Todos los nombres

Resenhas - Todos os Nomes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernando.Hasil 24/03/2024

Stalker do cartório
Escrivão curioso que como hobbie gosta de conhecer detalhes das pessoas, e com o material do cartório em mãos mais sua vontade, vai além do seu trabalho e se coloca em situação complexa.

MathFeitosa 06/03/2024

A obra conta a história de Sr. José, um trabalhador da Conservatória Geral do Registro Civil. Colecionador de recortes de pessoas famosas, certo dia se depara com uma fotografia de uma desconhecida, que o faz sentir um desejo de conhecê-la a todo custo.

Tenho o exemplar português das primeiras edições, não sei realmente como chegou na minha família, mas fui bem instigando para a leitura. Talvez alguns achem uma passagem ou outra do livro um pouco lenta, mas acho que tudo se faz necessário para a construção do enredo.

Beatriz3345 22/02/2024

Não é uma obra prima, mas é quase.
A história é muito bem construída e eu gostei dos temas tratados, mas não dei 5 estrelas porque achei deveras prolixo e repetitivo, o que causa tédio. Se isso foi intencional, brilhante! Mas me fez pensar diversas vezes nas frases "resume, por favor" e "já falou isso mais de uma vez".

Vic 18/02/2024

Que jornada!
Um livro extraordinário que ao mesmo tempo não tem nada de surreal ou mágico, é incrível a forma como Saramago escreve de maneira a tornar o mais burocrático dos trabalhos e o mais metódico dos funcionários algo que te motiva a ler sem parar. Aqui conhecemos Sr. José, um senhor funcionário da Conservatória Geral do Registro Civil que sai de sua rotina em busca de uma mulher desconhecida, sensacional! Gostei desde o chefe até a ideia do fio de Ariadne e dos questionamentos com relação ao mundo dos vivos e dos mortos.

diegoviegasss 09/02/2024

Bom!
Uma boa introdução para as obras do Saramago. Uma história muito bem escrita, os cenários são ótimos e o desenvolvimento é muito bom. Demorei um pouco para terminar, mas com certeza valeu a pena.

alicefnevs 25/01/2024

Fio de ariadne
Sou totalmente rendida a esse autor não dá.
amei a metáfora do fio de ariadne (principalmente depois de ouvir a história do centauro no labirinto) porque ele faz uma coisa super simples se relacionar a mitologia grega. não dá pra mim
apenas ele

Ricardo.Borges 21/01/2024

Ficção burocrática
Imagine um cartório, um cartório surreal, em q todas as pessoas estivessem com seus documentos de nascimento, casamento, divórcio e morte registrados lá. Essa é a Conservatória.
Agora imagine um regime de trabalho também surreal, onde os funcionários são quase como robôs, cumprindo determinações em uma cadeia hierárquica absurda, com normas inimagináveis. Esse é o cenário em que o Sr. José, um destes funcionários de baixa escala, subverte seus próprios comportamentos e a cultura organizacional para buscar um documento de uma pessoa desconhecida e assim conhecer (e talvez se apropriar um pouco) sua vida.
Narrada com muitas descrições e detalhes, as aventuras do Sr. José dentro e fora da Conservatória enchem as quase 300 páginas do livro com momentos de suspense, tédio (pq não?), vergonha, ansiedade e indignação.
Teria valido a pena?

Livros e Pão 11/01/2024

Um verbete fora de lugar
Em meio ao labirinto do escritório, Sr. José descobre um fio de Ariadne inusitado que faz com que ele afrouxe a gravata e jamais volte a ser o mesmo.
O Saramago tem uma escrita única e que te envolve pelas beiradas, às vezes deixando uma confusão, e outras vezes deixando muito claro o que ele quis dizer. Se você se permite embarcar na leitura, é uma experiência muito proveitosa

