O que é o Espiritismo

O que é o Espiritismo Allan Kardec

Resenhas - O Que é o Espiritismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Comenta Livros 07/03/2024

É sempre muito bom aprender e abrir a mente com os ensinamentos de Kardec. As perguntas e repostas deste livro são para a vida toda e para serem consultados sempre. Fácil de adquirir e tudo tem seu momento certo para entender e acontecer.

site: https://comentalivros.com/o-que-e-o-espiritismo-allan-kardec/

Bele 25/12/2023

Para aqueles que deseja entender mais sobre a origem e o que os espiritismo prega como doutrina super recomendo. Fico maravilhada que um livro tão antigo seja tão atual.

viihast 25/10/2023

Livro ESSENCIAL para iniciantes na doutrina
Serve como um resumo de livros da doutrina como por exemplo, "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "Livros dos Espíritos", com um pitada de algumas edições da "Revista Espírita" que acaba deixando mais interessante.
Um dos capítulos que mais me chamou atenção, definitivamente, foi a na qual Allan Kardec, realiza um tipo de entrevista sobre o Espiritismo com um padre.
É um livro bastante esclarecedor e muito bem dividido em seus capítulos no qual cada um traz uma proposta diferente. Pode soar um pouco repetitivo para quem já está na doutrina um certo tempo mas é muito importante ser estudado.
Assim que entrei para a doutrina foi o primeiro livro que comecei a estudar, sendo essa minha segunda leitura dele com uma edição diferente, e particularmente não achei cansativo e muito menos repetitivo
Todos os livros da codificação são importantes de serem sempre estudados e analisados. Cada leitura tem um olhar diferente, um trechinho que às vezes passa despercebido em uma outra ocasião acaba fazendo a diferença numa segunda ou terceira leitura.
Enfim, é uma leitura importante para quem está entrando na doutrina, mas também não deixa de ter seu papel fundamental para aqueles que estão já há alguns anos.
Ângela Bittencourt Cardoso 28/10/2023minha estante
Bem isso!!

Ângela Bittencourt Cardoso 28/10/2023minha estante
Bem isso!!

Carla.Parreira 19/10/2023

O Que é o Espiritismo
O livro faz uma abrangente exposição das bases doutrinárias do Espiritismo, oferecendo brilhante resumo do Livro dos Médiuns e Livro dos Espíritos e ainda respostas às objeções mais freqüentes decorrentes de idéias falsas, feitas sobre o que não se conhece. Qualquer pessoa que tenha real interesse na doutrina pode concluir se vale à pena buscar um estudo mais aprofundado através desse livro que resume o espiritismo. Kardec optou por essa forma restrita diante das insistentes indagações daqueles que por falta de tempo ou vontade não buscavam as fontes na codificação.
Ele define a doutrina que codificou da seguinte forma: ?O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal?.
Kardec era um cientista francês que estudou o magnetismo, por exemplo, por mais de trinta e cinco anos; quando os fenômenos das mesas girantes chegaram a seu conhecimento ele, como pesquisador nato, desejou conhecer as causas que levavam objetos materiais a responder de forma inteligente seus inquiridores. Observou que sendo respostas inteligentes não poderiam prover de objetos materiais e passou a estudar esses fenômenos de maneira séria e metódica por mais de um ano até que se convencesse que realmente se tratava de manifestações de Espíritos que já viveram na Terra. Desde então compreendeu que seria instrumento de uma nova revelação que faria a humanidade conhecer o outro lado da vida física, ou seja, a vida espiritual. Empreendeu, então, maior esforço nessas pesquisas, trabalhando com mais de cem médiuns de diversas partes do mundo, formulou questões importantes e selecionou as que tinham o mesmo teor e lógica. Assim nasceu o Livro dos Espíritos, primeira obra da codificação da Doutrina Espírita, contendo suas bases e princípios fundamentais. Malgrado todo o respeito que a sociedade da época tinha por seus estudos e opiniões, Kardec enfrentou muitos dissabores e rivalidades, como todos os que na História da Humanidade trouxeram revelações que feriam o amor próprio da sociedade dominante.
Os poderosos da época não pouparam esforços na tentativa de ridicularizá-lo, culminando no que ficou conhecido como ?Auto-de-Fé de Barcelona? quando trezentos exemplares de seus livros, que seriam vendidos na Espanha, foram confiscados pelo bispo de Barcelona, Antônio Palau Termens e queimados em praça pública. Fato esse que despertou maior interesse das pessoas da época que passaram a estudar com mais atenção os fenômenos expostos por ele e aderiram em grande número à nova filosofia que a Doutrina trazia.
Ao referir-se a esse episódio Kardec escreveu: ?Podem queimar os livros, mas não queimaram as idéias?. Foi assim que o Espiritismo se expandiu pela Europa e Estados Unidos da América. Allan Kardec jamais se inibiu com as oposições que lhes fizeram. Sempre enalteceu o respeito que por todas as opiniões fossem elas individuais ou coletivas. Deixou muito claro que a Doutrina Espírita não tem por objetivo mudar convicções e muito menos atacar qualquer opinião. O Espiritismo se dirige aos que buscam respostas a questionamentos íntimos e não aos que já têm convicções firmadas.
Seu objetivo é esclarecer aqueles cujo raciocínio repele a doutrina materialista do ?nada? ou os conceitos até então convencionados sobre a vida futura. Através dos experimentos de Kardec os Espíritos Superiores puderam trazer a publico e de forma racional o que se intitulava como ?mistérios?. Assim, a morte foi descortinada e a vida espiritual foi detalhada de forma que a pudessem compreender, dando maior valor à vida, maior interesse na própria evolução e maior consolo nas atribuições da passagem terrena. Eis então a conseqüência dessa Doutrina e, ninguém em sã consciência poderá dizer que é pouco. Conforme Kardec colocou em seus escritos com a lógica que norteou todos os seus estudos, a Doutrina Espírita não agride convicções alheias, muito pelo contrário, não tem por finalidade fazer prosélitos ou convencer quem quer que seja. Está disponível a todos que por ela se interessarem e porventura aceitarem.
Aliás, faz parte da sua filosofia o elemento de pacificação contrário a qualquer tipo de violência, mesmo a intelectual. Não se encontram em seus princípios qualquer proibição ou obrigação, apenas adverte quanto a Lei de Causa e Efeito, seguindo as palavras de Paulo, o grande apóstolo: ?Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém?.
O que se pede é a reciprocidade, a fim de que seus adeptos tenham a mesma liberdade de expressar as suas opiniões e agir de conformidade á sua crença...

