As coisas

As coisas Georges Perec

Resenhas - As Coisas

Laura K. 24/11/2016

RESENHA DE LIVRO #03 | AS COISAS: UMA HISTÓRIA DOS ANOS SESSENTA - GEORGES PEREC
(...) Aparentemente, vivem felizes pagando aluguel de um diminuto apartamento, tal como a grande parte dos/as jovens com sua idade nos bairros parisienses. Embora amem e valorizem “as pequenas coisas” e a simplicidade do cotidiano, com certo desânimo, não conseguem fugir dos anseios inebriantes sobre o que a riqueza e as grandes marcas da moda poderiam lhes proporcionar de conforto e boa aparência em frente aos seus pares.

Fica nítida, nesse contexto, a forte associação da felicidade à localização da residência e, em especial, às coisas que conseguem adquirir durante sua existência. A maneira como pensam, suas atitudes e decisões giram em torno do que deveriam possuir para vestir e amariam ter para decorar o lar. Suas vidas parecem não fazer sentido, a não ser quando obtém o que lhes custam muitas cifras.

Não à toa, após uma rápida e repentina mudança para Sfax/Tunísia, diante da "ausência de qualquer coisa, daquela vacuidade fundamental, daquela zona neutra, daquela tábua rasa, tinham a impressão de se purificar, de redescobrir uma simplicidade maior, uma verdadeira modéstia" (PEREC, 2012, p. 101), a vida do casal passa a ser como "um hábito demasiado longo, como um tédio quase sereno, uma vida sem nada" (PEREC, 2012, p. 102).

De certa forma, sem muita paixão, consegui me identificar bastante com os questionamentos do casal, talvez pela idade, por dificuldades financeiras ou desilusões com as expectativas para o futuro. Enfim, a semelhança com a sociedade de consumo moderna faz da leitura de “As Coisas: uma História Anos Sessenta”, publicada pela Editora Companhia das Letras, um tanto quanto espantosa e inquietante, mas intrigante e adorável.

site: http://afetodireito.blogspot.com.br/2016/11/resenha-de-livro-03-as-coisas-uma.html

Silvana (@delivroemlivro) 25/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/09/as-coisas-georges-perec.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores