Tabuleiro - Qual a Sua Melhor Jogada?

Tabuleiro - Qual a Sua Melhor Jogada? VAN CURTT

Resenhas - Tabuleiro - Qual a Sua Melhor Jogada?

Julia 20/01/2023

Minha opinião:
Quebrou muito minhas expectativas..... Principalmente o final, fiquei perdida,eu acho que ficou faltando algo,mas não sei dizer o que

Mi 02/09/2015

Confuso
Sinceramente não entendi nada, a história não tem muito conteúdo e parece que sempre falta detalhes. Não há distinção entre as personalidades dos personagens, e quando a narrativa começa rapidamente a ficar agradável aparece na história um fragmento totalmente dispensável e irreal, o que em certas horas faz o livro ser meio ridículo.
nessaregina 05/01/2018minha estante
Melhor definição não há!

Lili 06/01/2015

Tabuleiro
Gostei bastante do enredo do livro, embora tenha esperado mais do final. Detalhe, fiquei sem entender o epílogo.
van curtt 10/03/2015minha estante
Lili.. fiquei muito grato que tenha gostado do enredo do livro. Sobre o epílogo: Caroline fugiu do cativeiro e quando se deu com a rodovia, parou o primeiro motorista que encontrou para pedir por ajuda (Willian Fly), que se interessou pela história e começou com as entrevistas, o detalhe é que ele acolheu ela em sua casa mesmo grávida de Henrique, e, para tentar salvá-la do inquérito escreveu o livro. Ele conheceu Heine por quem se apaixonou, mas, tem Caroline em casa e agora tudo fica mais difícil porque Henrique prometeu-lhe a morte ... sobre o final, não considero um final, mas um fôlego para que a estória prossiga.. afinal, o projeto é que seja escrito os demais livros da trilogia XEQUE & MATE... Só então a biografia de Laerte se completa.. há muita estória para contar ainda... :) NO SEGUNDO LIVRO LAERTE É JURADO DE MORTE PELO PAI BIOLÓGICO - UM DEPUTADO DE BRASÍLIA...

pontas 14/08/2013

Tabuleiro
Laerte é um homem albino e está à procura de um emprego. Ele vai até uma loja no shopping, porém as pessoas ali o tratam com preconceito. O homem então perde a cabeça e acaba discutindo no meio de todo mundo, inclusive com uma funcionária, antes de se retirar.

Porém, antes disso, ele está na praia, e chama atenção de Susana, uma advogada que quer escrever um livro sobre pessoas que sofrem preconceito. Eles marcam de se encontrar e por acaso, Laerte volta a encontrar a senhorita que trabalhava no shopping. Ele e a advogada se acertam, só que horas depois a mesma senhorita que o tratou mal aparece morta. Fora brutalmente assassinada, e a única pista que a polícia tem, é uma luva branca.

Os indícios levam a Laerte, que jura não ter feito nada a Rose. Só que horas depois, ele recebe uma encomenda, que contem a faca usada para o crime, assim como a outra luva, ninguém vê, e isso pode incriminá-lo ainda mais. Uma colega que mora com ele na pensão vê e fica assustada. Ele chama Susana que quer ajudá-lo, mas quer saber a verdade. Até mesmo ela parece duvidar dele.

É tão difícil eu resumir a história. A sensação que tenho, é que qualquer coisa que eu disser pode ser algum spoiller. Isso porque os fatos se entrelaçam por todo o enredo, coisa que poucos autores conseguem fazer bem, mas Van conseguiu com maestria.

O livro se passa no Rio de Janeiro, o que dá mais realidade à história. E quem pensa que o livro só se trata de assassinato, está enganado. Nas entrelinhas ou não, podemos assimilar alguns outros pontos, como o preconceito, pobreza e o poder. E sem querer ofender ninguém, isso traz a tona uma realidade brasileira recriada em detalhes no livro.

Os detalhes são outros pontos fortes. O autor faz questão de dar todo o detalhe possível em cada fala, em cada pensamento dos personagens. Nada parece forçado, o que deixa a leitura ainda mais interessante. Os personagens são intensos e passam por situações pesadas. O clima do livro se torna tenso aos poucos, e isso fez com que eu também ficasse tenso.

