Carlos Magno (Charlemagne and Roland)

Carlos Magno (Charlemagne and Roland) Allan Massie

Resenhas - Carlos Magno

Silva Júnior 27/06/2010

Bom livro...
Acabamos de ler a obra “Carlos Magno, a vida do imperador do Sacro Império Romano”. Este é um romance histórico deAllan Massie que leva o leitor a passado medieval cheio de mistérios, aventuras, guerras, traições, donzelas em perigo e amores impossíveis que fazem parte da literatura cavalheiresca. Mesmo assim esta obra possui uma boa dose de História.

Como ponto negativo destacamos apenas a ênfase dada pelo autor a narrativa sobre as aventuras de Rolando, sobrinho de Carlos Magno, que ocupa um terço do livro.
Victor108 27/12/2023minha estante
Achei que incrementou bem a parte do Rolando

Inlectus 18/05/2009

Recomendavel.
Uma boa leitura, um texto muito rico, misturando história e romance.

Triade 20/10/2009

Otimo, melhor livro de biografia ate agora
Bom, o titulo ja diz tudo.
O autor consegue ser realista na narrativa (muitas vezes os herois se lenham e os vilões ganham, e era isso, como na nossa historia), mas mesmo asism ele consegue manter o clima da narrativa tão empolgante, que você acredita que o herói poderá vencer.
A única coisa q me impediu de dar 5 estrelas, eh que o autor, apesar de um grande estudioso e cético, ainda sim tem seu limite balizado pelo cristianismo, ainda mais no final.
Mas pouco tira a cor do texto, recomendo imensamente pra quem gosta de saber mais sobre grandes nomes da humanidade (e sobre honra, vaidade, e outros valores/vícios tão enaltecidos nesta época de Carlos Magno).

Alana 20/01/2010

Livro com uma linguagem bastante compreensível, gostoso de ler, mas achei que o livro explora mais os que rodearam Carlos Magno do que o próprio.
De qualquer forma, é uma bom livro, mas creio que há melhores sobre a vida e feitos do imperador.

Juliana 14/04/2013

Não foi pra mim
Adoro romances históricos, principalmente os de história antiga. Grandes generais, imperadores, Cleópatra. Gosto quando esses personagens saem do olhar frio de um historiador/pesquisador e ganham vida, emoções, pensamentos. Já li outros livros do Allan Massie e esse é bem diferente. Como um romance histórico eu não esperava uma biografia fidedigna e com forte embasamento histórico, mas esse enredo é realmente diferente.
E foi justamente dessa narrativa que eu não gostei. O livro fala de um Carlos Magno já na idade madura e de seu sobrinho Rolando-Orlando (nome bárbaro!). Em alguns momentos se percebe que um pouco do estilo trovador é empregado na história e eu não curti nada disso.
De Carlos Magno sabemos pouco, tinha muitas esposas, concubinas, era católico fervoroso e só.
Rolando-Orlando é um herói, e tirando o nome, achei o personagem um lugar comum, e no fim, não resta grande simpatia por ele.
Mas o livro tem suas partes interessantes e seus dizeres memoráveis.
Adri.RMonteiro 03/08/2019minha estante
Leitura cansativa...

Kymhy 01/04/2018

Carlos Magno - Allan Massie
Carlos Magno é reconhecido como um grande conquistador e possível formador de alguns países europeus. Nesta obra você o encontrará mais velho, enquanto prepara seu sobrinho Rolando para sucedê-lo, falando sobre suas façanhas do passado.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-carlos-magno-allan-massie/

Adri.RMonteiro 03/08/2019

Leitura cansativa
A história não fluiu. Não gostei.

@ALeituradeHoje 21/07/2021

Não foi Pra Mim
Achei fraco. Mal desenvolvido. Como existem poucos materiais sobre Carlos Magno precisava de uma boa dose de criatividade para recriar esse personagem e o escritor não soube fazer.
Uma pena. Eu estava com bastante expectativa.