Estrada Escura

Estrada Escura Dennis Lehane

Resenhas - Estrada Escura

Mona 15/10/2023

Meu primeiro livro do autor
? Estrada escura - Dennis Lehane
O detetive Patrick Kenzie resolve abraçar uma missão que abre feridas e retoma dilemas fermentados por mais de uma década. Doze anos antes, ele encontrou a pequena Amanda McCready e a devolveu à sua mãe problemática e negligente. Agora uma adolescente de dezesseis anos amargurada e autossuficiente, Amanda some de novo, e encontrá-la torna-se uma questão de honra para Kenzie, que conta com a ajuda de sua parceira (e mulher) Angie Gennaro.
Esse foi o primeiro livro do Dennis Lehane que li. Fui sem expectativa nenhuma e o que encontrei foi um suspense policial bem gostoso de ler, rápido e bem mais leve do que eu esperava (o que não diminuiu em nada na minha nota final).
O estilo de narração do Lehane é bem o tipo que gosto: lento na medida certa. Ele vai nos aoresentando o personagem e nos mostrando sua personalidade e pensamentos. O livro não foca só no suspense, ele vai nos trazendo pra mais perto do dia-a-dia do investigador tanto no trabalho quanto na vida pessoal e isso nos faz ficar muito mais próximos do personagem, além de deixá-lo mais humano.
Ja comprei outros dois livros do autor (os dois com adaptações cinematográficas bem famosas) e apesar dos esforços de não fazer, estou criando expectativas para as próximas leituras kkkkkkkkkkkkkkkk. Recomendo a leitura!

Wania Cris 28/08/2022

Não estou pronta pro fim...
Último livro da série (pausa pra chorar) Kenzie e Gennaro (suspiros), o livro é uma continuação de Gone, Baby, Gone com um intervalo de doze anos entre as estórias e muita coisa aconteceu nesse meio tempo. Muita coisa mudou. Outras estão exatamente iguais.

O livro é um exame de consciência sobre a decisão de Patrick tomada na conclusão de Gone e suas consequências. Eu continuo com a mesma opinião de foi o certo que deu errado, mas como fazer diferente. Quem leu, sabe.

Helene é uma das coisas que estão exatamente iguais, se não tiver piorado. As promessas feitas foram esquecidas imediatamente. Beatrice também é a mesma, porém bem mais devastada. Fiquei bem triste por ela.

Amanda tornou-se algo imprevisível e me deixou de boca aberta em vários momentos. Defende a tese de que pai/mãe é quem cria e é difícil discordar dos argumentos dela.

Angie mudou absurdamente e não tinha como ser diferente. Estava bem mais apagada nesse volume, mas justifica-se. Prefiro quando ela aparece e aparece bem brava.

Bubba também mal deu bom dia e essa ausência, depois de Dança na Chuva, é imperdoável. Errou feio menino Dennis nessa...

Patrick é o ator principal aqui e demonstra uma mudança nada sutil ao longo da trama, justificando totalmente o desfecho da série. A tristeza que sinto por me despedir deles é incomensurável (choro descontrolado).

Dennis deu um passeio, pra variar, mesmo não sendo um livro arrebatador e sensacional com vários outros, mas cheio de personalidade e ponderações profundas.

A tradução de Fernanda Abreu manteve o senso de humor refinadíssimo do autor e fez a experiência de leitura ser tão prazerosa. Parabéns.

Ainda não estou pronta para despedida... ?

Lari 25/11/2021

Já morrendo de saudades ?
Vi algumas pessoas dizendo que não gostaram muito do livro por causa da trauma, eu tenho que dizer que pra mim a melhor coisa da série são os personagens eu amo absolutamente tudo sobre eles, até aquilo que não gosto neles eu amo e ver a Angie e o Patrick sendo pais foi a coisa mais fofa do mundo, única coisa ruim é que foram poucas cenas com a maravilhosa da Gabby se fosse por mim teria um livro todinho só deles criando ela. Eu gostei da trama, fechou um arco importante da série e cumpriu bem seu objetivo, em momento nenhum senti o livro monótono, inclusive a narrativa do Dennis é impressionante de ágil, chorei um pouco no final de saudades mesmo essa foi uma série importante na minha vida e vou sentir saudades de tudo nela. Ps: única coisa ruim é que o Bubba aparece pouco, queria mais cenas dele com a Gabby.

Bruna 26/07/2021

Estrada Escura
Comecei esse livro com um pé atrás por vários motivos, mas acabou que foi uma surpresa muito boa.
Gostei dos personagens, gostei da trama, gostei das cenas de ação, gostei de algumas críticas à sociedade.
Não consegui achar muitas coisas negativas? mas também não foi nem perto de um favoritei.
Foi basicamente bom pra passar o tempo.

