Esfera

Esfera Michael Crichton

Resenhas - Esfera

Heytor Vieira 17/07/2022

Eu adoro esse livro. Pra mim é um clássico de ficção científica. É uma aventura nos moldes de 20.000 Léguas Submarinas, misturado com Solaris do Stanisław Lem e também do filme do Andrei Tarkovski.
É uma leitura extremamente agradável, de se escolher a melhor poltrona para ser ler até terminar. Incrível como o Crichton consegue adicionar conceitos de física, química e biologia de um modo que não seja maçante.

Apesar da fama e de ter ficado rico com o que escreveu, ainda acho que o Michael Crichton deveria ser mais reverenciado.
Ruan131 03/07/2023minha estante
Eu adoraria ver o autor relançado no Brasil. Trouxeram o Jurassic Park, O Mundo Perdido, Enigma de Andrômeda e o Dentes de Dragão, que são bons livros, porém o outro escreveu muitos outros.

Alessandro.Aguilera 03/05/2020

Uma história intrigante
O que dizer de Michael Crichton? O autor é mestre e ficção, uma história sobre o poder da mente humana envolto em conflitos sociais onde várias pessoas estão reunidas para desvendar o mistério de uma esfera a 300 metros no fundo do mar. Uma ótima história contada pelo autor e com um final eletrizante onde as páginas vão virando sozinhas...

Alessandro Heverton 18/07/2020

Intrigante
Um enigma dentro de uma viagem insólita. Sua construção como livro vai além do filme que originou. Pra quem gosta de ficção, uma boa pedida.

O Tolo de Amarelo 19/01/2024

Impossível não se divertir
Bem fluido, com personagens interessantes, diálogos que acrescentam muito ao enredo e a dinâmica do grupo e cenas bem intensas. Ah, não esqueça da escrita rápida do Michael, que permite que você vire inúmeras páginas numa mesma leitura sem se dar conta do tempo que passa.

Só tiro pontos do final, que achei bem mediano. No geral, um livro que usa de uma trama inicialmente simples e impõe toques profundos e inteligentes de maneira ágil. Talvez se encaixe naquele conceito de "livro para um final de semana".

Eclipsenamadrugada 11/04/2021

Achei que não deveriam terem resolvido esquecer.
Ótimo livro, muito bem bolado, a escrita é boa acontecimentos memoráveis, eu adorei.

edisik 13/04/2021

Muito Bom
Uma ficção científica muito boa. Muitas reviravoltas que prendem a atenção. Recomendo a leitura.

Rodrigo Neves 24/08/2023

Bom mas não excelente
Em Esfera, os componentes científicos lidam principalmente com a vida oceânica em grandes profundidades, psicologia humana e até mesmo um pouco de física. É uma combinação estranha, mas que contribui para um romance interessante e até certo ponto, único. Embora seja um romance muito diferente de Jurassic Park, Esfera ainda traz aquela tensão dramática característica da escrita de Michael Crichton que contribui para uma boa experiência de leitura.
É um livro bom, mas não excelente, com um final corrido. Existe uma opinião de que o final, do jeito que acontece, é fruto de uma má vontade do escritor em terminá-lo. Se é o caso, não sei. Mas cabe sim essa análise.
Mas o que mais me chama atenção nos trabalhos de Crichton continua sendo a maneira como ele faz os elementos de ficção científica parecerem críveis. Toda a ciência é detalhada e explicada de uma maneira que as faz parecer baseadas em evidências reais.
Hoje há algum fundo de verdade nos detalhes, ainda mais com todos os avanços científicos praticamente diários que temos. Mas em 1987, discorrer sobre ciência pensando em situações ficcionais e as tratar como realidades com tanta propriedade é de uma ousadia poderosa. Fico imaginando o quão impressionante para o leitor seria se perder em suas reflexões teóricas e fingir que o mundo é um lugar ainda mais avançado cientificamente do que era por algumas centenas de páginas.

Bruno Malini 15/11/2020

Terminando a coleção do Michael Crichton. Morreu tão cedo...

Matheus 24/03/2020

Tenção
Muito bom. O final, mesmo tendo assistido o filme, me deixou tenso.

