlava absolutamente tudo e todos através de câmeras/ televisores chamados de Teletela e que estavam presentes em todos os lugares possíveis, sejam públicos ou privados. Inclusive dentro das residências - O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ.

Assim como em outras distopias que eu li ou assisti, em 1984 a cada informação recebida, me vinha o questionamento: E se? E se deixassemos as pessoas que estão no poder terem total controle sobre tudo?

A alienação e submissão das pessoas eram os principais objetivos do Partido. Não se podia ter uma mente livre ou pensamentos fora do que o Partido permitia.

Se o Partido dissese que 2+2=5 então isso era a verdade absoluta.

O Partido, através da modificação de dados e informações, dizia que as pessoas estavam enriquecendo e se desenvolvimento em comparação com o dia/ mês/ ano anterior. E eles acreditavam nisso, mesmo que continuassem vivendo em total pobreza e ignorância.

"A partir do momento em que se declarasse guerra ao Partido era melhor pensar em si próprio como um cadáver. "

No decorrer nos capítulos, Winston começa a ter consciência sobre sua condição de vida envolta de mentiras.

(Meme tropa de Elite: Já avisei que vai dá merda isso).

E é aqui que o livro fica frenético e tenso. Aqui também termino de falar da história para não ter spoiler.

Uma última informação da história: existe um romance também.

O livro é dividido em 3 partes, tem uma escrita bem objetiva e enxuta. São poucos diálogos e muitas explicações o que pode tornar para alguns a leitura um pouco cansativa.

Achei interessante não ter me conectado com nenhum personagem e nem sentido pena deles e mesmo assim ter achado o livro incrível. Entendo que o foco deve ser em entender o sistema e nos fazer pensar e associar com nossa vida atual.

Li e me interessei com cada informação obtida, inclusive no capítulo 9 da parte 2 que tem mais de 30 páginas e praticamente feito de monólogo, mas que me fez entender e ver como era o sistema e como o Partido só queria o sofrimento das pessoas com o caos.

É uma obra que sempre irão faltar palavras e detalhes para descrever o quanto ela é importante. Mesmo fazendo textão!!

Terminei entendendo o porquê de falarem que o livro é atemporal e uma leitura essencial.
Rodrigo 19/04/2021minha estante
Caceta, a melhor resenha que eu li esse ano! E o legal é que eu acabei de ler esse livro na versão HQ!

Patty Amanajás 19/04/2021minha estante
Ahhh obrigada! E gostou da HQ? Pensei em adquirir.

Rodrigo 19/04/2021minha estante
Gostei sim! A arte do autor brasileiro consegue captar com perfeição o ambiente do livro original. Eu já tinha abandonado o livro uma vez, com a HQ consegui chegar no fim. Se vc gosta tanto assim desse livro, recomendo.

Quezinha 24/06/2021minha estante
Terminei 1984 e não sei como fazer uma resenha dele, tem tanta coisa pra falar e tanta teoria que a gente pode criar

Patty Amanajás 25/06/2021minha estante
@quezinha sim! Terminei bem impressionada com ele e com importava o quanto eu escrevesse, nunca iria expor tudo o que eu senti lendo.

Isabeli.Francioni 17/04/2023minha estante
meu deus que resenha perfeita

Isadora.Rapatoni 29/07/2023

Mais um clássico que sou apaixonada, nossa que história que te faz pensar por horas na mesma coisa e depois faz sua cabeça explodir quando entende.

Os questionamentos que faz você fazer contra o governo kakaka enfim e muito bom amei ;)

joao malta 31/01/2023

Esplêndido!!
O livro conta a história de Winston Smith, cidadão da Oceania, que trabalhava no Ministério da Verdade, reescrevendo o passado (sim, em 1984 isso é possível).
O livro é sensacional, todos os capítulos são fechados num clímax imenso.
Muito bom, recomendo!

david andriotto 10/08/2021

eitcha...
é um livro difícil de ler em certos momentos, mas que irremediavelmente marcou nosso tempo. tal como em "a fazenda dos animais", este livro não deve ser livro como uma verdade acadêmica, e sim como qualquer outra ficção, no caso distópica.

enfim, dá um frio na espinha... o que haveria no seu quarto 101?

Duda 01/05/2021

Uma distopia de altíssima qualidade. Um homem sozinho lutando contra uma horrorosa e tremenda ditadura.

