Cantando um Blues

Cantando um Blues Isaac Soares de Souza

Resenhas - Cantando um Blues

vortexcultural 07/08/2016

Por Rafael Moreira
Cantando um blues, livro de Isaac Soares de Souza, autor de Zé Ramalho: o poeta do terceiro milênio, poeta e letrista, se apresenta como um amigo pessoal de Raul Seixas, e isso terá muita influência nessa obra.

O livro traz uma breve introdução ao ritmo negro do sul dos Estados Unidos, destacando suas origens – como a música dos escravos, com o objetivo de amenizar o sofrimento por sua condição, que tornou-se posteriormente algo como a voz dos oprimidos em busca da igualdade, voz essa melancólica e boêmia. Nas palavras do autor: “O Blues é tudo aquilo que a alma humana almeja: Liberdade, igualdade e fraternidade”.

O livro traça também um histórico do ritmo com essa introdução, colocando suas origens geográficas, as vertentes e os rumos que tomou ao se espalhar pela América e pelo mundo e, com isso, toda a influência na cultura musical que o Blues exerceu e exerce até hoje.

[Resenha completa no Vortex Cultural - Link abaixo]

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-cantando-um-blues-isaac-soares-de-souza/

Caio 02/05/2019

Livro legal que retrata de forma simples um dos maiores gêneros de todos os tempos: Blues.
Para mim o Blues é o pai da música moderna assim sintetizando foi através do Blues veio um monte de estilo que estamos acostumados a ouvir a partir do Séc XX: Rock N' Roll, Metal, rockabilly, R&B, Country pegou algumas influências principais, Soul também, e entre outros. Blues é o pai do Rock e fico mt agradecido ao Blues ter existido. No livro o Isaac retrata de forma simples, objetiva. Além de retratar o começo do estilo, retrata em pequenas biografias a história de vários músicos que fizeram a diferença e fazem até hoje no gênero. Ai vai entrar minha crítica: O livro é bom mas como o autor retratou Howlin' Wolf foi ridículo, nem escreveu 10 linhas direito e falou coisas insignificantes do artista e além de alguns outros faltou aprofundamento e importancia como Raul Seixas, Bo Diddley. E o livro tem muitos erros de português... Erros de acento, erros de letra faltando, palavras trocadas de ordem, vi mais de 4 erros de língua portuguesa. Bom o livro é um porta inicial bem simples e que explora um pouquinho de alguns artistas do genero, os mais famosos por assim dizer. E diz a história e como começou também de forma rápida, curta pois de acordo com o escritor não havia mais espaço para escrever e nem tem como falar de todo mundo. Concordo mas os poucos que falou, falou de forma muito curta e pouco desenvolvido ou alguns nem citou um album direito. Gosto da sinceridade do escritor, esse livro recomendo para quem é leigo e quer algo bem simples sobre o estilo Blues, se caso queira algo mais detalhado, mais aprofundado recomendo ir para outro lugar. Faz como eu: Pega esse livro aqui pois tem boas referencias também e vai para outro depois, sempre é bom ler diversos autores falando do mesmo assunto. 2.5/5.