A Cama na Varanda

A Cama na Varanda Regina Navarro Lins

Resenhas - A Cama na Varanda

Luiza3302 07/04/2024

Leia o livro com a mente aberta.
Livro excelente e necessário. Estou lendo com mais duas amigas. Foi indicado pelo meu psicólogo!

Mas a Luiza de 2 anos atrás não teria maturidade pra entendê-lo? A autora é radical no posicionamento contra o casamento como instituição. Vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões.

Eu várias vezes tive que fazer uma pausa na leitura para absorver o choque de realidade que esse livro representa.

São muitos os exemplos baseados em vivências de pessoas reais e sigo a autora no Instagram.

Tem uma parte que fala minuciosamente sobre sexo e da vários detalhes explicando alguns comportamentos. É interessante.
Muitos preconceitos são explicados historicamente sobre temas que eu nunca imaginei que leria a respeito.

?? E isso é feito de tal forma que na vida adulta torna-se difícil saber o que realmente desejamos e o que aprendemos a desejar. Modificar a maneira de viver e de pensar gera ansiedade: o novo, o desconhecido, Assusta!
Entretanto, Repetir o que é aprendido como verdade absoluta gera sofrimento.?

"É verdade que nossos objetivos mudaram e que não desejamos mais pagar qualquer preço apenas para que o outro esteja presente ao nosso lado. A procura da autonomia não significa necessariamente a incapacidade de estabelecer uma relação dual, mas a recusa de pagar qualquer preço por ela."

"Toda conversa é um encontro entre espíritos que possuem lembranças e hábitos diversos. O aspecto da prática da conversa que mais me estimula é o fato de poder mudar o sentimentos, as ideias e a maneira como vemos o mundo. Além de poder mudar até mesmo próprio mundo."

Sabrina758 01/03/2024

Livro Denso e Necessário
O livro é de fato muito bom, a meu ver é necessário, pois trás a tona muitos fatos históricos que explicam de forma excelente o comportamento humano referente a sexualidade e outros fatores através do tempo.

Trás muito esclarecimento e reflexões profu das sobre a sociedade que vivemos, também sobre como vivemos nossa própria vida, inclusive podendo ser incômodo por nós apresentar escancaradamente fatos para os quais as vezes fechamos os olhos propositadamente.

Defendo que todos deveriam ler esse livro para abrirem suas mentes, desconstruir preconceitos e entender melhor a realidade que vivemos, especialmente as mulheres.

Contudo, infelizmente a partir da parte 4, para mim a leitura se tornou um tanto cansativa, difícil e provocou uma sensação de narrativa com um objetivo oculto.

Até o momento em que os fatos eram apresentados e bons relatos também eu me senti plenamente satisfeita com a leitura, mas a partir de certo ponto ficou muito clara a opinião da autora e o que a mesma defende, não caracterizando um defeito, apenas fugiu da minha expectativa e da experiência que eu buscava nessa leitura.

Quando os fatos e relatos, mesmo sendo verídicos são colocados de forma que parece ter a pretensão de induzir e manipular além de informar eu fico descontente, prefiro a informação verídica e crua e tendo o conhecimento prefiro ter a liberdade de ponderar entre minhas próprias ideias, e apenas por ter ficado com essa sensação muito forte que o livro não ganhou nota 5.

A escrita de Regina é ímpar, com muito conhecimento a oferecer e muito a compartilhar com o mundo, acredito que ela tenha em mãos o poder de fazer diferença real em nossa sociedade e a admiro.