Allan.Franck 12/12/2023

A busca do inominado
"Todos os nomes", de José Saramago, foi o meu primeiro romance de leitura do autor. Antes havia lido "Objeto Quase", uma coletânea de contos anterior. Como o livro de contos adveio décadas antes, podemos perceber o florescimento das ideias e da literatura de Saramago ao longo de outras obras. Neste livro em particular, ele problematiza a questão da identidade a partir da oposição entre ser e parecer. O romance aqui nos leva a perceber que nenhum nome é suficiente o bastante para definir quem realmente somos. O percurso do quase anônimo Sr. José constitui uma busca pela essência humana. Valendo-se de seu Hobby de colecionador de recortes de figuras em jornais e revistas, José transforma a sua própria vida, até então previsível e monótona, no momento em que é consumido pela obsessão e a busca pela mulher desconhecida do verbete. Com referências a mitos gregos, a história desenvolve de modo a contrapor-se ao ritmo agitado e alienante do tempo moderno. Por causa de uma mulher desconhecida, o 'herói' O autor reitera a necessidade de conhecer aquilo que nos constitui como indivíduos, reagindo a uma espécie de massificação muitas vezes imposta pela sociedade.

Lucas 20/11/2023

Livro pouco conhecido do Saramago, mas de uma lindeza, delicadeza e sutileza incríveis. Para quem gosta da obra do autor, essencial a leitura desse.

Claudia.Pinto 24/10/2023

E agora, José...
Passei semanas lendo e desejando chegar ao final para descobrir junto com o Sr.José toda a informação que ele necessitava. Tudo pra chegar ao final e lembrar que com Saramago nada é como queremos. Pra lembrar da nossa insignificância. O narrador nos revela tudo e não nos revela nada.

Lisandro 26/08/2023

Esses finais...
Eu não gosto dos finais dos livros de Saramago, mas o processo até chegar lá é envolvente demais pra deixar de ler.

NanaAntonia 16/07/2023

Fiquei surpreendida por essa história, quando li a sinopse pela primeira vez não achei tão interessante mas acabei insistindo na leitura, e olha foi muito positiva.
A forma que ele retrata a simplicidade da vida e sobre o quando se vive apenas no seu mundinho, o autor nos traz isso de uma forma tão surpreendente.

Anderson401 12/07/2023

Todos os nomes? nenhum nome
José, nome do autor e também do personagem principal, será o único nome que vamos encontrar nesse livro.
O sr. José trabalha na Conservatória do Registro Civil em Portugal, uma repartição pública que equivale ao nosso cartório de registro civil.
Nenhum personagem, com exceção do principal, tem seu nome mencionado durante toda a história.
O título faz alusão ao ofício praticado na Conservatória, onde se registram todos os nomes das pessoas nascidas e, por consequência, das falecidas.
O livro trata da solidão e do auto conhecimento do personagem principal que, apesar de rodeado de tantas histórias de vida contadas nos registros que manuseia diariamente, acaba por não viver sua vida, enquanto se vê obcecado pela vida de pessoas famosas, até que uma mulher desconhecida desperta a consciência da finitude que se aproxima.

snekers ð 08/06/2023

Um único nome.
Amo as obras do Saramago e o considero um dos meus autores que mais me identifico, porém, apesar das similaridades com "O homem duplicado" ? um ótimo livro do autor ? não consegui me conectar com a história, com os personagens ou com um todo.

Comparando com o livro citado acima, os dois tem uma mesma estrutura: protagonistas masculinos, conectados por uma intensa obssessão por uma pessoa que não conhecem. Mas, ao contrário de "O homem duplicado", a justificativa desta "loucura" do protagonista não foi crível para mim, não consegui nem por um momento entender os motivos que o levavam a fazer isso, e simplesmente me vi em uma narrativa que anda e não chega a lugar nenhum.

Talvez tenha colocado expectivas demais, talvez colocado expectivas de menos, mas foi uma leitura que não me encantou.

Minhas considerações finais: o protagonista não me convenceu. A cada 5 páginas a minha única unidade de pensamento foi "tinha que ser um velho". Um pouco etarista? Sim, não me arrependo.

O final, para mim, foi um pouco jogado, tive bastantes pensamentos sobre uma possível reviravolta e não teve, não consegui compreender as atitudes de um personagem secundário que parecia estar ali apenas para que a história tivesse momentos a mais de tensão e "filosofia".

Indico para aqueles que já conhecem o estilo do José, mas não para aqueles que desejam conhecer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5