1Q84 - Libros 1 y 2

1Q84 - Libros 1 y 2 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Luciana Couto 15/04/2012

1Q84: O ano que não foi o mesmo
Quando Aomame - a nada convencional protagonista do livro - desce as escadas de emergência de uma movimentada autopista de Tóquio, ultrapassa o portal que separa o ano de 1984 real de uma realidade paralela, à qual decide chamar 1Q84. A então fisioterapeuta - e assassina de aluguel nas horas vagas - se surpreende com os absurdos do seu novo mundo, à primeira vista, visíveis apenas para ela.

A realidade fantástica é presença cativa nos romances de Haruki Murakami, que mesmo ambientados no seu país de origem, o Japão, são aterritoriais, com personagens construídos em cima de dilemas presentes em qualquer sociedade. Neste romance, considerado por alguns críticos o ápice da escrita do autor, Murakami acrescenta alguns elementos que ajudam a compor um clima de ação, à medida que a estória vai se desenvolvendo. Conflitos familiares, solidão, comida e gatos são os temas dos quais o escritor nunca abre mão.

Este também é seu maior trabalho, que terminou sendo dividido em três livros que somam mais de 900 páginas. Em alguns países, os dois primeiros foram publicados em uma única edição e foi uma dessas que eu li, ao ter acesso a um exemplar em espanhol.

Murakami é um daqueles escritores que faz você ter vontade de ler na língua original - ato impossível para mim que não sei japonês - pois, fanático por música, principalmente a clássica e o jazz, sua escrita se assemelha a uma composição musical e imagino não só o trabalho que isso deve dar a um tradutor, mas como perdemos muito no caminho.

Mesmo assim, ainda é possível perceber suas intenções ao mergulhar numa estória que beira à loucura, ao mesmo tempo que usa elementos há séculos utilizados na literatura: a saga de uma amor impossível, ora prejudicado, ora ajudado pelo destino.

Na primeiras páginas, ao entrar em um táxi, nossa querida Aomame ouve a Sinfonietta do tcheco Leos Janacek, como que apresentando a nós, leitores, a trilha sonora oficial do livro. E se posso lhe fazer uma recomendação: acomode-se em seu lugar de leitura preferida, sirva-se um bom vinho, ponha a música de Janacek no fone de ouvido e mergulhe no mundo fantástico de Murakami. Mas mergulhe mesmo, sem medo de ser surpreendido com uma Tóquio de duas luas.

Mais no meu blog: Dropz.com.br