Apenas acho que o livro poderia ter se mantido mais alinhado a sua proposta inicial mais fielmente sem necessidade de alguns apelos.

cristophxavier 26/01/2024

Debate sobre tabus
A leitura é bastante aprazível e de fácil compreensão. A autora instiga-nos a confrontar as nossas ideias arraigadas com as transformações que estamos vivendo na atualidade.

cleberholanda 09/01/2024

Relacionamentos Verdadeiros Existem?
Claramente a autora defende o poliamor como forma mais eficaz de relacionamento, sustentando a tese de que os relacionamentos tradicionais monogâmicos não é a melhor opção. Até concordo com a autora que um relacionamento poliamoroso, trisal, relacionamento aberto, podem sim dar certo e fazer os participantes felizes, porém não concordo com o fato de que a monogamia não funciona. Acredito que todas as pessoas têm uma forma de se relacionar que a faz feliz. E se for monogamia está tudo bem. Eu acho que se você quer ter monogamia, e é feliz assim, então procure uma pessoa que pense igual a você. Se quer um trisal/poliamor, então busque pessoas com os mesmos interesses. O que não dá mais no mundo de hoje em dia é a pessoa fingir ser o que não é para agradar família, amigos e a sociedade em geral. Se conheça, desenvolva seu autoconhecimento e quando você tiver certeza do que quer, busque isso e seja feliz. Até porque hoje em dia a sociedade está doente, tem gente que acredita que ciúmes é prova de amor e não entendem a diferença de carência, apego e dependência emocional.
Recomendo muito a leitura deste livro, mesmo pra quem nunca pesquisou ou se interessou pelo assunto porque sua mente vai se abrir para novas idéias para que você concorde ou discorde.
Antes de conquistar alguém, devemos primeiro conquistar a nós mesmos. E é isso que faz muita falta hoje em dia, amor próprio!

Ísis 11/07/2023

Tive altas reflexões lendo esse livro! Infelizmente tem termos que precisam ser atualizados, como "homossexualismo" (o correto é homossexualidade). E também não gostei dela trazer algumas pesquisas sem a data. Fiquei meio perdida no tempo. Por isso no coloquei as cinco estrelas. Mas tirando isso, eu adorei e indico! Ah! Também fiquei com a sensação de que a autora acredita que a visão monogâmica é ultrapassada, o que me gerou um certo desconforto, porque nem todo mundo tem a abertura pra viver relações não monogâmicas. E também não vejo como algo que precise ser alcançado. Ela deixa isso claro em uma parte da leitura, mas em outras partes a forma que critica a monogamia me parece isso. Você que leu o livro, também teve a mesma impressão?

Alice 03/07/2023

Esse livro é absurdamente bom, por enquanto é o melhor que eu li esse ano. Você é uma pessoa quando começa a ler e quando acaba é outra, é bizarro. Mudou totalmente a minha cabeça em relação a muita coisa!!

Tati 11/04/2023

Reflexões sobre relacionamentos e sexualidade
Eu deveria ter lido esse livro antes na minha vida. O tanto de preconceitos e definições prontas que carregamos em nossa bagagem de criação não tá no gibi.
O livro apresenta uma interessante retrospectiva dos relacionamentos, do papel do feminino, da influência de religiões na nossa forma de lidar com a sexualidade, dentre muitos outros tópicos do nosso dia a dia.
Pouco a pouco os relacionamentos evoluem e é muito interessante observar como muitas coisas simplesmente não fazem mais sentido nos dias atuais, como casamento, a fixação a se ter desejo por somente uma pessoa na vida, etc.
Foi uma ótima leitura e me trouxe muitas reflexões.

Paulo 29/03/2023

Bem interessante
A autora, psicanalista e sexóloga, faz um resgate da história da humanidade para demonstrar que a forma de constituição de famílias tradicionais, com papéis definidos ao homem e à mulher totalmente ligados ao patriarcado é uma construção social que agora, no início do século XXI, está finalmente sendo questionada e revista.
Trata-se de um livro que levanta diversos aspectos importantes. A única pequena ressalva é que, como o tempo demonstrou (a primeira edição já tem quase 20 anos), esse processo não tem ocorrido sem enfrentar forte resistência de uma onda conservadora que infelizmente está atingindo o mundo todo.

O Leitor 11/02/2023

Bastante interessante!
Mmmuito bom! Bom demais!

Zihtuan 11/12/2022

Eu gostei, mas não foi do jeito que eu esperava. Curti os depoimentos e toda contextualização histórica e nominal dos fatos/eventos/termos, mas acho que se fosse menos amplo ou mais longo em alguns pontos teria sido bem mais esclarecedor. De todo modo, acendeu boas luzes de reflexões e tenho como pensar em inúmeras coisas lidas aqui.

