A Esperança de Uma Mãe

A Esperança de Uma Mãe Francine Rivers

Resenhas - A Esperança de Uma Mãe

1 | 2 | 3 | 4

Karina.Marinho 13/06/2020

Por favor, LEIA ESTE LIVRO!
Que história rica, bela e verdadeira! Eu não apenas me apeguei aos personagens, mas já estava imersa na vida dessa família, por vezes querendo dar um abraço na criança Hildemara, ou aconselhando a Marta... São tantas emoções!

Consegui tirar muitas lições desse livro. Ele é tão valioso.

Vou guardá-lo para sempre com muito carinho.
Shellyn.Cardoso 30/01/2021minha estante
Esse livro já está na minha estante para ser o próximo que vou ler.

Thaí 23/07/2023

Fé, força e coragem
Francine Rivers tem meu coração.
Que história!!!
Que bom que ainda não terminou, tem mais um livro pra seguir a saga dessa família incrível, mulheres fortes, cometem erros tentando acertar. Adoraria tomar um chá com a Marta.

Lycia Barros 26/05/2012

Mais do que um livro, uma cura.
Esse livro falou profundamente ao meu coração. E não somente sobre minha relação com minha mãe, mas tb sobre a minha relação com meus filhos. Pude rever algumas atitudes erradas que vinha tomando e consolar meu coração em relação a outras que, mesmo parecendo duras, são melhores para eles. Uma grande lição de vida sobre relacionamentos familiares. A única coisa negativa para mim nesse livro foi o desfecho pois, tendo uma continuação, ficou bem desamarrado. O tipo de livro que levanta um conflito que faz vc ficar tensa durante 500 páginas para ver resolvido e ele simplesmente... não se resolve nesse volume. Fiquei meio frustrada com isso. Mas enfim... Com certeza lerei o próximo.
anne 28/08/2015minha estante
concordo, esse fim sem finalizar frustra... mas como eu já sabia que eram 2 fiquei mais conformada.... mas gostei demais, uma longa jornada e as famílias com seus altos e baixos....

Por Rachel Paiva 23/06/2022

Um livro para nos fazer refletir...
A Esperança de Uma Mãe, da Francine Rivers, é o primeiro livro da duologia O Legado de Marta. Um romance histórico focado em dramas familiares, principalmente, o conflito entre mãe e filha.

No primeiro momento da narrativa vamos conhecer a história da protagonista Marta, que desde a infância sofreu muito e teve seus sonhos privados dentro do seu ambiente familiar, mas sua perseverança fez dela uma mulher forte. Após um acontecimento trágico, Marta se vê na oportunidade de seguir seus sonhos e viver sua própria vida.

Os anos se passam, Marta sofre diversas situações, luta pelos seus sonhos e constrói seu próprio lar ao lado do seu grande amor. Seus filhos nascem e entre eles a filha mais velha, Hildemara Rose, uma menina frágil e dependente. A narrativa passa a nos apresentar a perspectiva de Hildie, seu crescimento até a fase adulta e o seu relacionamento conflitoso com a mãe.

A trajetória dessas duas mulheres é dolorosa e impactante. Ambas tem personalidades distintas, mas amam-se mutuamente. Marta é aquele tipo de mulher que gostaríamos de ser: forte, corajosa, lutadora e, apesar de todo sofrimento, não se deixa vencer por situações conturbadoras. Em muitos momentos eu queria ter metade da força dela. Em contrapartida, toda essa força fez dela uma mãe que não queria ver filhos fracos, indefesos. E Hildemara parece ser assim por natureza. O jeito inocente, tímido e servil de Hildemara fazia o sangue de Marta ferver – e por vezes, nós, leitores, ficamos fervendo de raiva dela, julgando-a como uma mãe insensível. A questão toda é que Marta amava tanto a filha que não queria vê-la sendo fraca e Hildemara amava tanto a mãe que queria servi-la, e esse conflito de relacionamento acabou gerando um afastamento de ambas.

