O Aniversário

O Aniversário Alex de França Aleluia

Resenhas - O ANIVERSÁRIO

Gabi 25/02/2012

O ANIVERSÁRIO - 15 ANOS - Alex de França Aleluia
Talita morava com sua mãe na capital e depois de um tempo passa a morar com seu pai em um pequena cidade. E ela espera ansiosamente sua festa de 15 anos, porém antes do mesmo Talita teve uma espécie de sonho que mostrava que em sua festa seu pai ia ser assassinado. E ao passar to tempo ela percebe que tudo que ela havia sonhado estava se tornado realidade, então ela começou a lutar contra o destino para que sua festa não acontecesse e que seu pai não fosse morto.

Alex 21/06/2012

A FESTA MAIS ESPERADA DO ANO!
Este é um tema que aborda os mistérios submersos no psíquico humano, que se expressam sem hora marcada no cotidiano, de repente - uma impressão produzida pelos objetos exteriores num órgão dos sentidos se dá por uma memória ou uma simples lembrança de algo que aconteceu tão instantaneamente, fique conservada em sua mente - você guardou algo, que "não presenciou", ao presenciar novamente você tem a estranha sensação de já ter vivenciado aquele fato.

Muitas vezes, nossa memória pode falhar; nem sempre se consegue distinguir o que é novo do que já era conhecido. Lendo o livro e entrando na trama apresentada, o desejo era de um déjà vu para conhecer o que o autor sentiu quando escreveu o livro – O Aniversário. A trama é tão real, que me perguntei diversas vezes - Eu já li este livro? Já assisti a este filme? Já estive neste lugar antes? Eu conheço esse sujeito? – sem dizer do impacto causado, mesmo que queira, não consegue parar de ler, isso se dá pelo motivo de querer descobrir o que acontecerá na página seguinte. No entanto, todo o estado de ansiedade que causa esta obra, vem acompanhado do sentimento de estranheza que é indispensável ao verdadeiro déjà vu. Não convivemos diariamente com tal situação, embora toda pessoa já deva ter tido algum, mas... a personagem, vive assim, constantemente... Fatos em cadência, que nunca se sabe, o que é real ou imaginário, como se todas as sensações, ocorridas dentro do livro, fossem palpáveis. Mas o que mais me impressionou, foi o fato de que nem o mais perturbador dos filmes de suspense me deixaram com as mãos frias, ávidas, tentando desesperadamente descobrir os tantos mistérios que contem esta obra.

Senti-me um pouco confusa, ou indecisa, ou triste junta com a protagonista, pois sentia com ela, a dor que era ter a memória sem a limpidez de outros tempos, como se tudo não passasse de uma grande cilada, a qual todos eram suspeitos, e quando se caia na realidade, acreditando que tudo não passava de um sonho, acontecia novamente, fatos idênticos e pessoas diferenciadas, suspeitos de crimes amorais, atos subvertidos, deslealdade, talvez... sonhos desfeitos. Pobre Talita!

Não há nada de esquisito em não se recordar de um livro que se leu ou de um filme a que se assistiu, ou de um fato que deveria ser importante, estranho mesmo (e aqui entra-se no déjà vu) é sentir que a ação que se mostra tão familiar e conhecida, não deveria sê-lo. Ficou nítida a sensação esquisita de estar revivendo com a personagem (ela se tornou intima de minha leitura), alguma experiência passada, sabendo que é materialmente impossível que se tenha acontecido algum dia, mesclando o irreal com o real, por terem correlação com as pessoas mais ligadas a personagem ( novamente senti o desejo de falar de Talita como se fosse a mim mesma, o autor me permitiu isso durante a leitura). Mas, o que é mais intrigante nesta questão é o fato do autor experimentar esta estranha sensação, passar para o papel e o milagre acontece – ele transmitiu a mensagem! E deve ser por este motivo que sua obra foi selecionada como digna de publicação.

O livro foi escrito através de uma linguagem bastante acessível, o texto mescla momentos de narração - que é feita em primeira pessoa – com momentos de diálogos diretos internos, que dão maior realidade à história.

É possível afirmar que este livro é um expoente máximo de espontaneidade, fugindo de técnicas, deixando o leitor impressionado com um desfecho inesperado, que abre um gancho para a continuação e revelação de tantos mistérios que até então, me deixaram intrigadas, fazendo-me perguntar, o que será de Talita? Como se ela realmente existisse e fosse surgir nas notícias dos jornais a qualquer momento, revelando de forma exponencial - a natureza cruel do ser humano.

Aqui, segue o convite para esta festa, um cor-de-rosa aniversário de 15 anos, recheado de sangue, medo e mistérios.