Ricardo 19/11/2022

Se você pensa em casar um dia, leia esse livro. Caso não queira casar, também leia kkk
Gostei do apanhado histórico, meio acanhado, usado pela autora para relacionar o desenvolvimento relacional do feminino e masculino nos principais períodos da sociedade. Lins argumenta que a monogamia não é a única forma possível de romance" como muitas vezes é colocado. Existem outras formas de amar. Padronizar um "modelo convencional" e único é um perigo. Para autora, não é possível amar apenas de um modo. Existem diversos modos e neles está incluso a monogamia também. Porém não como "modus operandi" natural da humanidade. Para exemplicar essa tese são utilizados diversos estudos de casos realizados pela própria autora. Dessa forma, o argumento geral do livro é desvendar os pontos fracos dessa normalização da monogamia como modelo oficial. A tese principal da autora: amar é uma arte que não se deixa normatizar, pois tem razões que apenas o coração conhece! (Por que choras Pascal?) kkkkkkk
Juliane.Motta 04/12/2022minha estante
Adorei, Ricardo!
Há algum tempo tenho refletido sobre isso e tenho tido dificuldade em dar sentido à moral da Igreja e ao sacramento do matrimônio. Acho que como em qualquer instituição, a Igreja demora a acompanhar os desafios contemporâneos.

Zuca 19/08/2022

Apesar da aparente proposta de amplo escopo de cobertura – especialmente nesta edição “Novas Tendências” – A Cama na Varanda padece de alcance reduzido devido a duas limitações estruturais. A primeira, de menor impacto, é a redução simplória da narrativa da história da humanidade, em todas as épocas e lugares, a uma linha do tempo na qual a substituição do matriarcado pelo patriarcado informa como todos os problemas em que alguma relação social esteja envolvida deveriam ser analisados, digeridos e enfrentados. Muitas vezes corretos “por atacado”, alguns desses approaches não só estão expostos a questionamentos de primeira ordem como correm o risco de subestimar a inteligência do leitor na tentativa de criação rápida de empatia.

A segunda limitação, mais séria, resulta do survival bias que é inerente à experiência empírica da autora em consultório: pessoas buscando terapia com interesses específicos na área da sexualidade fazem parte de um grupo ínfimo dentro do cenário completo das dinâmicas coletivas de uma sociedade e, além de em si mesmos já configurarem um tipo de bolha estatística, constituem amostra frágil demais para embasar confirmações de vieses comportamentais em variadas faixas etárias, sociais e até mesmo geográficas – informações especialmente relevantes em um país como o Brasil.

A ampliação da edição antiga merece o crédito de acertar previsões difíceis com um bom grau de eficácia, principalmente nos núcleos aos quais esta involuntariamente se restringe; mas a visão geral do todo ainda fica aquém do objetivo proposto, surpreendentemente engessada por conceitos já obsoletos.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/2022/08/a-cama-na-varanda.html

Bela 01/02/2022

Novas ideias sobre o amor e sexo.
Depois de muito tempo consegui finalizar essa leitura.
Um livro rico em dados históricos, diversidade de assuntos e de linguagem super acessível.
O final foi cansativo, tive a sensação de repetição de alguns assuntos, anteriormente abordados. Porém, esse fato não tira o mérito da abrangência da leitura.

flavioterapia 05/01/2022

14° livro lido com o grupo de leitura que criei em 2021, fiquei em 1°. Lido em 16h e 5min. Livro com visão psicanalista do Amor e do Sexo, com excelente retrospectiva histórica do assunto, falando do Patriarcado com escrita fluida e fácil, para mim um tanto quanto controversa devido ao paradigma que a autora se pauta. Uma obra de fôlego e disrupitiva.

Sunshine 24/09/2021

Nossa muito bom esse livro, super recomendo para quem tem interesse de repensar e dialogar sobre nossas relações, sobre amor, sexo, casamento, fidelidade e afins.
Esse livro trás bastante contextualização histórica relevantes que nos faz questionar diversos conceitos impostos pela sociedade patriarcal