A Esperança de Uma Mãe

A Esperança de Uma Mãe Francine Rivers

Resenhas - A Esperança de Uma Mãe

1 | 2 | 3 | 4

Hester1 06/08/2022

primeiro livro que leio da autora e amei. Simplesmente maravilhoso!!!!! Uma escrita tão ágil, não há um período mais lento, mal temos tempo para respirar. E a estória é maravilhosa!!!! Estou louca para ler a continuação. Pena que estes livros são caros demais. E o digital (coisa que não compreendo) mais caro que o físico.
vanessaetraud 07/08/2022minha estante
Eu amo essas autora, leia amor de redenção

Essa

Hester1 07/08/2022minha estante
Vou ler, Vanessa. Pretendo ler todos os livros dela, pois gostei muito deste.

Ela é incrível

Adriana 05/04/2012

Emocionante! Se tivesse que definir a escrita de Francine Rivers em uma só palavra, não teria dúvidas em escolher emocionante. No mundo dos livros, acredito que a maior qualidade que um autor possa ter é a de emocionar seu leitor. E isso Rivers faz com maestria, desde as primeiras páginas, inclusive.

Quem acompanha o blog sabe que Amor de Redenção, primeiro livro dela lançado aqui no Brasil, foi um dos melhores que já li até hoje (colocaria ele entre os dez melhores, do total de 645)! Encantei-me com a narrativa rica, a história maravilhosa e os personagens mais que cativantes. Por isso, foi com muita alegria que topei o convite da Editora Verus de receber para resenha o novo romance da autora, A Esperança de Uma Mãe.

Mais uma vez Francine começa sua obra com uma personagem cativante, sofrida, que nos faz ter vontade de ninar e carregar no colo. Marta vem de uma família simples e pobre, e nos mostra as dificuldades encontradas, desde cedo, pelos seres humanos que tinham a infelicidade de nascerem mulheres no início do século XX. Ela sofria nas mãos do pai e sonhava em voar com suas próprias asas, ter um negócio próprio e ser independente, coisas inimagináveis para alguém em sua condição naquela época.

Mesmo assim, acompanhamos sua jornada árdua, a criação de uma nova família, as dificuldades, as batalhas que ela precisou travar e o caminho que Deus preparava para ela. Caminhamos lado a lado com Marta, torcendo por ela, chorando por ela, querendo bater nela (em muitos momentos), até que o inimaginável para a garotinha que conhecemos no iníco do livro acontece, ela encontra um bom marido, um homem que a ama e que é correspondido. Com ele Marta aprende o significado do verdadeiro amor, de dar e receber, de colocar o outro em primeiro lugar, de abrir mão de seus sonhos algumas vezes e a felicidade de gerar vidas.

Sua filha favorita (pelo menos em sua concepção) sempre foi Hildemara, personagem que narra a história a partir de sua infância. Por causa de inúmeros fatos (que seriam spoilers sérios se eu citasse aqui) Marta é muito mais dura com Hildemara do que com seus outros filhos. Em muitos momentos cheguei a ter raiva da mãe, aonde estava a garotinha sonhadora que eu havia conhecido anteriormente?

Mas todos os percalços são para atingir uma jornada de superação, amor, integridade e união familiar. As referências a Deus e ao cristianismo são várias, mas achei que foram menos do que em Amor de Redenção. No outro livro, como expliquei aqui, Deus conversa com os personagens. Já em A Esperança de Uma Mãe, os protagonistas têm Deus bastante presente em suas vidas e questionam ao longo de todo o percurso qual o plano Dele para suas vidas.

Particularmente, já me vi surpreendida por Amor de Redenção ao gostar tanto deste tipo de livro, que falando francamente não era meu favorito. Porém, deixo um desafio aos leitores, leiam alguma das obras desta mulher e me digam que não são fabulosas, esplêndidas ou espetaculares!