Aline221 24/01/2021

Ótimo!!
Que livro bom!! Eu devorei ele em 2 dias kkkkk muito envolvente, e deixa a pessoa pensando nele por um tempo. Suspense e ficção científica juntos. Um livro incrível sobre a humanidade e os mistérios do nosso planeta.

WallanS 10/02/2010

Livro intrigante, no entanto, sofre de um final muito ruim. Alem disso, achei a trama bobinha e sem graça.

Pra não dizer que é de todo ruim, eu diria que o ponto forte fica no clima de suspense e medo gerado pelos acontecimentos, somando-se ainda algumas perguntas que surgem durante a leitura: "Quem está fazendo isso? De onde veio isso? O que é isso?"

Lamentavelmente achei as respostas fracas pra todo o suspense gerado...

Esperava mais, muito mais. Depois de ler "O Enigma de Andromeda" pensei que o autor faria de todos seus livros um classico, puro engano.

AleixoItalo 01/08/2010

Michael Crichton é a mente por trás do excelente Parque dos Dinossauros. Exímio escritor de ficção científica, Crichton é um dos maiores nomes no chamado Techno Triller, estilo de narrativa onde há enorme detalhe técnica das tecnologias envolvidas. Muitos livros de Crichton viraram filme, e Esfera não foi diferente.
Um grupo de cientistas, encontram uma nave perdida no fundo do mar, e descobrem que seu naufrágio data de uma época anterior a corrida espacial. Um grupo de pesquisadores, são enviados para estudar o tal objeto. Lá chegando eles descobrem que a nave é oriunda da terra, mas muito provavelmente veio do futuro. Eles encontram no interior da nave, uma esfera alienígena, mas não sabem o que se encontra dentro, até que conseguem entrar em contato com o seu provável habitante. A entidade alienígena, que parece ter a mentalidade um tanto quanto estranha, passa a aterroriza-los.
Uma idéia bem legal, e com narração eficiente, faz de Esfera um ótimo livro. Os detalhes que Crichton usa para contar a história, como nos momentos em que os pesquisadores explicam a existência dos buracos negros é muito interessante. O ponto alto do livro, é o suspense criado: criaturas inexistentes começam a aparecer, e a atacar os sobreviventes, a atmosfera de terror é ampliada pela falta de contato com a superfície. Até aí tudo é muito bom, até o desfecho do livro... As explicações para os acontecimentos bizarros, são um tanto quanto chatas, e tiram toda a magia criada no início da história, e o desfecho final simplesmente tranca a narrativa como se não tivesse acontecido nada, transformando-a em algo obsoleto.
Mas de uma forma geral, é muito bom livro, e se você é fã de Crichton ou de ficção científica, vale a pena dar uma conferida.

Roberta 06/05/2016

Instigante
Michael aborda questões tanto científicas como psicológicas de uma maneira muito instigante. Não se aprofunda em cada detalhe, mas a maneira como delineia a história nos faz querer aprofundar as questões sobre como são as formas de vida alienígena, se tem ideias, têm sentimentos, ou se, na verdade, não há como compreendê-las pois pensamos tudo do ponto de vida do humano e, portanto, não temos como conhecer para além do nosso formato de pensamento.

Lads 05/06/2019

Boa trama
O livro foi escrito na metade da carreira do autor. Sendo assim, vemos Crichton em uma ótima fase, explorando bastante o gênero que lhe consagrou (techno-thriller). A trama consegue manter uma boa narrativa, apresentando os personagens e mostrando a base da personalidade de cada um. Isso é importante para o entendimento no decorrer da história. A todo momento o título de "vilão" é transferido para cada um dos personagens. O desfecho acontece bem no final e consegue ser bem resolvido e deixando um final mais ou menos aberto.

Leandro423 15/12/2022

A leitura se estendeu um pouco mais que eu gostaria... mas para a minha surpresa, depois de 2 livros péssimos do autor, até que esse deu uma melhorada.
E bem ficção mesmo, pra quem adora o tema deve ler.
E ou bela surpresa que tive, nesse livro o autor não ficou enrolando muito com aulas de ciências físicas, químicas e biológicas, o que tornava outos livros muito cansativos na leitura,foi direto ao tema sem perder tempo.
Gostei.