As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica

As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica Gustav Schwab

Resenhas - As Mais Belas Histórias da Antiguidade Classica - Vol 1

Alicia139 10/01/2023

Alô fãs de mitologia
Pra quem já ama mitologia ou pra quem quer começar a entender, esse aqui é um livro muito interessante, independente em qual dos dois você se encaixa. Explicativo, detalhado e de fácil compreensão, explica muito bem vários pontos dos mitos gregos e romanos

Renata.Oliveira 20/08/2022

Para entusiastas e curiosos sobre mitologia, esse livro é perfeito!! Narra os principais mitos de maneira breve, bem didática e ainda em uma ordem pra o leitor não se perder na cronologia e nas relações.

Ainda teve um plus pra mim que foi o fato do livro relacionar cada deus grego ao seu correspondente em latim e colocar nota de rodapé com outra versão também conhecida da mesma história.

phendragon 11/11/2015

HÁ REALMENTE MUITA COISA A APRENDER!
Quando vi o livro a primeira vez, pensei: "Uau! Este é um livro que adoraria ler!" O motivo não foi a capa ou a sinopse, mas sim, por se tratar das histórias míticas do universo literário Grego-Romano.

"Como assim? Não estou entendendo!" Provavelmente é isso que se passou pela sua cabeça. O Império Grego foi uma das maiores sociedades organizadas do planeta, responsável não apenas pelo desenvolvimento da cultura mas ciências, politica e religião. Com certeza, precedeu ao império Romano (um dos maiores da humanidade). A influência desta cultura se estendeu para todo o mundo e se tornou base para muitas sociedades que conhecemos hoje.

Então, ler esse livro é como voltar a raiz que nos formou como sociedade moderna. Não obstante, se você tem algum conhecimento religioso, ficará claro que a própria formação da Bíblia, tem influência em vários mitos relatados. O que torna o texto ainda mais interessante de ser lido.

O Escritor Gustav Schwaba fez este trabalho de pesquisa e a montagem deste livro (que foi dividido em 3 pela editora Paz e Terra) em 1840, tornando a leitura muito mais acessível para jovens estudantes alemães. O Objetivo principal dessa obra é tornar os mitos grego-romanos, acessíveis ao grande público, com um linguajar bem simplificado. Esta obra publicada pela editora Paz & Terra é muito bem traduzida, de entendimento muito fácil e uma leitura leve, repleta de informações, que tornam o texto absolutamente aprazível.

Neste primeiro volume, você encontrará os mitos menores, isto é, pequenas histórias mas de total pertinência. Verá um panteão de deuses, maus, arrogantes, apaixonados, vingativos, etc... quase tão humanos quanto nós, porém, divinos em seus atos. Esses fatores, encontrado também nas histórias bíblicas, faz com que se veja melhor algumas nuances da religião e provoca sim, um ótimo questionamento.

Recomento muito a leitura do livro, não apenas para quem pretende estudar, mas para aquele que deseja saber mais sobre o universo clássico e entender que muitas dessas histórias são usadas hoje, em filmes, com sucesso! Absolutamente um livro saboroso!!!

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.reinodaloucura.com/2015/11/opiniao-as-mais-belas-historias-da.html

Luiza.Thereza 29/10/2015

As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica
A leitura desse volume foi bem agradável, o que me surpreendeu por que geralmente as histórias mitológicas são densas e tão intrincada uma na outra que acabam que ficam confusas. Para minha imensa alegria, a linguagem também é ótima e de fácil assimilação.

As histórias contidas aqui fazem referencia a mitos de metamorfoses, da viagem dos argonautas, e da vida de Heracles, Teseu, Édipo e das Guerras de Tebas (fora um apêndice com os deuses gregos e romanos). fazendo um resumo bem resumido da ópera, são todas histórias de ciumes, amores não correspondidos, invejas, traições e guerras.

Eu não tenho reclamações quanto a edição. Na verdade, cada página dela justificou a minha gana de ter essa lindeza na minha estante desde o momento em que li sobre seu lançamento. Para quem gosta de mitologia, esse livro vale cada centavo investido.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2015/05/as-mais-belas-historias-da-antiguidade-classica-vol-01-gustav-schwab.html

Fer Kaczynski 04/07/2015

Muito bom!
Neste lançamento da Editora Paz e Terra, do Grupo Editorial Record, temos o primeiro volume de uma trilogia, muito bem trabalhada e com contos numa linguagem atual, de fácil entendimento e compreensão, agradará tanto os amantes da mitologia quanto os leigos.
Como não é um livro técnico, recomendo para os que querem conhecer os mitos sem muito aprofundamento, porém consistente, eu pessoalmente adorei e pretendo ter a coleção, é desses livros para termos na cabeceira.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-as-mais-belas-historias-da.html

Batata 22/06/2015

Metamorfoses e Mitos Menores
Este é o primeiro livro de uma trilogia que abordará a mitologia. É a mais famosa obra de Gustav Schwab e grande marco do gênero. A versão brasileira foi editada a modo de se adequar a escrita atual e a fim de conquistar jovens e adultos. Também foram adicionados outros mitos, deixando a obra mais completa.

