Leitura, História e História da Leitura

Leitura, História e História da Leitura Marcia Abreu (org.)

Resenhas - Leitura, História e História da Leitura

Ana Flávia 04/02/2014

Leitura da história
Um dia entendi que para conhecer, ou ter pretensões de, um povo e sua cultura, precisamos conhecer sua história, seu passado – o que os fez ser o que são hoje. E um bom caminho para começar essa busca é pelo passado cultural e político desse povo. Partindo então da contextualização ocidental, colonizadora e cristã do mundo, indo para a América, temos o Brasil. (será mesmo?).

Logo, podemos nos basear, para fins de conhecimento e história, em informações registradas: documentos e livros.
Estudar a história da leitura de um país é estudar a história e a evolução de seu povo. Daí ser tão pertinente o título do livro – Leitura, história e história da leitura.
Ao passar os vários capítulos contidos no livro, vamos aos poucos entendendo mais da história do Brasil. Seu passado colonial, imperial, republicano, ditador e finalmente republicano novamente.
Acredito que as pessoas são resultado de várias influências que recebem em sua vida – sendo essas influências entendidas como diretas ou contrárias – e saber o que elas leram, ou que as outras pessoas ao seu redor leram é estudar também sua história.
O livro organizado por Márcia nos traz vários aspectos da história da leitura no Brasil. Resultado do I Congresso de História do Livro e da Leitura no Brasil (1998), o livro é composto por 28 textos produzidos para o mesmo, e dividido em duas partes: Histórias de leituras e Leituras em história. Essa segunda parte é divida em outras 6 seções: Bibliotecas e práticas de leitura no Brasil colonial, Bibliotecas e práticas de leitura nos séculos XIX e XX, Censura e livros proibidos, Comércio livreiro e estratégias editorias, Produção e circulação de livros escolares e o Posfácio.
As seções sobre censura e práticas de leituras são muito interessantes. Nos lembram como a leitura foi – e infelizmente ainda é – algo para poucos, isso quando esses poucos conseguiam ler o que queriam, e não apenas o permitido. Mesmo com problemas editoriais, financeiros e de censura ainda foi possível contar a história da leitura no Brasil.
Na seção de livros escolares os ânimos ficam fracos. Saber que esse comércio editorial é um dos mais poderosos do país e um dos mais vendidos – ou seja, muito dinheiro e desrespeito envolvido – não é muito empolgante.
O livro é muito bom, excetuando-se um ou dois artigos muito científicos e mais exaustivos de ler, todas as informações foram produtivas para mim. E tenho certeza que será para todos aqueles que se interessam pelo tema, se não o livro todo, partes.
Não podemos deixar de lembrar que sem as bibliotecas e os arquivos repletos de livros e documentos antigos ou recentes que fazem revisão dos antigos, não haveria matéria-prima necessária para a produção de um congresso e um livro como esses. Há muito pano para manga na discussão da importância do suporte físico: livros e documentos. Os livros ainda são nossa história.

site: https://sobreleituras.blogspot.com/