Francine Rivers tem maestria em narrar fatos dramáticos e nos fazer refletir sobre o amor incondicional, e nesse livro não foi diferente. É uma história devastadora, impactante, que narram acontecimentos reais do cotidiano e que faz qualquer leitor rever seu papel no ambiente familiar. A Esperança de Uma Mãe foi para mim uma leitura maravilhosa, me emocinei muito e tentar passar tudo que senti lendo esse livro é quase impossível.Recomendo a leitura!

site: https://www.instagram.com/herdeiraliteraria/

Glenda 28/05/2021

Diferente, mas maravilhoso!
Demorei um pouco para iniciar a leitura deste livro, achando que a história seria de um drama familiar daqueles? Me arrependi de não ter lido mais cedo! Confesso que julguei pela capa e pela sinopse ?

Sim, a história do livro aborda relações familiares, as dificuldades no relacionamento entre mãe e filha. Romance, apenas em algumas linhas. Mas isso não faz o livro perder o seu encanto.

A história me fez pensar e reflectir nas minhas relações com os meus familiares, me fez voltar no tempo e lembrar dos meus dilemas quando ainda criança e adolescente. Me identifiquei em muitas coisas com uma das personagem.

Acho que o mais legal é isso: o livro nos faz reflectir se temos algo mal resolvido dentro de nós e nos impulsiona a resolver todas as questões que possam estar minando os nossos relacionamentos com os nossos entes queridos. E se realmente estamos passando a mensagem certa e se estamos comunicando corretamente.

Mas não pense que a história acaba aqui, o livro terminou, mas a história não? A história continua em ?O sonho de uma filha?, a segunda parte desta saga, que já comecei a devorar!

Adriana 05/04/2012

Emocionante! Se tivesse que definir a escrita de Francine Rivers em uma só palavra, não teria dúvidas em escolher emocionante. No mundo dos livros, acredito que a maior qualidade que um autor possa ter é a de emocionar seu leitor. E isso Rivers faz com maestria, desde as primeiras páginas, inclusive.

Quem acompanha o blog sabe que Amor de Redenção, primeiro livro dela lançado aqui no Brasil, foi um dos melhores que já li até hoje (colocaria ele entre os dez melhores, do total de 645)! Encantei-me com a narrativa rica, a história maravilhosa e os personagens mais que cativantes. Por isso, foi com muita alegria que topei o convite da Editora Verus de receber para resenha o novo romance da autora, A Esperança de Uma Mãe.

Mais uma vez Francine começa sua obra com uma personagem cativante, sofrida, que nos faz ter vontade de ninar e carregar no colo. Marta vem de uma família simples e pobre, e nos mostra as dificuldades encontradas, desde cedo, pelos seres humanos que tinham a infelicidade de nascerem mulheres no início do século XX. Ela sofria nas mãos do pai e sonhava em voar com suas próprias asas, ter um negócio próprio e ser independente, coisas inimagináveis para alguém em sua condição naquela época.

Mesmo assim, acompanhamos sua jornada árdua, a criação de uma nova família, as dificuldades, as batalhas que ela precisou travar e o caminho que Deus preparava para ela. Caminhamos lado a lado com Marta, torcendo por ela, chorando por ela, querendo bater nela (em muitos momentos), até que o inimaginável para a garotinha que conhecemos no iníco do livro acontece, ela encontra um bom marido, um homem que a ama e que é correspondido. Com ele Marta aprende o significado do verdadeiro amor, de dar e receber, de colocar o outro em primeiro lugar, de abrir mão de seus sonhos algumas vezes e a felicidade de gerar vidas.

Sua filha favorita (pelo menos em sua concepção) sempre foi Hildemara, personagem que narra a história a partir de sua infância. Por causa de inúmeros fatos (que seriam spoilers sérios se eu citasse aqui) Marta é muito mais dura com Hildemara do que com seus outros filhos. Em muitos momentos cheguei a ter raiva da mãe, aonde estava a garotinha sonhadora que eu havia conhecido anteriormente?