Nas primeiras páginas do livro nos deparamos com um longo sumário. O leitor pode ficar assustado com a quantidade de títulos que pode haver nestas páginas, mas vou logo avisando que não é tão complicado assim. No início é abordado vários mitos menores, cada um tem cerca de uma página. Falam de Prometeu, Dédalo e Ícaro e Europa entre outros que eu desconhecia.

Mais a frente, ficamos sabendo toda a história dos Argonautas, um grupo de heróis que parte em busca do Velocino de Ouro. Entre eles, estava Héracles, filho de Zeus, mais conhecido por nós como Hércules. Que terá um capítulo só para si. Como são abordados mistos Gregos e Romanos, alguns nomes foram alterados e outros duplicados. Por isso fiquei mais atenta ao longo do livro

Zeus era muito mulherengo, é impressionante a quantidade de mulheres pela qual ele se apaixonou. Hera, sua fiel esposa, e ciumenta também, tentava a todo custo se vingar das mulheres que ele nutria uma paixão. Eram as mais belas moças conquistadas por ele, e a falta de sorte fazia com que elas pagassem pela traição do deus. Vários também foram os filhos que ele teve fora do matrimônio, o que levou a uma legião de descendentes perseguidos pela deusa protetora do casamento. Irônico não?

As mais belas histórias da Antiguidade Clássica é bem direto e conciso e não é de difícil compreensão. Esta obra pode ser usada como base para trabalhos acadêmicos, assim como foi utilizado como manual de referência de mitologia grega e romana nas escolas alemãs até o início do século XX. Publicada em 1840, é importantíssima para aqueles que buscam um primeiro contato com a mitologia, não deixando de trazer surpresas aos especialistas no assunto.

Os deuses e reis tiveram muitos filhos, em alguns momentos eu fiquei confusa com a quantidade de nomes. Os personagens estavam sempre em apuros, em nenhum momento foi relatado um mito de um acontecimento cotidiano. Sempre era algo relacionado a vingança. E as personagens femininas geralmente eram lindas donzelas.

Eu gostei muito de ler este livro, consegui me aprofundar um pouco mais na mitologia, certamente darei continuidade a trilogia. Espero que vocês tenham apreciado esta resenha. Se interessou pelo livro ou já leu? O que achou? Deixe um comentário!

Confira a resenha na íntegra com fotos, citações e críticas acerca da obra no blog O Casulo das Letras.

site: http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/2015/06/resenha-as-mais-belas-historias-da.html

allenylson.ferreir 12/06/2015

336 páginas de puro conhecimento mitológico. Para quem ama mitologia greco-romana, esse livro é o que eu recomendo. Os mitos e metamorfoses são escritos em versão romanceada, com notas no rodapé das páginas. No livro encontramos os mitos de Herácles, ou Hércules como é mais conhecido, a expedição dos Argonautas, a trágica história de Édipo entre outras. O primeiro mito do livro que nos é apresentado é o de Prometeu, um grande favorito dos românticos, que foi o primeiro a habitar a Terra recém criada. Em As mais belas histórias da Antiguidade Clássica, aprendemos mais sobre essa parte da História que tanto nos fascinam. Escrito em forma de romance, o que nos proporciona uma leitura mais ágil e gostosa. A presente obra, que foi escrita visando os leitores não-especialistas, foi usada como manual didático e introdução à mitologia clássica nas escolas alemãs até o início do século XX. Para se ter uma ideia da influência dessa obra, As mais belas histórias da Antiguidade Clássica serviu como fonte para diversos mitos de Wagner.

site: http://cafeliterari-o.blogspot.com/

Samantha 27/11/2009

Para quem quer começar.
LINDO!!
Esse não é um livro para estudiosos da mitologia. É para aqueles que gostam, se interessam, mas não tem grande conhecimento.
Como próprio título diz, ele conta as mais belas histórias da mitologia, de forma simples, bela, envolvente e, o que é melhor, quando existe outra versão muito difundida sobre a mesma história, eles fazem alusão à versão.
MUITO BOM!!!