Ciência Contemplativa

Ciência Contemplativa B. Alan Wallace

Resenhas - Ciência Contemplativa

Rebeca 21/09/2022

Ciência contemplativa
É um livro muito bom, aborda muito sobre a história e filosofia da ciência ocidental. Eu esperava que tivesse mais sobre a cultura e filosofia oriental, mas há pouco sobre ela nesse livro, tem muitos mais sobre a cultura ocidental que a oriental, uma pena. Felizmente o autor faz críticas indispensável sobre a filosofia ocidental.

Citação favoritas:

"A expansão do conhecimento científico não trouxe nenhum crescimento comparável em termos de ética e virtude. Em consequência disso, a sociedade moderna adquiriu mais conhecimento e poder, mas não mais sabedoria e compaixão."

"Aqueles que procuram escapar do sofrimento correm diretamente para ele. E apesar do desejo de felicidade, movidos pela ilusão, eles destroem o próprio bem-estar como se fosse seu inimigo?"

"... a pesquisa científica é realizada por pessoas e, como as pessoas são governadas por diversas forças ? políticas, sociais e outras ?, os ideais da ciência podem ser bem diferentes do que ela de fato pratica."

"O cultivo da compaixão é como um fio de seda que perpassa e interliga todas as pérolas do colar das práticas budistas de meditação."

"Em nosso mundo moderno, as buscas de felicidade, verdade e virtude têm sido amplamente vistas como separadas e até opostas. Com a convergência de esforços entre a ciência, o budismo e outras importantes tradições contemplativas do mundo, podemos reintegrar essas importantes buscas e ajudar a curar o mundo de seu estado atual de desintegração, alienação, conflito e sofrimento."