Mas todos os percalços são para atingir uma jornada de superação, amor, integridade e união familiar. As referências a Deus e ao cristianismo são várias, mas achei que foram menos do que em Amor de Redenção. No outro livro, como expliquei aqui, Deus conversa com os personagens. Já em A Esperança de Uma Mãe, os protagonistas têm Deus bastante presente em suas vidas e questionam ao longo de todo o percurso qual o plano Dele para suas vidas.

Particularmente, já me vi surpreendida por Amor de Redenção ao gostar tanto deste tipo de livro, que falando francamente não era meu favorito. Porém, deixo um desafio aos leitores, leiam alguma das obras desta mulher e me digam que não são fabulosas, esplêndidas ou espetaculares!

Este novo livro só não foi favoritado porque senti falta do romance, mais abordado em Amor de Redenção. Isso não quer dizer que seja melhor ou pior, dependendo do leitor e do seu estado de espírito, isso até seria uma coisa boa. Quem gosta de história também pode comemorar pois a autora inseriu pitadas da primeira e segunda guerras mundiais (já falei umas mil vezes que adoro, adoro, adoro esse tema né?!)…

Enfim, esta obra é um prato cheio para os leitores. Mas atenção, não é uma leitura leve ou fácil, é mais para quem gosta de uma dose de drama, situações densas, mas muitíssimo bem narradas (já disse que Francine tem O dom)!!!

Falando sobre a edição, comentei que não curti a capa (apesar de ter tudo a ver com a história), achei que poderiam ter trabalhado melhor, de forma a atrair leitores mais jovens também (mesmo não sendo o público alvo, acho interessante que jovens-adultos leiam) como a de Amor de Redenção. Porém, não posso deixar de elogiar, merecidamente, a revisão e projeto gráfico fantásticos que a Verus realizou. O livro é lindo, mesclando tons de marrom internamente, como mostrei aqui. Não encontrei erros gramaticais ou de concordância, o que já é de praxe do Grupo Editorial Record (são raros os casos onde eles aparecem).

No geral, com certeza recomendo DEMAIS a leitura de A Esperança de Uma Mãe, tenho certeza que vocês não irão se arrepender (leiam e me contem)!!!

E um último detalhe, este livro é o primeiro de uma duologia, portanto, aguardo na expectativa o lançamento da sequência.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=2810
28/04/2012minha estante
Amor de Redenção é o meu favorito...por isso quero ler esse também! Ótima resenha!

Soraya 14/05/2012minha estante
Oi linda! Adorei sua resenha! Quero muito ler esse livro. MAs deixa eu te falar, a Francine já tinha dois livros lançados aqui no Brasil antes de amor de redenção. "O sacerdote" e "Aborto interrompido". Os dois estão registrados aqui no Skoob. Amo Francine! Ela realmente passa muita emoção! Bjo!

Isabela Di Ãngelo 29/12/2022

Favorito ?
Esse livro é um presente na minha vida. Foi um livro que minha avó me deu antes de falecer, algumas semanas atrás. E me fez pensar muito sobre as relações entre mãe e filha. Sobre o amor de Deus e como ele nos guia em todos os momentos da vida. Se tornou um favorito da vida. Amei cada palavra e vou guardar no meu coração para sempre.

Wal 29/03/2021

Um livro com muitas emoções
Uma leitura cheia de complexidade, os assuntos abordados pela autora são muito delicados e sensíveis.
Me levaram a refletir em muitas coisas.

Helaine.ragazzi 04/10/2021

Vale a pena
História riquíssima com muitos detalhes, tem várias fases, um verdadeiro filme em páginas, três gerações de mulheres bem diferentes, muitos acontecimentos em todo o desenrolar da história, muitos personagens também. Um pouco complexa, as vezes parecia que não teria fim, e falando em final não gostei, depois de tantos acontecimentos, tantas histórias, acaba meio que sem emoção, não condiz com toda a aflição vivida pela personagem. Enfim, apesar de eu não ter gostado do final, a história toda em si vale a pena.

Ellen547 18/10/2020

Qual seria a maior ESPERANÇA de uma mãe?