O enredo é criativo e o autor usou com inteligência muitos fatores que deixam qualquer triller interessante e irresistível. Acreditem, vocês vão se surpreender muito durante a leitura. Me surpreendi com a história, com a narrativa e com o rumo que o autor leva as situações.

Só que, assim como está escrito na capa, o livro é mesmo profundo e muito, muito denso. Essa não é uma leitura para qualquer um. É pesada e forte, e consegui constatar isso nas primeiras páginas. Quando cheguei na página 100, a impressão era que já tinha lido uma 400. Parei e continuei a leitura várias vezes, porque precisava respirar para me jogar mais uma vez na história.

A diagramação do livro também não ajuda muito. As folhas são bancas e as letras são muito pequenas, o que contribuiu para o meu cansaço em vários momentos. Em compensação a capa pra mim é instigante e tem a ver com a história, se ela já dá uma sensação de profunda tensão psicológica, imagine o que você não encontrará dentro.

Por mais que o livro tenha excedido as minhas expectativas, eu me cansei muito durante a leitura, terminei realmente exausto. O livro é bom e eu indico àqueles que gostam de tensão psicológica e de um ótimo triller. Pra mim, o livro leva três estrelas.

site: http://minhasalaprecisa.blogspot.com.br/2012/11/resenha-tabuleiro.html

Amanda's Tale 01/05/2013

Van Curtt - Tabuleiro
Como você podem ver muitos dos livros que estou lendo são brasileiros, pois quero também valorizar a literatura brasileira, pois os novos talentos estão vindo com toda a força. E eu não poderia deixar de falar do livro o tabuleiro do autor que usa o pseudônimo Van Curtt, eu demorei pra ler um pouquinho, pois eu li e parava, estava me afastando um pouco da leitura, mas voltei e fui lendo aos poucos o livro, as primeiras páginas é um pouquinho complica e cansativa, pois é usado um termo jornalístico, mas depois disso o livro ficou ótimo, não tenho nada do que reclamar do que alguns errinhos ortográficos que teve no livro, mas não prejudicou a qualidade do livro.
O autor é um amor, muito agradável e sempre responde suas mensagens, ele me mandou o livro com os marcadores a um tempinho e fiquei muito feliz até agradeço ele por isso. E conversando com o autor e vendo o que estava escrito no livro, será uma trilogia. Sendo que o autor está tentando entrar em outra editora, e tem toda a burocracia, então não tem previsão para o segundo livro.
Mas agora vou falar um pouquinho do livro, ele retrata da vida de um albino Laerte, que tem sua fica transformada depois que uma advogada Suzana, decide fazer um livro sobre a sua vida, além disso, no Rio de Janeiro vão acontecendo vários assassinatos, e quem é o suspeito? O Albino. Você a todo o momento ficava pensando quem será a próxima vítima desse serial killer, e em uma das mortes eu fiquei bem triste, não queria que a pessoa tivesse morrido, desejava seu final feliz.
Mas e você teria coragem de jogar? E se isso pudesse tirar sua vida? Destruir sua família? Mesmo assim teria coragem de jogar? O livro é cheio de perguntas, que ao longo vai sendo respondida. Fiquei bem surpresa com o mandante dos crimes, nunca poderia imaginar e não foi comum, foi bem diferente do que poderíamos imaginar.
O assassino deixa sua marca registrada em cada corpo que é encontrado, uma peça de xadrez, isso que identifica o autor desses crimes, pois ele tá jogando, mas com quem que ele está jogando?
Além do mais o livro trás assuntos como bullying, política, sentimentos, prostituição, polícia corrupta, jornalistas corruptos, preconceito, adoção. E, além disso, a condição humana do protagonista você pode perceber que ele se sente inferior, que não sabe pra que serve a sua vida, ele não tem ninguém que o ame de verdade e, além disso, ele sofre muito preconceitos por ser albino, é solitário, e dá pra perceber que é depressivo. Além disso o enredo do livro é estilo Sidney Sheldon, ou até mesmo as séries Bones e C.S.I onde fica procurando o assassino, sendo que a gente ver pelas duas visões a do assassino e o da polícia, mesmo não sabendo quem são os bandidos.
O livro faz você ver por outro lado, faz você perceber a condição humana de uma pessoa, e faz você dá mais valor a sua vida e a das pessoas que você ama. Que a qualquer momento você pode perdê-la. Eu recomendo esse livro, a leitura é um pouco rebuscada mais vale a pena ler. Quando eu olho pra capa me dá um nervosinho, pois parece que ele vai esmagar a cabeça dele rs. Espero que vocês apreciem da mesma forma que eu.

