O paraíso de Zahra

O paraíso de Zahra Khalil e Amir

Resenhas - O paraíso de Zahra

akasaori 05/06/2020

O Paraíso de Zahra é uma HQ sensível e densa. Demorei mais de um mês para concluir a leitura, tanto por precisar priorizar outras que passaram pelo caminho quanto porque precisava processar as informações que estava lendo.
A história se dá a partir do momento em que Mehdi desaparece após uma das manifestações contra o governo do Irã e seu irmão e sua mãe começam a busca para encontrá-lo. Visitam hospitais, necrotérios, contatam brocratas e todas as pessoas próximas à família para ajudar na busca.
Nessa HQ sentimos parte da grande carga emocional que paira sobre um governo tirano e o descaso com o ser humano.

Felipe 30/10/2023

História incrível e artes lindas
Às vezes precisamos de uma ficção para retratar a realidade de algo. É o caso de O Paraíso de Zahra, uma premissa óbvia mas com uma construção belíssima, cheia de alegorias e referências ao "mundo real". Talvez se fosse um HQ jornalístico não seria tão bonito (apenas talvez, não sei).
A última parte você sente a dor da mãe, vendo os quadros e os textos belíssimos, algo que somente HQ consegue nos passar. Mesmo se fosse um livro bem escrito ou até um filme não conseguiria transmitir dessa forma única.
Sem mais, apenas leiam essa Graphic Novel.

moacircaetano 28/02/2022

Pungente, tocante, sensível. Devastador.
Um grito vindo do fundo do coração islâmico, Islã que vem sendo aviltado há décadas em nome da política e do poder.
Dolorosamente belo, como só as tragédias podem ser.

04/11/2015

É uma história real com personagens fictícios. Uma mãe em busca de seu filho desaparecido depois dos protestos no Irã em Junho de 2009, que mais tarde viria a ser conhecido como Movimento Verde Iraniano.

A dor de uma mãe que não sabe se o filho está vivo ou morto, e nem por onde procurar já que a burocracia e a corrupção domina aquele país. Aquele cara que fica coçando o pé ao invés de atender as pessoas que ficaram na fila por horas é extremamente revoltante e não duvido nada que seja assim mesmo. É um descaso que beira ao desespero e nem quero imaginar o quão horrível deve ser vítima desse tipo de coisa. Tem uma cena em particular dessa mãe sofrendo depois de receber uma notícia trágica que é muito angustiante ler.

É ricamente ilustrado, com as páginas sendo preenchidas de uma forma esplêndida. Os desenhos são detalhados e abundantes, mas sem poluir.

Também tem o mérito de ser altamente informativo, indo além do básico e abordando questões interessantíssimas, te colocando ali no meio dos protestos e te fazendo realmente pensar no que acabou de ler.

Ton 23/06/2021

Allahu Akbar
Algumas graphic novels que li e que se passam no Oriente médio sempre me impressionaram.
"Petrópolis", "Frango com Ameixas" e "Caçador de Pipas".... A história e o contraste cultural haviam me marcado.
Mas "O paraíso de Zahra" realmente me impactou. Uma história fictícia para retratar e até mesmo denunciar algo real.
A história é tão seria que até hoje o escritor e o cartunista se mantém desconhecidos. Mas esse livro é maravilhoso de tantas maneiras.... seja pela história marcante, seja pelos traços do desenho, seja pela parte final onde há explicações para entendermos melhor alguns pontos, personas e locais da história.
Temos um Irã abalado pela corrupção, manipulação, autoritarismo e deturpação das palavras de Deus.
Leiam.... apenas leiam.

Catherine 19/09/2021

"Um filho desaparecido, uma eleição roubada, é este o Irã?"
O paraíso de Zahra é uma leitura em quadrinhos com um tema sensível e que requer tempo para digerir a estória.

Se passa em Teerã, capital do Irã, no ano de 2009, no período das eleições presidenciais e efervescência de manifestações e de denúncias aos resultados eleitorais da república iraniana.

Após um dos maiores protestos ocorridos na capital, o jovem Mehdi desaparece e a partir disso, sua mãe Zahra e seu irmão Hassan iniciam suas buscas para encontrá-lo.

Pela contação de Hassan, nos é apresentado a realidade desse regime opressivo, as angústias das mães que tem seus filhos como desaparecidos, as corrupções dos setores públicos e ainda sim pessoas que buscam ajudar e resistir de alguma forma.

É uma leitura muito necessária e por ser feita com base em eventos reais, traz uma visão do Irã dessa última década.

Danilo 14/12/2018

Paulada
O Paraíso de Zahra retrata uma realidade política de formas muito realistas. É uma obra de ficção que carrega inúmeras verdades consigo. O realismo muito bem exposto faz com que, já nas primeiras páginas, um sentimento de angústia permeie o leitor. Não é uma hq para entretenimento, é como um documento da realidade de parte do nosso mundo.

mai 25/11/2020

lindo, triste, pesado
muito importante, um olhar de dentro do Irã ajuda a intender muita coisa

MENINALY 19/04/2012

FINAL EMOCIONANTE!!!
Fiquei sabendo deste quadrinho no site do pipoca e nanquim (site dedicado ao mundo dos quadrinhos e cinema), fiquei louca querendo, a estoria (mesmo que como informando no proprio HQ é ficção, mas com muita realidade por de trás), se passa na epoca das eleiçcões no Irã e sobre a fraude que ocorreu, os protestos que ocorreram (principalmente por parte dos jovens) e o desaprecimento de um jovem de 19 anos e a busca do mesmo pela sua mãe e irmão. O Inicio é muito parado (isso fez com que eu deixasse ele de lado e fosse ler outras coisas), mas a estoria vai se devenvolvendo de uma forma que passando da metade do Hq eu não consiga parar de ler...até chegar ao final maravilhoso e emocionante. Os traços (desenho), belissimo. Não ganhou 5 estrelas pq realmente o inicio é muito lento...

Cilmara Lopes 11/01/2017

Uma luta ainda andamento no Irã.
Um filho desaparecido em meio aos percalços políticos no Irã.
Uma mãe e um irmão desesperados a sua procura, uma angústia a cada parada em hospitais e necrotérios.
Uma nação atolada em sujeiras políticas e clamando por socorro.
A hipocrisia em nome de Deus.
Uma grafic novel emocionante, cheia de realidade, diria que tão importante quanto Maus, Persépolis, Habibi, O Mundo de Aisha e Uma Metamorfose Iraniana.
Apesar de personagens fictícios retrata com genuinidade o período de protestos em 2009 no Teerã. Onde vários jovens morrerão contra a opressão.

orpamela0 29/07/2023minha estante
??