Até que ponto o que aconteceu em nosso passado, com os nossos, pode influenciar nas decisões e nos relacionamentos de hoje?

Esse livro maravilhoso da Francine Rivers ❤ conta a história de muitas mulheres, mas foca especialmente na vida de Marta e sua filha Hildemara.

Marta vivia na Suíça, porém, o que ela mais desejava era ser LIVRE. Lutar por seus sonhos. Por uma vida melhor. Mais justa. E, com a bênção de sua mãe, tão sábia e amorosa, ela sai de casa para nunca mais voltar.

Passa por muitos lugares, conhece muitas pessoas e aprende muitas coisas. Até que um dia cruza o Atlântico e chega ao Canadá. Lá encontra o amor, se casa, e nascem seus filhos. Entre eles, está a pequena e frágil Hildemara Rose.

Marta é mais dura com ela do que com os outros filhos e um abismo enorme é criado entre mãe e filha. Hildemara nunca se sentiu aceita pela mãe. E, um dia, Hildie também decide partir e seguir seu sonho de ser enfermeira.

O afastamento entre elas só vai crescendo ao longo dos anos, até que uma coisa terrível acontece. É quando Marta desperta e decide lutar para reconquistar sua filha.

Será que ela vai conseguir? Será que é possível restaurar um relacionamento considerado perdido?

Embarque nessa história emocionante de uma família toda especial. Uma história que poderia ser a minha e a sua. Uma história sobre sonhos e decepções, fé e medo, erros e acertos, mas, acima de tudo, uma história sobre o poder do AMOR. ❤

Melian 09/06/2020

O livro é bom nas a personagem se transforma drasticamente e...
Para mim quando a personagem muda drasticamente sua maneira de pensar e agir, o lucro esfriou totalmente. Forte, decidida, obstinada, inteligente, empreendedora. do nada passou a mulher do campo, fadada a seguir os planos do marido, que até onde desisti da história não eram bons. Casar não faz de vc um fantasma na sua própria vida e sim um somar de um na vida do outro. Ela sofreu muito ainda criança e isso a fez forte. Não entendi o porquê da mudança. Se um dia terminar a leitura, pode ser que faça sentido.

Gabi Albuquerque 09/05/2022

Quando mais precisei perdoar, essa leitura me abraçou!
Passei por uma infância muito difícil, e mesmo agora, já sendo mãe de uma menina de dois anos, meus desafios com minha própria mãe continuavam. Esse livro me mostrou com muitas lágrimas sobre como a forma como nossas bisavós, avós e mães foram criadas, podem determinar diretamente sobre como elas nos criam. Sobre o quanto de amor, cuidado, incentivo, companheirismo, recebemos da nossa mãe. Essa leitura entrou na minha alma e tratou muitas dores e mágoas. Eu perdoei. Eu ressignifiquei. Hoje sou uma nova filha. E se você precisa disso também, recomendo esse livro com todo meu coração.

Nilda 30/07/2012

MARAVILHOSO!!!
Está entre os meus favoritos! A capa em si não é muito atraente, mas como já sou fã de carteirinha da Francine Rivers, assim que foi lançado adquiri o livro... e não me arrependi.
O livro conta a saga de uma família, vista pelos olhos de Marta, uma menina que convivia com a opressão do pai, mas de temperamento forte e decidida a não seguir os passos da mãe, uma mulher subjugada que morria à vista da família sem que nada fosse feito por ela.
O livro tem uma narrativa rica, onde fala de fé, sonhos, decepções e acima de tudo sobre a força do amor.

Livro SUPER RECOMENDADO!!!

Leninha Sempre Romântica 29/04/2013

A Esperança de uma mãe é a primeira parte da saga Marta's Legacy. O livro nos conta a história de fé, perseverança, luta e conquistas de Marta, na sua longa trajetória em busca de realizar seus sonhos.
Desde criança ela se sentia uma prisioneira, sonhava em estudar e ter uma vida melhor, mas sua única serventia era ser empregada de um pai violento e carrasco, apanhando sempre que se destacava mais que o primogênito da família.

