Réquiem Para Um Assassino

Réquiem Para Um Assassino Paulo Levy

Resenhas - Réquiem Para Um Assassino

Felipe 30/08/2021

Réquiem para um Assassino
Meu primeiro contato com o autor foi em "Morte na FLIP" e já tinha adorado a forma de escrita do autor e todo o enredo.

Nesse livro temos o primeiro grande caso do delegado Joaquim Dornelas na fictícia cidade de Palmira, litoral sul do Rio de Janeiro. Um pessoa é encontrada morta próxima a um manguezal e o delegado precisa descobrir quem mandou matar o famoso Zé do Pó. Um livro bem escrito e para quem gosta de uma história policial, é um ótimo passatempo.

Adriano 16/08/2013

Uma trama muito bem construída ;)
A narrativa acompanha o mais novo solteiro abandonado pela mulher, Delegado Joaquim Dornelas, que durante a ida para o trabalho é surpreendido com um corpo próximo a baía. Até aí tudo normal, a não ser o fato de que a pessoa a retirar o corpo da lama não foi o IML, mas o próprio Dornelas!

O corpo encontrado não possuía nenhuma identificação e a única coisa diferente era um curativo no braço, mais precisamente na veia.

Com a descoberta desse corpo numa cidade tão pequena como Palmyra, coube ao delegado e a sua equipe tentar solucionar o caso o mais rápido possível, antes que o tempo passasse, as pistas se escasseassem e tudo ficasse na lógica da impunidade!

A partir do momento que o corpo foi descoberto, surge na trama o vereador Nildo Borges mostrando-se extremamente solícito e cooperativo as investigações e munindo-se de informações valiosíssimas. Nesse ínterim, surge também a irmã do morto, chamada Maria das Graças, uma mulher seduzente, meretriz e com uma história sobre a morte do irmão.

O delegado vê-se numa trama envolvendo o tráfico de drogas, influências, política e dinheiro. Todos os detalhes foram bem pensados e não há pontas soltas. Confesso que esse foi o primeiro romance policial em que eu acertei quem era o vilão. rs
- O único ponto negativo que achei no livro, foi a capa. Sinceramente eu ainda não consigo compreendê-la!

No entanto, a leitura é bem rápida, fluida, todo o mistério da trama se envolve com a vida particular de Dornelas, tornando a estória bem mais legal!

A cada dia que passa fico mais contente com a nossa literatura! São tantos livros bons que fica até impossível escolher os melhores!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/08/resenha-requiem-para-um-assassino-paulo.html
Gu 13/11/2013minha estante
Adoro investigação! :)

Ju 21/07/2013

Réquiem para um assassino
Um homem aparece morto, sem nenhuma identificação. Aparentemente, seria difícil saber de quem se tratava. Mas, muito rapidamente, duas pessoas entram em contato com o responsável pelo caso, e informam ao delegado quem é a vítima do "Crime do Mangue": José Aristodemo dos Anjos. Só que ele nunca tirou uma identidade na vida, e fica complicado até mesmo comprovar que o morto é quem dizem ser.

Réquiem para um assassino é o primeiro livro de Paulo Levy. Uma história policial com foco na investigação, ou seja, bem o meu estilo. Não é sangrento, apesar de contar com algumas mortes. Me deixou tensa, com medo de qualquer barulhinho que eu ocasionalmente ouvia em casa. Fiquei super ansiosa enquanto aguardava a resolução do caso. E, o mais importante, não me decepcionei com o final. A explicação fez total sentido, me deixou satisfeita.

O delegado Joaquim Dornelas é o responsável pela delegacia de Palmyra, uma pequena cidade no interior do Rio de Janeiro. Gostei dele de cara. A gente sente o quanto ele é humano e percebe que ele ama o seu trabalho e que dá o seu melhor, sempre (mesmo que isso transforme sua vida pessoal num caos). Um homem íntegro, inteligente e perspicaz (e um viciado em novelas... rs...).

