O Matador

O Matador Colin Wilson

Resenhas - O Matador

Gabriel Failde 25/06/2015

Ao pesquisar sobre a obra “O matador”, do escritor inglês Colin Wilson, fiquei muito curioso. Já conhecia sua fama por escrever histórias que abordam a psicologia criminal, mas nunca tinha lido nada dele. Decidi comprar o livro e foi umas das melhores escolhas literárias que já fiz até hoje. No campo do romance psicológico, o autor conta a história de um criminoso confinado na prisão experimental de Rose Hill, perto de Sedgefield (Inglaterra). Por meio da narração do psiquiatra Samuel Khan, o leitor entra no mundo sombrio e doentio de Arthur Lingard, que até então, estava preso por assassinato em segundo grau. Khan conheceu Lingard poucos dias após chegar a Rose Hill, e o que viu o impressionou. O prisioneiro não comia, não bebia e não falava há algum tempo. Estava em um estado catatônico absoluto. Aos poucos, o psiquiatra conseguiu controlar a catatonia de Lingard e fez com que ele retornasse ao mundo novamente. E o que encontrou? O caso mais impressionante de sua carreira. Em um progresso longo, mas preciso, Khan conquistou a confiança do prisioneiro e descobriu um passado aterrorizante . As confissões de Lingard, desde sua infância até a interrupção do tratamento, são exploradas nas páginas do livro, dando quase que um ar de uma biografia, que no início era para se chamar “O sonhador”, mas com o desfecho sangrento tornou-se “O matador”. Incestos, hipnoses, estupros seguidos de assassinatos, roubos e arrombamentos são citados detalhadamente e analisados pelo psiquiatra, que a todo o momento tenta traçar uma explicação lógica dentro da psicologia. Um livro forte, real, mas interessantíssimo.