Sua mãe, uma mulher delicada e frágil, conhecendo a fundo o coração da filha e sabendo que ela queria mais da vida, lhe deu o conselho que ela seguiria para sempre: ”voe Marta”. A princípio seus medos e receios a mantiveram presa junto à família, mas depois de um trágico acontecimento, Marta voou. Viajou pelo mundo, aprendeu novas línguas, fez amigos, ousou viver seus sonhos.

Dentre suas conquistas realizou a maior delas: ser proprietária de sua própria pensão. Foi durante essa etapa de sua vida que Marta conheceu o amor e por ele abriu mão de tudo para viver uma grande aventura por terras desconhecidas.

Lutou bravamente, formou uma família, e sofreu as mais diversas situações, o que a tornou uma fortaleza. Dentre seus filhos a que mais necessitava de ajuda era Hildemara, pequena, frágil e dependente. Marta não queria que sua filha se criasse assim, então tratou de torná-la forte, mesmo que para isso tenha erguido uma grande barreira entre elas.

Marta é um exemplo a ser seguido, ela não suportou a prisão que lhe era imposta, largou tudo e foi em busca de seus sonhos, sempre confiante de que Deus tinha algo melhor para ela fora de sua casa, longe dos braços opressores de seu pai.
Quem não gostaria de ter essa coragem? Ainda mais numa época onde tudo era mais difícil para uma mulher. Emocionei-me com sua longa jornada de tristezas, alegrias, privações e conquistas.

Não foram raros os momentos que tive vontade de dar uns bons tapas em Marta, mas aí eu me lembrava de todo seu sofrimento e conseguia me conter, por saber que todos os seus atos eram justificados, mesmo que eles fossem totalmente desprovidos de sentimentos, ainda mais vindo de uma pessoa que passou por tantos problemas.

Sua relação com a Filha Hildemara era a mais complicada, Marta conhecia o amor, mas não se deixava externar de forma clara. Mãe e filha, uma não sabia como expressar o amor e a outra não se sentia merecedora de recebê-lo.

Hildemara foi outra guerreira que com seu jeitinho pacato e manso vai trilhando seu caminho. Em certos momentos tive vontade de adentrar nas páginas da história, para olhar nos olhos de Hildie e falar: Seja forte, responda à altura, não abaixe os olhos!

Mas essa era a pequena Hildie, que suportou seu destino, sempre querendo agradar a todos.

Uma história devastadora que arrebata o leitor o deixando prisioneiro de suas páginas. Mesmo depois de quase uma semana do término da leitura ainda estou com toda a história na cabeça, louca para pegar sua sequência e devorar, para saber mais sobre o destino dessa família desbravadora e inesquecível.

Uma narrativa impactante que abrange uma época de descobertas e lutas inglórias. Tentar passar o turbilhão de emoções que senti durante a leitura é uma tarefa quase impossível, as palavras me fogem, é complicado narrar tantos fatos, tantas sensações, sem deixar escapar alguma coisa, que faria perder o encanto da leitura.

Marta e Hildemara são personagens que nos enriquecem e nos enchem de emoções conflitantes, não é difícil amá-las ou odiá-las. Força e fragilidade, numa luta constante, que vão galgando aos poucos a longa trajetória de vida dessas mulheres marcantes e inesquecíveis.

Realmente uma história que fala ao coração, e faz apaixonar quem a lê. Para mim foi uma leitura enriquecedora, arrebatadora, tocante e digna de aplausos. Um dos melhores livros que li esse ano e que vai para a lista dos inesquecíveis.

Francine Rivers já fazia parte do rol dos meus autores preferidos, desde a leitura de Amor de Redenção, e agora com a saga Marta's Legacy se tornou "diva absoluta" na minha estante.

Seus livros com certeza tocam e encantam, é impossível ler e não se render a sua escrita primorosa. Seu dom de falar do amor incondicional, da relação entre mães e filhos, seu jeito fácil de narrar fatos dramáticos e pungentes, sem em nenhum momento chocar, tocam fundo ao coração.

Super recomendo a leitura!

1 | 2 | 3 | 4