Matheus Lopes 11/02/2015

Recomendação de leitura
Para quem já leu, mas ainda mais pra quem ainda não o fez, recomendo a leitura de "A Revolução dos Bichos", do mesmo autor, como complemento para o texto. Escrito quatro anos antes de "1984", considero A Revolução como um preparatório resumido para o livro que viria em seguida.
Lendo A Revolução você se depara com a mesma situação vivida pelos governados do Grande Irmão, mas de forma mais rápida, encurtada e menos trabalhada (apesar de os pontos centrais permanecerem os mesmos). Assim, torna-se mais agradável e curioso comparar os pontos entre os dois escritos e compreender de modo mais claro a mensagem do autor.
As leituras despertaram em mim muitas reflexões sobre a nossa sociedade, a própria teoria de (con)formação estatal, conceitos psicológicos, sociais, jurídicos e mais. Com esta resenha, porém, me limito a compartilhar a experiência que me ajudou e, com isso, desejar que todos desfrutem do mesmo prazer que eu desfrutei.

JulianaSchreave 16/05/2023

Atemporal
1984 foi escrito em 1949, é uma distopia um pouco arrastada mas o livro não deixa de ser genial. A história fala sobre o controle da população, controle de telas (hoje entendira como o controle de mídias sociais!) pelo governo. O livro trás muitas reflexões. Leiam!

veduardac 30/12/2020

1984 - Meu livro favorito até então
A leitura acerca de um mundo distópico mas não tão distante das nossas realidades. Quando li, mergulhei de cabeça e tinha todas as cenas e personagens em minha cabeça. Ótimo começo de desalienação para algumas pessoas. George Orwell traz consigo uma escrita leve e profunda, impossível não se apaixonar!

Arthur.Mota 14/09/2021

1984
Não tenho palavras para descrever a escrita de Orwell, apenas posso dizer que ela me surpreendeu bastante, positivamente falando. Porém, confesso que fiquei um pouco cansado enquanto lia diversas explicações, e talvez isso tenha acontecido somente comigo.

O livro elabora uma visão assustadora de algo extremista. De forma bem exagerada, acredito que o livro aborde algumas situações já existentes na sociedade atual, e isso me fez refletir bastante sobre como o mundo está agindo em relação a inúmeras coisas. Não sei ao certo qual foi a intenção do autor no momento em que ele escreveu 1984, mas certamente esta leitura fez com que eu fosse mais a fundo em alguns pensamentos.

Sem dúvidas é um livro queridinho por muitos, e agora entendo o motivo de sua fama. Eu diria que se trata de uma história muito envolvente, tenebrosa e triste, capaz de prender a atenção e curiosidade da maioria dos leitores.

Faby 08/05/2021

Distopia de George Orwell
O objetivo do Partido não é eliminar os membros da resistência, mas sim conseguir convertê-los verdadeiramente, de modo a erradicar as ideias que eles defendem. Na verdade, depois de ser libertado, o protagonista está convertido, à custa do medo e da tortura.

Quando reencontra Julia, percebemos que ela também o denunciou no Quarto 101 e que o sentimento que os unia já não existe mais. Smith passa, assim, a ser um cidadão exemplar, cumprindo acriticamente todas as ordens e regras.

No final, quando olha a imagem do Grande Irmão, percebemos a sua fé no poder daquele sistema: a lavagem cerebral foi bem sucedida.

"1984 descreve uma sociedade completamente burocratizada na qual o homem é um número desprovido de toda noção de individualidade."

Todos deveriam dedicar um tempo para apreciar essa distopia de George Orwell.
Me identifiquei demais com o livro. Podemos não viver em um regime totalitário conforme abordado no livro, mas muitas vezes somos oprimidos pela sociedade.
Não é uma leitura fácil, mas é essencial.

Tatiane.Baratto 29/08/2021

Otimo
Livro maravilhoso porém achei que não terminar mais, acabei perdendo um pouco o interesse nele, porém a experiência e maravilhosa.

Valclecia.Morgana 27/05/2023

Intenso...
O livro é bom e traz inumeros conhecimentos sobre o poder de manipulação, governos abusivos, ignorância, vigilância constante sem livre arbítrio, e muito mais. George orwell tem o pode de colocar muitos significados em seus livro, são livros que nos fazem refletir a nossa realidade, mesmo depois de todos esses anos. O único ponto que eu não gostei é que o livros em alguns momentos fica meio parado o que prejudicou no meu ritmo de leitura, mas é um livro que vale muito a pena a leitura.

Ane Prado | @leiturane 24/10/2020minha estante
Eu amei tanto esse livro, aiai

Denny 23/05/2021

1984
O homem pode deixar de ser humano?

O livro traz excelentes questionamentos e confrontos do sujeito diante da sociedade.

Micaelle 01/04/2021

Confesso que esperava outro final...
Apesar disso, o livro é distopia interessante. O autor apresenta muitos argumentos que nos fazem ficar com "pulga atrás da orelha" e nos leva pensar em como anda a saúde da nossa sociedade.