Bandidos

Bandidos Eric J. Hobsbawm

Resenhas - Bandidos

Renato S. Grun 27/11/2013

Em um estudo influente, com uma prosa simples e compreensível Hobsbawm oferece visão da história a partir do ponto de vista de um europeu, cujo trabalho analítico sobre a história do conceito de "nação" é notável.

Este livro em particular lida basicamente com o comportamento e a trajetória de bandidos sociais (se podemos chamar assim) como Robin Hood, Lampião e outros. Para Hobsbawn o bando de salteadores está fora da ordem social que aprisiona os pobres. É uma irmandade de homens livres, não uma comunidade de pessoas submissas que no entanto não apartam-se inteiramente da sociedade. Sua pesquisa conceitua o banditismo social como uma forma primitiva de protesto social organizado e situa este fenômeno quase unicamente em condições rurais quando o oprimido ainda não alcançou consciência política ou métodos mais eficazes de agitação social. Esta forma de protesto social surge e se torna endêmica e epidêmica durante períodos de tensão e deslocamentos em épocas de escassezes anormais, como fome e guerras, ou depois delas. Sua pesquisa ao meu ver talvez não seja o suficiente fixada nos fenômenos nacionalistas fora da Europa, mudanças estas provavelmente tão ou mais espetaculares do que ocorreram no Velho Mundo.

João Paulo 27/01/2014

(Resenha voltada apenas para o interesse cangaço e Lampião.)

O livro faz uma ótima análise sobre os bandidos sociais: sua (duvidosa) existência, causas e consequências. No quesito específico cangaço e Lampião, existe pouco estudo, algumas meras páginas. Se seu objetivo é saber sobre os assuntos referentes ao cangaço, existem outros livros bem mais completos. Mas no estudo do bandido como um geral, é ótimo.

Volnei 02/10/2015

Bandidos
Há a mais variada forma de um individuo entrar para a história de seu país ou mesmo para a história do mundo. Muitos destes tornaram-se conhecidos por promover o terror a seu povo. Cada pátria traz um nome, hoje conhecido na história . Em nosso caso temos Lampião, no México Pancho Vila. Atualmente no Brasil temos outros nomes que ainda não entraram para esta lista mas com certeza ão de entrar como grandes traidores pelo crime de Lesa-pátria. Homens eleitos pelo povo mas que se mostraram nocivos ao país.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/