Este novo livro só não foi favoritado porque senti falta do romance, mais abordado em Amor de Redenção. Isso não quer dizer que seja melhor ou pior, dependendo do leitor e do seu estado de espírito, isso até seria uma coisa boa. Quem gosta de história também pode comemorar pois a autora inseriu pitadas da primeira e segunda guerras mundiais (já falei umas mil vezes que adoro, adoro, adoro esse tema né?!)…

Enfim, esta obra é um prato cheio para os leitores. Mas atenção, não é uma leitura leve ou fácil, é mais para quem gosta de uma dose de drama, situações densas, mas muitíssimo bem narradas (já disse que Francine tem O dom)!!!

Falando sobre a edição, comentei que não curti a capa (apesar de ter tudo a ver com a história), achei que poderiam ter trabalhado melhor, de forma a atrair leitores mais jovens também (mesmo não sendo o público alvo, acho interessante que jovens-adultos leiam) como a de Amor de Redenção. Porém, não posso deixar de elogiar, merecidamente, a revisão e projeto gráfico fantásticos que a Verus realizou. O livro é lindo, mesclando tons de marrom internamente, como mostrei aqui. Não encontrei erros gramaticais ou de concordância, o que já é de praxe do Grupo Editorial Record (são raros os casos onde eles aparecem).

No geral, com certeza recomendo DEMAIS a leitura de A Esperança de Uma Mãe, tenho certeza que vocês não irão se arrepender (leiam e me contem)!!!

E um último detalhe, este livro é o primeiro de uma duologia, portanto, aguardo na expectativa o lançamento da sequência.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=2810
28/04/2012minha estante
Amor de Redenção é o meu favorito...por isso quero ler esse também! Ótima resenha!

Soraya 14/05/2012minha estante
Oi linda! Adorei sua resenha! Quero muito ler esse livro. MAs deixa eu te falar, a Francine já tinha dois livros lançados aqui no Brasil antes de amor de redenção. "O sacerdote" e "Aborto interrompido". Os dois estão registrados aqui no Skoob. Amo Francine! Ela realmente passa muita emoção! Bjo!

Lycia Barros 26/05/2012

Mais do que um livro, uma cura.
Esse livro falou profundamente ao meu coração. E não somente sobre minha relação com minha mãe, mas tb sobre a minha relação com meus filhos. Pude rever algumas atitudes erradas que vinha tomando e consolar meu coração em relação a outras que, mesmo parecendo duras, são melhores para eles. Uma grande lição de vida sobre relacionamentos familiares. A única coisa negativa para mim nesse livro foi o desfecho pois, tendo uma continuação, ficou bem desamarrado. O tipo de livro que levanta um conflito que faz vc ficar tensa durante 500 páginas para ver resolvido e ele simplesmente... não se resolve nesse volume. Fiquei meio frustrada com isso. Mas enfim... Com certeza lerei o próximo.
anne 28/08/2015minha estante
concordo, esse fim sem finalizar frustra... mas como eu já sabia que eram 2 fiquei mais conformada.... mas gostei demais, uma longa jornada e as famílias com seus altos e baixos....

Vanessa 26/12/2015

Um história que poderia ser real
Lido em 5 dias! A obra é bem escrita e possui a dose certa entre diálogos e passagens descritivas. As personagens são muito convincentes e são o ponto forte do livro. Indico!!!
Yuri Leal 02/05/2018minha estante
5 dias? Eita.

Karina.Marinho 13/06/2020

Por favor, LEIA ESTE LIVRO!
Que história rica, bela e verdadeira! Eu não apenas me apeguei aos personagens, mas já estava imersa na vida dessa família, por vezes querendo dar um abraço na criança Hildemara, ou aconselhando a Marta... São tantas emoções!

Consegui tirar muitas lições desse livro. Ele é tão valioso.

Vou guardá-lo para sempre com muito carinho.
Shellyn.Cardoso 30/01/2021minha estante
Esse livro já está na minha estante para ser o próximo que vou ler.