Editora: Novo século
Páginas: 534

Tribo do Livro 27/08/2012

Impressão de Leitura - Rafael Dorr

Primeiramente quero comentar sobre a formatação do texto no livro que quase não possui margem, e as letras são muito pequenas, o que pode desanimar alguns leitores, com suas 536 páginas, em minha opinião podiam te-lo formatado melhor o que obviamente aumentaria a quantidade de páginas.

Tabuleiro tem como foco todo o lance dos jogos de azar e a obsessão pelo sucesso, mas também aborda muitos outros temas como: preconceito, bullying, adoção, as conspirações no governo, o lado da compaixão com o próximo. Laerte Hermom é o personagem principal da trama, Susana a advogada que fez de tudo para que Laerte não fosse mais uma vítima de preconceito sem ao menos que respondesse a um processo decente.

A trama ocorre especificamente no Rio de Janeiro, onde acontecem casos de descriminação, assassinatos, corrupção, conspirações entre outras coisas. Conta a história de um homem albino que sofre pelo olhar preconceituoso da sociedade, é acusado de assassinato, descriminado ao tentar conseguir emprego. Enfim, relata também casos de conspirações contra o governo do Estado do Rio de Janeiro e também tem um “Q” de romance, um bom romance policial .

Um dos conflitos principais é sobre um homem albino que luta para ser tratado dignamente pela sociedade preconceituosa na qual vivemos, mesmo com todo grau de inteligência, falando inglês e não possuindo nenhuma limitação física é tratado com diferença apenas pelo tom de sua pele. Há muitas situações complexas, uma delas acontece logo nas primeiras páginas ao procurar um emprego como vendedor, Laerte é tratado como lixo e promete que não seria a primeira vez que Rose o veria, desse momento em diante toda trama já começa a ganhar contornos muito interessantes.

A narrativa é muito rápida, não chega nem perto de ser entediante, o autor desenvolve super bem e dinamicamente toda a trama, fazendo você não ter vontade de parar de ler, sempre te deixa com perguntas na cabeça, do tipo: E agora como ele vai reagir? Como vai superar isso?. E há também um personagem Mcklim, sem dúvida foi um dos que deu uma “roubada na cena” quase na metade do livro.

O que mais gostei foi à forma como o preconceito é abordado, nada sutil, nada disfarçado, nada por debaixo dos panos e sim tudo de forma bem aberta e clara, sendo bem fidedigna a nossa realidade. Infelizmente, em nossa sociedade tudo que foge do “estereotipo normal” é tratado com preconceito, de forma bem agressiva e, é exatamente assim que o livro aborda o tema. Recomendo este livro para quem curte narrativas e filmes de investigação criminologia , por exemplo, quem gosta da série C.S. I, vai curtir demais o livro. Devorando-o muito rápido, pois o livro sempre te deixa querendo saber o que vem pela frente, quem fez tal coisa, como será solucionada tal situação, é muito interessante MESMO, super -recomendo.

Em suma, são inúmeras abordagens interessantíssimas no livro, vale MUITO a pena ler, pois com certeza muitas pessoas vão gostar e ficar aprisionados ao livro até ele terminar, assim como eu fiquei. Acho muito bacana para as pessoas que conseguem montar um filme na cabeça ao ler livros com temas investigativos. Minha impressão ao lê-lo, é que estava ali dentro daquela história, de tão aprisionado que fiquei. Todas as tramas são bem costuradas não deixando espaço pra você “viajar na maionese” no meio da leitura, ele é bem direto e objetivo. Van Curtt é um autor muito promissor nesse estilo literário, diferente de tudo que já vi no gênero. Já estou com vontade de ler a continuação de Tabuleiro e também O Condutor, outra obra dele. Enfim só lendo mesmo e se apaixonando assim como eu me apaixonei, espero que curtam tanto como eu curti.