A Esperança de Uma Mãe

A Esperança de Uma Mãe Francine Rivers

Resenhas - A Esperança de Uma Mãe

1 | 2 | 3 | 4

Isadhora0 26/03/2024

Amei conhecer essa família.

Suas lutas e anseios por muitas vezes me lembraram a minha família. Fiz muitas reflexões durante as páginas lidas. Foi importante como filha, esposa e futura mãe ter lido esse livro.

letscia 27/01/2024

12 (2024)
Os livros de Francine Rivers são emocionalmente profundos, a ponto de deixar qualquer um contemplando a parede por alguns minutos, absorvendo cada palavra. E bem, foi exatamente isso que aconteceu.
Dizer que amei "A Esperança de Uma Mãe" seria um grande eufemismo, o livro é mais do que bom. São tantas camadas que envolvem o relacionamento de Marta e Hildemara. Marta tinha todas as razões para ser uma mulher desconfiada e solitária. De alguma forma, a união matrimonial reconstruiu uma lacuna que existia dentro dela, mas ainda não foi o suficiente para amadurecer alguns pensamentos.
A jornada dela foi inspiradora. A forma como ela absorveu experiências, conhecimento e relacionamentos ao longo da vida, frutificando tudo isso na realização de um sonho, foi impressionante! E quando chegou a hora de sacrificar suas aspirações pela família, ela o fez. Como mãe, errou em algumas questões, mas acreditava que estava protegendo seus filhos. Ela foi nada além de uma mãe amorosa, uma esposa obstinada e uma mulher muito inteligente. Olhando para trás, quando não tinha nada além de alguns francos, a roupa do corpo e um caderninho de receitas, vemos que a protagonista conseguiu fazer coisas admiráveis com muito pouco.
Hildemara, em alguns momentos, provocou em mim a vontade de sacudi-la, assim como Marta, mas suas posturas são um exemplo. Ela foi uma mulher mais destemida e forte do que a mãe jamais fora capaz de ver. Diferente dos irmãos, tudo que conseguiu foi trabalhando - e muito. Isso, certamente, a tornou mais forte e grata pelas conquistas, mas até que ponto isso foi benéfico? - esse pensamento ocupou o meu pensamento por alguns minutos.
Foi triste ler o ponto de vista dela. Hilde, sempre pequena, frágil e invisível, teve poucas oportunidades para ser ela mesma.
No esforço e na invisibilidade, ela se assemelha à mãe. É triste que em um lar cheio de amor, Hildemara nunca tenha se sentido verdadeiramente amada por sua mãe. No entanto, apreciei testemunhar sua força e determinação. Foi inspirador observar a transformação do relacionamento de Marta com Deus, outrora uma menininha que desejava que 'Deus pai' se assemelhasse mais à mãe que ao seu pai. As agressões deixaram cicatrizes de mágoa e distância bastante evidentes. Hilde também enfrentou suas próprias provações, e devido à sua personalidade e estilo de vida (refiro-me ao fato dela não ter reservas quanto a servidão), acredito que para ela tenha sido mais fácil cultivar confiança e fé. Resta saber como Hilde lidará com o perdão e a reconstrução de seu relacionamento com a mãe. Se ela ainda recordar as lições de seu pai, terá êxito. Ele era habilidoso com as palavras, muitas delas tocavam o coração de seus filhos e esposa de maneiras que ele talvez nem suspeitasse.
Agora, lerei a sequência. Estou torcendo para que a história tenha um final feliz.

dani ^_^ 15/01/2024

Oh cara, esse livro da vontade de muitas coisa. Vontade de sair pelo mundo, viajar pra trabalhar fora, vontade de ter seu lugarzinho, vontade de ter seu amor e seus filhos. terminei com meu coraçãozinho mexido!

_clarinha 09/08/2023

Obra prima
Demorei muito pra ler esse livro e não esperava gostar tanto, a escrita da Francine é realmente especial e madura. A forma como ele esboça as nuances de relacionamentos familiares de maneira clara e natural ao mesmo tempo, as subjetividades de cada mulher que ela escreve, os diálogos poderosos, a descrição do ambiente e do contexto histórico sem enxarcar o leitor, é uma experiência literária que toda leitora de ficção cristã precisa ter! Os romances são fofos e bem encaminhados sem exageros dramáticos, apenas a vida das personagens acontecendo e elas expressando sua personalidade em cada fase da vida. Enfim, leiam essa obra de arte e se apaixonem por Francine mais uma vez!

Thaí 23/07/2023

Fé, força e coragem
Francine Rivers tem meu coração.
Que história!!!
Que bom que ainda não terminou, tem mais um livro pra seguir a saga dessa família incrível, mulheres fortes, cometem erros tentando acertar. Adoraria tomar um chá com a Marta.