"Os tempos mudaram, muitos preconceitos caíram, a idade passou a lhe pesar cada vez menos sobre os ombros e a mente. Seus anos de vida eram apenas números que mudavam. O que lhe importava era como se sentia em relação ao tempo vivido, ao presente e às perspectivas para o futuro."

Adorei os momentos em que uma luzinha se acendia na mente dele e ele corria para esclarecer um fato novo. Torci demais para que ele resolvesse tanto o caso quanto a bagunça em que sua vida havia se transformado.

A narrativa do Paulo faz com que a gente não queira largar o livro. Desconfiei da pessoa errada, depois da certa. Mas, ainda assim, não tive certeza antes da solução do caso. Foi muito bom me sentir envolvida na investigação, e poder vibrar com cada descoberta de Dornelas.

Alguns erros no texto me incomodaram um pouco. São poucos, na verdade, mas tenho mais problemas que as pessoas normais com isso... rs... Mesmo assim, recomendo que leiam. Existe um segundo livro em que o delegado é o protagonista, Morte na Flip, e espero logo poder falar dele para vocês.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-requiem-para-um-assassino.html
Leilane 21/07/2013minha estante
Gostei muito da resenha! Quase me fez ter vontade de ler o livro, quase... É que o gênero não é apelativo para mim, prefiro ver uma série ou um filme policial, os livros sempre me dão preguiça e parece que não terminam nunca, ou seja, o problema sou eu, não a história - kkkkkk. Espero que um dia um livro policial me enlace de um jeito que eu me arrependa de tudo o que declaro atualmente. kkkk

Juh 21/07/2013minha estante
Aaaaah Ju se a sinopse já tinha minha conquistado, imagina agora com sua resenha, poxa esse livro tem tipo o estilo do Sherlock Holmes e eu gosto muito dessas narrativas que resolvem dois casos ao mesmo tempo, como este que resolve o assassinato e a vida do delegado. MUiito bom!!

Cris 22/07/2013minha estante
Eu também não sou fã de livros policiais, esse aqui só me chamou a atenção por ser uma história que se passa no Brasil.

Lore 22/07/2013minha estante
Acho que só li um livro policial na minha vida, acho que era do sidney sheldon, não lembro se era dele mesmo e não me recordo muito bem porque já faz um tempo mas, lembro de ter gostado bastante o livro. Como não li muitos policiais, não sei se gosto ou não do estilo. Réquiem para assassinos me pareceu bastante interessante, bastante envolvente. Adorei o nome do livro, para começar, e achei muito legal o fato de ele ser de um autor brasileiro. Gosto de quando um livro te faz especular, pensar, e espero gostar desse também. Adorei a resenha Ju (:

Michelli Prado 02/08/2013minha estante
Eu já tinha vontade de ler o livro, fiquei com mais.
Eu gosto bastante de uma boa investigação policial, daquelas que nos deixa ligadas e doidas para tentar descobrir quem é o assassino (ainda que geralmente falhe, rs).

Thaís 03/08/2013minha estante
Adorei o livro Ju! Apesar que eu tenho que admitir que a capa não me deixou nem um pouco ansiosa pela história :/ Olha eu de novo jugando um livro pela capa (que vergonha Thais!) Adorei a história, mas acho que minha mae ia gostar ainda mais (ela amaaa livro policial haha)

Ana Rocha 13/08/2013minha estante
Como já comentei na resenha do blog: vai pra lista de "vou ler"
o/

Marina Mendes 20/02/2024

Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro. A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. Abandonado pela mulher e longe dos filhos, o delegado Dornelas, um tipo humano, amante de cachaça e de mingau de farinha láctea, se envolve de corpo e alma no caso em busca de salvação. Sem aviso, a irmã do morto e um vereador poderoso aparecem para dar informações importantes sobre o que se tornaria um caso de dimensões bem maiores do que Dornelas poderia imaginar. Aos poucos se revela uma complexa teia de interesses envolvendo a política, o tráfico de drogas, a prostituição e a comunidade local de pescadores. A intuição aguçada, a cultura e o conhecimento das forças que movem a natureza humana permitem ao delegado Joaquim Dornelas se mover habilmente pelo emaranhado de fatos e versões que a trama apresenta. O que a princípio seria mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal.