Bicalho 10/08/2020

Sequência abaixo
O livro é a sequência de gone,Baby, gone que é um livro excelente, aqui os detetives tem uma filha e não querem trabalhos difíceis, mas de novo eles tem que encontrar Amanda, diferente do primeiro essa história não prende tanto e as reviravoltas não são tão impressionantes,
o livro em alguns momentos é muito lento, mas se vc gostou de gone Baby gone e quer saber o que aconteceu com aqueles personagens vale apena ler, porém se o último livro já te deixou satisfeito e vc não se importa mais com aqueles personagens , esse livro não justifica muito a sua leitura

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Continuação De ?Gone, Baby, Gone?
Estrada Escura", de acordo com Dennis Lehane, é a última aventura protagonizada pelos detetives particulares Patrick McKenzie e Angela Gennaro. Quarentões, casados e com uma filha pequena, parece ter chegado a hora de abandonar a profissão instável e cercada de riscos.

Para encerrar com chave de ouro, o autor escolheu apresentar a continuação de um de seus maiores sucessos, "Gone, Baby, Gone". Porém, caso você não tenha lido o livro, não se preocupe, seu enredo é apresentado ao longo da narrativa.

Nessa última parte, esqueça a velha história de que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Amanda McCready, prestes a completar dezessete anos, novamente desaparece, sinalizando sérios problemas para a dupla que dessa vez, terá pela frente nada mais nada menos do que a máfia russa, aliás, retratada com uma boa dose de ironia.

Seu principal enfoque continua sendo o duelo entre moralidade e justiça. É chegado o momento de Patrick enfrentar as consequências de uma difícil escolha que fez há doze anos: entregar Amanda para a mãe negligente ou deixá-la aos cuidados de seus sequestradores.

A narrativa também revela uma tocante reflexão sobre o amor, a importância da família e da amizade. O único ponto que me decepcionou foi o pequeno destaque dado a Bubba, o amigo psicótico dos detetives, que roubou a cena em "Gone, Baby, Gone".

Para finalizar, o título original é "Moonlight Mile", por conta da música homônima dos Rolling Stones cujo trecho aparece logo no início do livro:

"I am just living to be lying by your side
But I'm just about a moonlight mile on down the road"

Bom entretentenimento!

Thaty 29/04/2017

Li antes da hora
Acabei lendo este antes de ler Gone baby gone, então perdeu um pouco a graça de ler o outro, porque já sei o que acontece no final. Porém Denis Lehane continua a me agradar muito. Tanto é que já tenho outros títulos dele na minha meta de leitura. Entre Agatha Christie, Sidney Sheldon ainda prefiro Denis Lehane.

Rafaella 22/01/2013

Tudo começa quando Bea, a tia de Amanda que contratou os detetives para encontrarem a sobrinha em 1998, aparece e diz a Patrick que a menina desapareceu novamente. O detetive diz que vai dar uma olhada para ver o que descobre, mas não se compromete em investigar este novo sequestro. Porém Bea sabe ser persuasiva e Patrick tem a consciência pesada porque da primeira vez em que Amanda desapareceu, o tio dela Lionel foi quem a levou para ser cuidada por uma família amorosa, e quando Patrick descobriu que quem estava com a menina era o chefe de polícia que deveria estar atrás do paradeiro dela, informou a polícia e a levou de volta para Helene.

Helene é um caso sério, a típica mãe viciada e abusiva. Não sabe cuidar de Amanda e sempre a expõe a perigos desnecessários e não foram poucas as vezes que a menina correu risco de se machucar gravemente. Os anos se passaram e Amanda precisou amadurecer, conforme os depoimentos que Patrick colheu na escola de Amanda ela era uma menina inteligente e sabia se ajustar. Teve que aprender a contar apenas com ela para fazer tudo e se defender, já que a mãe preferia ficar doidona ao invés de cuidar da filha.

Aos poucos Patrick vai ligando a história e vai até a casa de Helene para investigar, pouco antes Bea havia lhe dito que Helene estava namorando com um ex-presidiário que já havia sido condenado por estupros e outros tipos de violência. Outro elemento importante da história é Sophie, a melhor amiga de Amanda que foi expulsa de casa porque não queria perder peso e agora está morando com Helene. Quando Patrick faz uma visita à mãe de Amanda um integrante da máfia russa aparece e intima Kenny, o namorado de Helene, a entregar Amanda ou ele irá pagar caro por isso. O problema é que Patrick se envolve com a máfia e eles acabam segurando sua carteira de motorista, que contém o endereço dele, e Angie fica preocupada com a segurança de Gabby porque os russos ameaçaram sequestrar a pequena.

A leitura é fluída e ao mesmo tempo bastante intensa, quando você pensa que já sabe o que aconteceu com a Amanda logo a história dá um 360º e muda completamente. A narração feita por Dennis Lehane se utiliza de palavrões, mas nada que deprecie a história. Continuo odiando a Helene, mas foi bom ver como Amanda cresceu forte por ter vivido os sete meses com os Doyle e ter visto que há um mundo diferente das bebedeiras de Helene. Gone, baby, Gone e Estrada Escura são meus livros favoritos e sem dúvidas eu pretendo relê-los, assim como adquirir os outros volumes. Se você está preocupado em ter que ler os outros volumes para ler as obras, não é necessário, os livros podem ser lidos individualmente. Dennis Lehane acaba retomando as partes importantes dos livros anteriores e situa o leitor na história de Patrick e Angie. Uma boa leitura para todas as idades e gostos, garanto que você irá adorar conhecer um pouco mais sobre estes dois detetives.

Confira mais em: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2013/01/resenha-estrada-escura-dennis-lehane.html