Manda 29/06/2023

Emocionante
Acho que é o que mais me tirou lágrimas até agora!
Me apeguei aos personagens, à história ... Vários pontos do relacionamento conturbado entre mãe e filha e a necessidade de Marta se provar capaz me fez refletir em todas as vezes que agi da mesma forma!

Um livro para se ler com calma e com o coração aberto pois, Deus está presente em todas as páginas!

Ana Claudia 21/02/2023

Marta Schneider é uma jovem ambiciosa que decide ir embora da casa dos pais. Ela vive em um ambiente em que o pai é muito violento e sua mãe, submissa ao marido, mas muito amorosa e preocupada com ela.

Após receber uma notícia triste, ela vai embora para a Inglaterra em busca de uma vida melhor e lá aparece uma nova oportunidade de trabalho no Canadá. Martha não pensa duas vezes e, novamente, se muda para um país desconhecido e sem conhecer ninguém. Quando já está instalada, Martha conhece Niclas Waltert, um homem sério e responsável. Seu objetivo é conseguir um terreno, construir sua casa e ter uma vida mais estável. Martha enxerga nele os mesmo objetivos que ela tem e não demora muito para eles se envolverem e se casarem. Com a chegada dos filhos, a vida de Martha torna-se muito difícil e ela é obrigada a se sacrificar em prol deles e de seu marido.

Uma nova oportunidade de vida surge para Niclas na Califórnia e ele vai para lá levando sua família. Um recomeço de vida do zero para todos. Todas as dificuldades pelas quais Martha passa a deixam mais rude e enérgica com os filhos, em especial a sua filha mais velha, Hildemara. Ela é uma filha que, desde pequena, se preocupa demais em sempre querer agradar a mãe, mas Martha não reconhece seus esforços e sempre a cobra além. Hildemara cresce insegura e preterida com seus irmãos. Na adolescência, Hildemara conhece um rapaz, se apaixona perdidamente por ele e esconde o romance da mãe. Vivendo seu primeiro amor, ela engravida e se casa.

A vida dá reviravoltas e fatos trágicos tomam conta da vida de Martha e Hildemara. Elas serão obrigadas a se juntar, encararem todos os seus defeitos e ressentimentos do passado e toda a mágoa delas vai criar uma distância enorme entre elas. Com muita paciência e resiliência, vai vão precisar aprender a aparar as suas arestas.

Isabela Di Ãngelo 29/12/2022

Favorito ?
Esse livro é um presente na minha vida. Foi um livro que minha avó me deu antes de falecer, algumas semanas atrás. E me fez pensar muito sobre as relações entre mãe e filha. Sobre o amor de Deus e como ele nos guia em todos os momentos da vida. Se tornou um favorito da vida. Amei cada palavra e vou guardar no meu coração para sempre.

Hester1 06/08/2022

primeiro livro que leio da autora e amei. Simplesmente maravilhoso!!!!! Uma escrita tão ágil, não há um período mais lento, mal temos tempo para respirar. E a estória é maravilhosa!!!! Estou louca para ler a continuação. Pena que estes livros são caros demais. E o digital (coisa que não compreendo) mais caro que o físico.
vanessaetraud 07/08/2022minha estante
Eu amo essas autora, leia amor de redenção

Essa

Hester1 07/08/2022minha estante
Vou ler, Vanessa. Pretendo ler todos os livros dela, pois gostei muito deste.

Ela é incrível

Kamilla 29/07/2022

As vezes os pais erram tentando acertar
Um livro muito interessante sobre vida em família, traumas e conflitos entre gerações. O mais doloroso durante a leitura é que como leitores, nós conhecemos intimamente a história e as emoções de Marta e de Hilde, e entendemos porque elas agem como agem, e ao mesmo tempo acompanhamos as barreiras que essas ações vão construindo entre elas ao longo dos anos.

Primeiro com Marta, entendemos a sua necessidade de independência, de fugir dos mal tratos de seu pai e da passividade de sua mãe, de uma vida familiar que estava se tornando uma armadilha. Eu entendi que para ela ter um sonho que fosse só dela era uma forma de se preservar, de manter a perseverança e a sanidade nos momentos mais difíceis, de continuar seguindo em frente. Nos seus anos de formação Marte sofre algumas perdas bastante dolorosas na sua família, ela internaliza as circunstâncias que causaram essas perdas como uma lição, que ela usa para se endurecer e construir a própria vida.

Quando Hildemare nasce e nos seus anos de desenvolvimento, Marta começa a notar padrões no comportamento da filha que desperta os seus gatilhos em relação a história de vida traumática de sua família, e na tentativa de salvar a filha de um destino trágico se repetindo, ela a trata de forma dura, como forma de tentar fortalecer a personalidade da filha, e é lógico que isso vai gerar ressentimentos, afastamento e uma nova rodada de traumas.

É um livro que faz refletir bastante, sobre as nossas relações familiares, sobre os esqueletos que estão escondidos nos armários de cada família e sobre as motivações e mal entendidos que muitas vezes permeiam as relações entre as famílias, e que causam dor e mágoa que podem durar anos, por mais que exista o amor.