SuAlen.Pawelkiewic 13/01/2022

Aquele mistério cheio de ensinamentos.
Nesses últimos tempos estou lendo mais livros de autores brasileiros, algumas pequenas decepções e outras agradáveis surpresas. Como sou apaixonada por livros de investigação, Réquiem para um assassino, foi uma surpresa muito agradável.

Um assassinato misterioso, alguns suspeitos, mentiras, política, drogas, romance, tudo isso envolvem essas páginas. Joaquim Dornelas, além de ser o delegado responsável pelo caso, está passando por uma situação particular delicada.

Um livro cheio de mistérios, começando pelo título, que só fui entender no final da história e, sim tem tudo haver com ela. O crime em si, parece bem simples, com o desenrolar da história se torna bem complexo e a solução está longe do fim. Dornelas entra em um mundo de reflexão e amadurecimento, tanto profissional como pessoal.

Adorei cada detalhe do livro, o autor elaborou muito bem a história e como se passa no Brasil, me fez sentir estar envolvida na investigação, para quem gosta desse gênero, recomendo. ???

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Aleatorixz 24/06/2022

Gostei mas achei bem previsível quem era o assassino e tals. Mas a leitura te prende e é gostosinho de ler

Brina 11/04/2022

Como todo livro de investigação escrito por homens normalmente as mulheres so servem para interesse amoroso, e nesse não é diferente, da ate preguiça. A trama é bem simples e sem muitas surpresas. É uma pena ter que ler sempre a mesma narrativa.

LiteraNayla 15/09/2022

A outra face do crime
Esse livro é definitivamente um dos melhores romances policiais que li. Paulo Levy elevou a história a um status de humanidade muito bom. É impossível não se apaixonar por todos os personagens, mas principalmente pelo Dornelas. Um homem que teria tudo para se amargar com a vida, mas que cumpre seu dever com primor e que, principalmente, e um humano incrível. O amor que ele mostra pela profissão e pela vida é muito gostoso de ler. Cenas muito bem escritas e leitura leve. Mais um incrível nacional pra conta.

Caroline 06/11/2022

😐
Não sei como descrever minha opinião, então vou dizer que achei um livro bem pé no chão. É uma história simples, tudo faz sentido e é amarrado, mas também não há surpresas ou, na minha opinião, muito mistério.
Em resumo, é bem linear, com um ou outro baixo, mas sem altos.

Marcus 08/03/2022

Recomendo para quem curte Policial
Trama bem pensada.
Envolvimento interessante com personagens.
História secundária pessoal do protagonista é bem descrita envolvendo sentimento e expectativa.
Final do livro é o ponto onde eu talvez sugerisse alguma alteração....mas neste ponto em particular espero você ler e vir comentar, tudo para eu não soltar algum spoiler.

Luca.Lopes 09/10/2022

Um livro muito bem estruturado e que te envolve do começo ao fim. Vale muito a pena! Os personagens são muito bem desenvolvidos.

Jeh 18/07/2013

Adoreii!!
Um livro muito bom e muito bem escrito.
Adoreiii!!Esse é um dos primeiros "policias"que leio e não é que eu acho que viciei??!!
O charme da cidade pequena Palmyra, onde toda a estória se desenrola é um máximo, eu já adoro, o Delegado Dornelas, um homem com muitos problemas, quase depressivo eu achei, é duro na queda, todos seus amigos e seus colegas de serviço participam de todos os detalhes para desenrolar o crime, junto com todo o mistério de descobrir o que e como aconteceu com o homem que acharam na praia Dornelas se abre para um novo romance com a Doutora Dulce, a legista.
Ou seja nesse livro tudo te prende até o final, uma leitura empolgante, que vale muito apena você ler , mesmo se você não leu nenhum desse estilo não perca tempo e leia, porque tenho certeza de que como eu você irá gostar!!!

site: http://livrosumapaixao.blogspot.com.br/2013/07/requiem-para-um-assassino-paulo-levy.html

Madalena.Leite 27/10/2021

Esperava mais
Achei bem mais ou menos o livro. Daqueles que é só para passar o tempo. O enredo não é bom, não prende muito.