09/07/2012

Impactante
O livro tem 504 páginas, mas eu ainda leria muito mais a história dessa família, já estou ansiosa pelo segundo volume da saga... personagens fortes que me deixaram pensativa, tensa, feliz, angustiada, tudo junto e misturado.

Gostei e detestei Marta, como gostei e detestei Hildemara. São personagens reais, cheios de vida e força para lutar. Francine, mais uma vez nos surpreendendo com um livro e emocionante livro. Vale a pena ler!
Destaque especial para Niclas e Trip, homens fortes, firmes e ao mesmo tempo sensíveis, amei!

5 estrelas! TOP!

Nilda 30/07/2012

MARAVILHOSO!!!
Está entre os meus favoritos! A capa em si não é muito atraente, mas como já sou fã de carteirinha da Francine Rivers, assim que foi lançado adquiri o livro... e não me arrependi.
O livro conta a saga de uma família, vista pelos olhos de Marta, uma menina que convivia com a opressão do pai, mas de temperamento forte e decidida a não seguir os passos da mãe, uma mulher subjugada que morria à vista da família sem que nada fosse feito por ela.
O livro tem uma narrativa rica, onde fala de fé, sonhos, decepções e acima de tudo sobre a força do amor.

Livro SUPER RECOMENDADO!!!

Leninha Sempre Romântica 29/04/2013

A Esperança de uma mãe é a primeira parte da saga Marta's Legacy. O livro nos conta a história de fé, perseverança, luta e conquistas de Marta, na sua longa trajetória em busca de realizar seus sonhos.
Desde criança ela se sentia uma prisioneira, sonhava em estudar e ter uma vida melhor, mas sua única serventia era ser empregada de um pai violento e carrasco, apanhando sempre que se destacava mais que o primogênito da família.

Sua mãe, uma mulher delicada e frágil, conhecendo a fundo o coração da filha e sabendo que ela queria mais da vida, lhe deu o conselho que ela seguiria para sempre: ”voe Marta”. A princípio seus medos e receios a mantiveram presa junto à família, mas depois de um trágico acontecimento, Marta voou. Viajou pelo mundo, aprendeu novas línguas, fez amigos, ousou viver seus sonhos.

Dentre suas conquistas realizou a maior delas: ser proprietária de sua própria pensão. Foi durante essa etapa de sua vida que Marta conheceu o amor e por ele abriu mão de tudo para viver uma grande aventura por terras desconhecidas.

Lutou bravamente, formou uma família, e sofreu as mais diversas situações, o que a tornou uma fortaleza. Dentre seus filhos a que mais necessitava de ajuda era Hildemara, pequena, frágil e dependente. Marta não queria que sua filha se criasse assim, então tratou de torná-la forte, mesmo que para isso tenha erguido uma grande barreira entre elas.

Marta é um exemplo a ser seguido, ela não suportou a prisão que lhe era imposta, largou tudo e foi em busca de seus sonhos, sempre confiante de que Deus tinha algo melhor para ela fora de sua casa, longe dos braços opressores de seu pai.
Quem não gostaria de ter essa coragem? Ainda mais numa época onde tudo era mais difícil para uma mulher. Emocionei-me com sua longa jornada de tristezas, alegrias, privações e conquistas.

Não foram raros os momentos que tive vontade de dar uns bons tapas em Marta, mas aí eu me lembrava de todo seu sofrimento e conseguia me conter, por saber que todos os seus atos eram justificados, mesmo que eles fossem totalmente desprovidos de sentimentos, ainda mais vindo de uma pessoa que passou por tantos problemas.

Sua relação com a Filha Hildemara era a mais complicada, Marta conhecia o amor, mas não se deixava externar de forma clara. Mãe e filha, uma não sabia como expressar o amor e a outra não se sentia merecedora de recebê-lo.