Eiden 28/09/2023

Ótimo livro pra quem ainda está iniciando nos estudos ou tem certa curiosidade, pois tem repostas à dúvidas frequentes de quem pouco ou nada conhece da doutrina.

jairveroneze 25/05/2023

Kardec explora temas como a existência de Deus, a imortalidade da alma, a comunicação com os espíritos e a lei de causa e efeito. Ele discute o papel dos espíritos e a sua influência na vida humana, destacando a importância da moralidade, da caridade e do auto aperfeiçoamento.

Camila 25/05/2023

Muito esclarecedor
Se você possui dúvidas, curiosidades ou quer simplesmente ampliar seu conhecimento sobre a doutrina espírita, esse é o livro que eu recomendo para você começar. Ele é bem elucidativo e abarca diversas questões morais e científicas.
Daniel1906 25/05/2023minha estante
Muito bom saber

Márcia 22/05/2023

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para todo espirita porem no é ora uma leitura corrida e sim pra um estudo detalhado, item por item

Rafaella173 14/04/2023

Necessário para iniciantes
O livro eh um tipo de resumão. A primeira parte consta com algumas entrevistas feitas a Kardec. Depois alguns trechos são extraídos de forma explicativa para quem está iniciando tanto do livro dos espíritos quanto dos médiuns. Não aconselho para quem já leu a codificação,pois se torna repetitivo. No mais 5 estrelas pois a iniciativa de Kardec foi maravilhosa em colocar em um único livro tudo o que alguém que está entrando a doutrina precisa saber.
Julia4894 30/07/2023minha estante
o que é a codificação?

@acmochetti 25/02/2023

Doutrina Espírita e suas lições
"o Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações."
Primeiramente, gostaria de deixar claro que a minha nota foi apenas pela rede não deixar que uma resenha seja publicada sem a devida avaliação. Nada mais à justificar, deixo bem claro que este livro é para o específico nicho de pessoas que querem saber mais das doutrinas espíritas, já seguem a crença e gostariam de estudar, ou gostaria de estudar outras formas de filosofia natural e espiritual.
Neste livro segue algumas das importantes lições que passamos a vida ouvindo nos centros, algumas até mesmo refutando o que nos é ensinado por anos. E este tipo de leitura se torna importante ao ponto em que a sociedade está tentando transformar a espiritualidade kardecista em um seguimento católico (o que, claro, é totalmente desaprovável e intolerante). Sigo com a crítica aos novos espíritas, dizendo que ler nossa doutrina faz com que você pare de tentar misturar as coisas e colocar uma moral cristã em uma doutrina não-obrigatóriamente cristã. Fazendo tudo girar ao redor do umbigo cristão. Logo, este livro serve para o começo de um estudo muito maior. São centenas deles, feitos para que nada seja deixado em aberto sobre nossas crenças. Por ser muito antigo acaba sendo difícil à leitura, porém nada que atrapalhe a compreensão.
Nada mais à declarar, bem-vindos a filosofia espírita. Espero que façam bom uso.

CarolBapt 08/02/2023

Leitura bastante interessante e útil para aqueles que, como eu, estão iniciando o aprendizado sobre o espiritismo. Porém, em alguns momentos, também foi uma leitura cansativa, por conta de repetições e linguagem mais rebuscada.

Andreza 22/11/2022

Eu me permito
?As pessoas que não conhecem o Espiritismo senão de modo superficial são, naturalmente, inclinadas a formular certas questões, cuja solução por certo encontrariam se o estudassem com mais profundidade.?

ju.c 21/11/2022

Ótimo para iniciantes
Para quem ta começando, assim como eu, indico demais a leitura! O livro é um resumo das obras básicas. Tem muita informação e duvidas importantes.

Marcio440 05/07/2022

Respostas para grandes perguntas
o início para quem quer entender a doutrina espírita e todo o trabalho da codificação feita por Allan Kardec, onde respostas são dadas para grandes mistérios.

vivs7 03/06/2022

espiritismo.
excelente leitura para quem, assim como eu tem interesse em conhecer melhor a religião do espiritismo.
bem explicado.
quero ler mais de Allan Kardec.

1 | 2 | 3 | 4 | 5