Annaplima 01/09/2022

A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. O que a princípio seria mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal.

Sah Ollie 10/05/2014

"Uma trama muito bem escrita por Levy, que te envolve, e faz de você uma testemunha do crime"
Num dia comum na cidadezinha de Palmyra, o delegado Joaquim Dornelas se depara com a cena de um homem atolado na lama, morto, aparentemente um assassinato. O caso ganha repercussão na cidade e chama a atenção dos moradores, e o "Crime do Mangue" como fica conhecido, agora se torna mais do que um simples homicídio na investigação do delegado, pois apesar da falta de sinais de violência e ferimentos, se torna um mistério como o corpo da vítima fora parar ali, e por não ter nenhum tipo de identificação, além da que uma suposta irmã da vítima alega. Recentemente abandonado pela mulher, e sentindo a falta dos filhos Dornelas vai a fundo na investigação desse intrincado crime. As suspeitas recaem sobre os que se dizem querer ajudar no caso, entre eles o prestativo vereador e dono da empresa de pesca da cidade, que parece ter um interesse incomum em ajudar o delegado. Por trás desse caso, vai se revelando um complexo jogo de interesses que envolvem prostituição, política e tráfico de drogas e também os pescadores de Palmyra. Ao embarcar nessa investigação, Dornelas estará dando um passo para uma jornada de transformação pessoal.

Nota Pessoal:
Pessoal esse livro simplesmente me deixou super envolvida na história, e o que eu gostei bastante foi de Dornelas ser um sujeito comum, simples, cheio de problemas, e ainda assim desempenhar o melhor papel possível na polícia. Ele é divertido, a simplicidade da vida dele, é gostosa de ler. O que acontece é o que aconteceria com qualquer um no cotidiano. Os diálogos são bem construídos, e a leitura é fácil e prazerosa. De início logo me identifiquei. Gosto de suspense policial, e ainda mais se passando em cidades pequenas onde qualquer um é suspeito. O autor nos dá as opções dos possíveis assassinos, e não complica muito, pois tem livros que é tanta gente suspeita que você até esquece os nomes...rs. Mas aqui você fica a vontade pra imaginar quais os motivos de cada suspeito, e vai conhecendo eles ao decorrer da história. Adorei a história, e claro queria um pouco mais de Dornelas, um sujeito, despretensiosamente cativante. Além disso estou mais curiosa pra ler outras obras do autor. Recomendo
à todos.

QUOTES:

"O fato é que nessas horas, os seres humanos se rebaixam ao estado mental de um bovino que assiste impassível um leão devorando um dos seus em plena luz do dia"

"Você é ainda é uma merda, Joaquim. Mas uma merda de quem eu não canso de gostar."

"- Te amo meu filho
- Eu também, pai. A gente é amigo né?
- Sempre"

"De baixo da água, sozinho, Dornelas apertou os olhos, arreganhou os dentes, e num grunhido animalesco, chorou de dor"

"- Vá devagar comigo. Faz muito tempo que não faço isso.
- Eu também.
Ela olhou para ele, confusa.
- Mas você não estava casado até pouco tempo atrás?!
- Por isso mesmo"

"Essa cadeira em que a senhora está sentada tem um nome: eu a chamo de Cadeira da Verdade, ou da Mentira, dependendo do ponto de vista. Todos que se sentam nela contam uma história mais mirabolante que a outra. A senhora não faz ideia do que eu já ouvi"

"Acredito que o assassino vá se misturar à multidão apenas por um desejo mórbido de saborear pela última vez o resultado do seu trabalho"

site: http://meuclubedaleitura.blogspot.com.br/2014/05/resenha-requiem-para-um-assassino.html
Marcelo Santana 25/04/2016minha estante
Sá, plagiaram a sua resenha desse livro, dê uma olhada. Beijos.