Um dos melhores livros que eu li nessa temática de relação mãe e filha, já estou correndo para a segunda parte.

Ingrid.Caetano 08/07/2022

Um livro sobre relacionamentos
Difícil não favoritar um livro da Francine.
Nesse livro ela apresenta Marta, uma menina que sofre o desprezo e rancor do pai e a imparcialidade da mãe. Marta cresce, e nos tornamos íntimas dela. Entendemos seus pensamentos, suas ações e seus sentimentos. Até que muita coisa muda, e todo o afeto que foi construí por Marta no decorrer do livro, morre.
Ela se torna amarga, não é possível mais entender suas ações.
O livro explora muitas situações familiares, difíceis de não se ver em qualquer lar.
Ansiosa pra finalizar a duologia!

Por Rachel Paiva 23/06/2022

Um livro para nos fazer refletir...
A Esperança de Uma Mãe, da Francine Rivers, é o primeiro livro da duologia O Legado de Marta. Um romance histórico focado em dramas familiares, principalmente, o conflito entre mãe e filha.

No primeiro momento da narrativa vamos conhecer a história da protagonista Marta, que desde a infância sofreu muito e teve seus sonhos privados dentro do seu ambiente familiar, mas sua perseverança fez dela uma mulher forte. Após um acontecimento trágico, Marta se vê na oportunidade de seguir seus sonhos e viver sua própria vida.

Os anos se passam, Marta sofre diversas situações, luta pelos seus sonhos e constrói seu próprio lar ao lado do seu grande amor. Seus filhos nascem e entre eles a filha mais velha, Hildemara Rose, uma menina frágil e dependente. A narrativa passa a nos apresentar a perspectiva de Hildie, seu crescimento até a fase adulta e o seu relacionamento conflitoso com a mãe.

A trajetória dessas duas mulheres é dolorosa e impactante. Ambas tem personalidades distintas, mas amam-se mutuamente. Marta é aquele tipo de mulher que gostaríamos de ser: forte, corajosa, lutadora e, apesar de todo sofrimento, não se deixa vencer por situações conturbadoras. Em muitos momentos eu queria ter metade da força dela. Em contrapartida, toda essa força fez dela uma mãe que não queria ver filhos fracos, indefesos. E Hildemara parece ser assim por natureza. O jeito inocente, tímido e servil de Hildemara fazia o sangue de Marta ferver – e por vezes, nós, leitores, ficamos fervendo de raiva dela, julgando-a como uma mãe insensível. A questão toda é que Marta amava tanto a filha que não queria vê-la sendo fraca e Hildemara amava tanto a mãe que queria servi-la, e esse conflito de relacionamento acabou gerando um afastamento de ambas.

Francine Rivers tem maestria em narrar fatos dramáticos e nos fazer refletir sobre o amor incondicional, e nesse livro não foi diferente. É uma história devastadora, impactante, que narram acontecimentos reais do cotidiano e que faz qualquer leitor rever seu papel no ambiente familiar. A Esperança de Uma Mãe foi para mim uma leitura maravilhosa, me emocinei muito e tentar passar tudo que senti lendo esse livro é quase impossível.Recomendo a leitura!

site: https://www.instagram.com/herdeiraliteraria/

Marlise 23/05/2022

No início eu tive muita resistência na leitura, pois tinha certeza de que Deus teria muitas informações que valeria a pena.
Que história linda quando Marta sai de casa fugindo de seu paio violento. Ela teve a coragem de viajar sozinha em busca do seu sonho. Não conseguiu ser dona de um hotel de renome, mas foi dona de uma pensão, onde encontrou o amor de sua vida. Marta cria sua filha Hildemara com muito rigor, mas era a forma de demonstrar o amor, pois não queria que esta fosse fraca na sua vida.
Muito mais que um romance, este é um grande drama familiar, que passa por gerações. Apesar da narrativa ser lenta em alguns momentos e alguns personagens irritarem ao longo das páginas, a autora trouxe uma linda história de amor, perdão, fé e perseverança.

Gabi Albuquerque 09/05/2022

Quando mais precisei perdoar, essa leitura me abraçou!
Passei por uma infância muito difícil, e mesmo agora, já sendo mãe de uma menina de dois anos, meus desafios com minha própria mãe continuavam. Esse livro me mostrou com muitas lágrimas sobre como a forma como nossas bisavós, avós e mães foram criadas, podem determinar diretamente sobre como elas nos criam. Sobre o quanto de amor, cuidado, incentivo, companheirismo, recebemos da nossa mãe. Essa leitura entrou na minha alma e tratou muitas dores e mágoas. Eu perdoei. Eu ressignifiquei. Hoje sou uma nova filha. E se você precisa disso também, recomendo esse livro com todo meu coração.

1 | 2 | 3 | 4