Adriana Vargas
Escritora, advogada, poetisa, coordenadora do CNA e agente literária MODO

Ana Laura 26/02/2012

Talita iria completar 15 anos e estava ansiosa pra a sua festa, mas nesse meu termo entre a festa e tudo o que estava acontecendo com ela, ela teve um sonho em que seu pai seria morto no dia de seu aniversario, dai começa a fazer de tudo para que isso não ocorra. No dia de sua festa com as luzes todas apagas Talita com um pedaço de pau bate na cabeça de quem ele achou que iria matar seu pai mas ai o sonho se passa, as luzes se acende e o pai de Talita estava la caído no chão, ela avia o acertado com pedaço de pau, já de nada adiantava seu pai já estava morto.

Moretti 26/02/2012

O aniversário
Talita morava com sua mãe em São Paulo, quando resolveu morar com o seu pai, ela estava ansiosa pela sua festa de 15 anos, depois de um tempo ela teve um sonho de que seu pai ia ser assassinado no dia do seu aniversário,dai pra frente ela faz de tudo para o seu pai não ser assassinado.

Bárbara M. 27/02/2012

Eu adorei este livro... Relata a história de Talita, uma adolescente que morava na Capital com a mãe e sonha com sua festa de 15 anos, e nesse tão esperado dia, acontece uma tragédia, seu pai foi assassinado. Ela acorda, e vê que tudo aquilo não se passou de um sonho, mas que esse pesadelo tornará realidade, e a história começa a se repetir novamente, mas com mudanças em algumas situações e ela fará de tudo para que não aconteça nada de ruim com seu pai.
Os mundos dentro dos livros 11/03/2012minha estante
Parabéns pela resenha.
Sucesso semmpre!!!

kaio 16/02/2012

o aniversario
Talita a personagem principal sonhava em ter uma linda festa de aniversario de 15 anos mas com varios acontecimentos durante o livro, na noite do seu aniversario, seu pai seria assassinado.
Com muitos transtornos que estava vivendo, Talita começa a perceber que tudo o que passou e principalmente a morte de seu pai não passava de um sonho e desde então tudo o que sonhou e todos os acontecimentos que ela passou, começa a virar realidade mudando um pouco em algumas situações, dai para frente Talita começa a fazer de tudo para salvar seu pai principalmente anulando sua festa de aniversario que tanto desejava.

Bruno 27/02/2012

O aniversario
Personagem: Talita: Linda e sofredora.
Severino: Nojento, misterioso e ameaçador.
Pai de talita: Simples, misterioso e tratava a filha muito bem.
Ambiente: São Paulo: Casa e rodoviaria.
São José do Rio Preto-SP: Casa, escola e clube.

Ana Caroline 15/09/2015

Neste livros vamos conhecer Talita, uma jovem de 14 anos que precisa se mudar urgentemente da casa da mãe na cidade grande e ir morar com o seu pai em uma cidade do interior. Ao chegar ela encontra o pai que a muito tempo não via e tenta restabelecer o vínculo que a muito tempo foi perdido entre eles.

No seu segundo dia na nova cidade Talita já vai para sua escola nova e logo de cara ela atrai a atenção de todos. Sua beleza não passa despercebida e isso vai lhe trazer muitos problemas. Apesar de ter apenas 14 anos, Talita já possui um corpo formado e como eu disse anteriormente esse pequeno detalhe vai lhe causar muitos problemas, por causa da sua beleza Talita vai enfrentar a inveja de supostas amigas, demonstrações indesejadas de interesse por parte de seus colegas de escola e até por alguns adultos que convivem com ela.

De acordo com o desenrolar da história o aniversário de Talita se aproxima e no dia da festa algo terrível acontece, porém ao acordar ela percebe que tudo foi um sonho e que ela tem uma nova chance de fazer as coisas. Contudo, nada está igual, os personagens mudam e a história muda então Talita se vê perdida na própria vida. O que ela pode fazer para evitar o que vai acontecer na sua festa de aniversário? O que é verdade e o que é mentira em toda essa história? Eu sei que vocês vão ficar curiosos, mas só lendo para saber o que realmente acontece na festa de 15 anos de Talita.

O Aniversário é um livro que por mais que você saiba do que se trata pela sinopse, a história ainda consegue te surpreender. Desde o início a história de vida da Talita parece ser ambientada em um filme de terror. Não sei se todos que lerem o livro vão se sentir dessa forma, mas ao ler eu me sentia dentro de um filme sombrio onde tudo poderia acontecer. Sabe quando você está vendo um filme de terror e fica sentada na ponta do sofá em frente a televisão com o corpo tenso só esperando algo acontecer e você pular igual uma pessoa desesperada porque levou um susto? Essa é a sensação que tive durante a leitura deste livro. E o final vai te deixa pensando "Como assim?", "E agora?", então leiam e tirem suas conclusões sobre esta história.

site: http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/