Hildemara foi outra guerreira que com seu jeitinho pacato e manso vai trilhando seu caminho. Em certos momentos tive vontade de adentrar nas páginas da história, para olhar nos olhos de Hildie e falar: Seja forte, responda à altura, não abaixe os olhos!

Mas essa era a pequena Hildie, que suportou seu destino, sempre querendo agradar a todos.

Uma história devastadora que arrebata o leitor o deixando prisioneiro de suas páginas. Mesmo depois de quase uma semana do término da leitura ainda estou com toda a história na cabeça, louca para pegar sua sequência e devorar, para saber mais sobre o destino dessa família desbravadora e inesquecível.

Uma narrativa impactante que abrange uma época de descobertas e lutas inglórias. Tentar passar o turbilhão de emoções que senti durante a leitura é uma tarefa quase impossível, as palavras me fogem, é complicado narrar tantos fatos, tantas sensações, sem deixar escapar alguma coisa, que faria perder o encanto da leitura.

Marta e Hildemara são personagens que nos enriquecem e nos enchem de emoções conflitantes, não é difícil amá-las ou odiá-las. Força e fragilidade, numa luta constante, que vão galgando aos poucos a longa trajetória de vida dessas mulheres marcantes e inesquecíveis.

Realmente uma história que fala ao coração, e faz apaixonar quem a lê. Para mim foi uma leitura enriquecedora, arrebatadora, tocante e digna de aplausos. Um dos melhores livros que li esse ano e que vai para a lista dos inesquecíveis.

Francine Rivers já fazia parte do rol dos meus autores preferidos, desde a leitura de Amor de Redenção, e agora com a saga Marta's Legacy se tornou "diva absoluta" na minha estante.

Seus livros com certeza tocam e encantam, é impossível ler e não se render a sua escrita primorosa. Seu dom de falar do amor incondicional, da relação entre mães e filhos, seu jeito fácil de narrar fatos dramáticos e pungentes, sem em nenhum momento chocar, tocam fundo ao coração.

Super recomendo a leitura!

Claudia Cordeiro 05/02/2015

Gostei da leitura, bem escrito, personagens reais.

Renata 11/02/2015

Um livro profundo, marcante, inesquecível.

Este é o primeiro livro da série O legado de Martha, uma mulher forte que constrói ao longo desta saga uma linda história de superação, determinação, amor e fé.
Este não é um romance água com açúcar que nos faz sonhar com um amor, mas garanto que romance é o que não vai faltar neste enredo.
Este foi o segundo livro que li da autora, antes me deliciei com Amor de Redenção, e confesso que não imaginei que este livro fosse me causar tanto ou mais emoções que o best seller anterior. Ainda bem que me enganei, pois tanto este volume quando o segundo "O sonho de uma filha" são de longe os melhores romances que já li. E pra completar a cereja do bolo são romances cristãos, que nos fazem crescer na fé junto com as personagens. Foi assim comigo. Espero sinceramente que seja com vocês...

Telmalta 20/02/2015

A Esperança de uma mãe
Acabei de ler e ainda estou impactada com a mensagem deste livro

Isadhora0 26/03/2024

Amei conhecer essa família.

Suas lutas e anseios por muitas vezes me lembraram a minha família. Fiz muitas reflexões durante as páginas lidas. Foi importante como filha, esposa e futura mãe ter lido esse livro.

Celia.Shigemori 31/08/2016

Relações entre Mãe e filha
Romance que conta sobre como podem ser difíceis as relações entre Mães e filhas. Conta sobre conflitos, desentendimentos, sacrificios . Mas que o mais importante é o diálogo e o Amor. Gostei muito deste livro apesar da estória não se passar em dias atuais. Fala de conflitos pelos quais todos nós passamos.

Ianca 19/09/2018

A esperança de uma mãe
1904, Marta é um agarota suíça, de doze anos, que aprendeu desde cedo a se virar e não esperar que ninguém faça nada por ela. O pai a tira da escola porque acredita que é um desperdício pagar os estudos de uma menina, pois tem em mente que as mulheres nasceram para servir. Marta praticamente sustenta a família com o seu trabalho, pois, devido à tuberculose, a mãe, costureira, não consegue trabalhar como antes. Com quinze anos, Marta sai de casa, com a bênção da mãe, e parte em sua jornada atrás dos seus sonhos, deixando sua família para trás e uma amiga, Rosie, com quem mantém contato através de cartas.

A jornada da Marta é extremamente emocionante e dramática. Os abusos que sofreu desde a infância criaram raízes e traumas e ver a Marta lutando contra os seus demônios é doloroso. Ela passa pela França, pela Inglaterra, apende a falar francês e inglês com fluência e finalmente parte para o Canadá, onde se instala em Montreal. Lá, conhece o Nicolas, um alemão também em busca de uma vida melhor, e eles se casam e constroem sua família, primeiro, no Canadá, depois, nos Estados Unidos.

A Marta se torna uma mulher forte, mas dura, e isso reflete no modo como ela educa os seus filhos, especialmente a filha mais velha, pois tudo que ela não quer é que sua filha se torne fraca como a sua irmã, Elise. Eu me peguei, muitas vezes, com um pouco de raiva da Marta, o modo como ela tratava a Hildemara me deixava chateada, especialmente porque a menina fazia tudo o que podia para agradar a mãe e suprir suas expectativas, mas sempre acabava frustrada.

Contudo, por ter lidos os outros livros da autora, eu sabia que a Francine não dá ponto sem nó e que tudo o que acontecia era importante para o futuro da história. E não me enganei. O relacionamento desgastado e mãe e filha influencia na personalidade da Hildemara e no comportamento dela, tornando-a fechada em seu próprio mundo. Eu me peguei querendo abraçar a Hildie e protegê-la de todo mal, exatamente o que a Marta não queria fazer para não tornar a filha fraca.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas contando o ponto de vista da Marta, na primeira parte, e da Hildemara, na segunda. A escrita da autora é extremamente tocante, é perceptível o cuidado que ela tem ao escrever cada acontecimento, cada diálogo. A Francine não tenta mascarar nada, os sentimentos, os comportamentos dos personagens são excessivamente reais e isso é maravilhoso. Esse é um dos motivos por eu amar tanto essa autora, pois a escrita dela é bastante real e emocionante.

A Esperança de Uma Mãe é o primeiro livro de uma duologia que conta a saga das mulheres da família de Marta em sua jornada de fé e nos mostra como o modo como tratamos nossos filhos e pais pode influenciá-los para sempre, positiva ou negativamente. Eu amei esse e o segundo livro e super recomendo. É sério, leiam esse e os outros livros dessa mulher. Deus falou tanto comigo através desse livro, tenho certeza que cada palavra escrita foi inspirada por Ele.

ritita 27/07/2019

Muito bom!
É muito, muito mais que a resenha daqui.

Apesar da resenha enfocar Hildemara, Marta é a personagem principal do início ao fim.
Uma menina à frente do seu tempo, sem estudo formal, mas com uma vontade ferrenha e facilidade de aprendizado, vai à luta por sua independência feito um trator desembestado, é autodidata no seu estudo por idiomas e acaba falando fluentemente francês, inglês e cozinhando como uma chef graduada.

Após casar com Nicolas, um moço tranquilo e comodista, continua na mesma vibe de trabalho e imposição de suas vontades à família, visando a melhora de todos.
Como diz Nicolas num trecho do livro "o que seríamos de nós sem sua força"?
Excelente saga de uma família germano/suíça que inicia a vida morando de favor numa tenda e termina como fazendeiros, com todos os filhos formados, de ótimo caráter e felizes.

Claaaaro que me vi aí em algum lugar.

Que personagens interessantes, que história, que livraaaaço!

1 | 2 | 3 | 4