Codinome Cassandra

Codinome Cassandra Meg Cabot

Resenhas - Codinome Cassandra

Flavia 25/09/2012

Esperava mais...
Codinome Cassandra é o segundo volume da série Desaparecidos, de Meg Cabot, e Jessica Mastriani, a "Garota do Raio", está de volta. No primeiro volume (vide resenha aqui) Jess é atingida por um raio e passou a ter poderes especiais: o endereço de alguém desaparecido simplesmente lhe vem a cabeça. E isso causou muita confusão em sua vida. Só que dessa vez, cansada de ser perseguida pelo governo, pelo FBI, pelos papparazzis e por pessoas desesperadas das quais ela não sabe as verdadeiras intenções, Jess decidiu se manter no anonimato, alegando que perdeu seus poderes e não pode mais fazer nada pra ajudar ninguém, mas secretamente continua encontrando pessoas sem chamar atenção ou levantar suspeitas de que ainda tem o dom.

Nas férias, Jessica e sua melhor amiga, Ruth, vão para o acampamento de verão trabalhar como monitoras. Tudo bem que o acampamento é lá onde Judas perdeu as botas e completamente esquecido pela raça humana, mas isso é só um detalhe... Jess chegou lá toda feliz e satisfeita acreditando que seria monitora do Chalé das Garotas Frangipanas, mas acabou se decepcionando quando soube que Ruth é quem assumiria as garotas enquanto ela teria que ser monitora do Chalé Bétula, e ter que aturar os garotos bagunceiros e chatos.

Jéssica terá que lidar com o todo insuportável Shane, um menino prodígio, que assim como ela, é fera em tocar intrumentos musicais. O problema é que Shane é super mimado e não dá um minuto de sossego, e obviamente, Jess, que não aceita nenhum tipo de desaforo, não vai aliviar pro garotinho...
E é claro que os agentes "carrapatos" do FBI, Johnson e Smith, não acreditam que Jess tenha perdido seus poderes, e não têm a menor intenção de deixá-la escapar de suas vistas...

Até que ela recebe um pedido de ajuda de um pai desesperado querendo saber do paradeiro da filha sequestrada, mas mesmo deixando claro que perdeu os seus poderes, Jess decide investigar por conta própria, se metendo na maior roubada de sua vida.

"Codinome Cassandra" foi um livro muito esperado por mim. Depois que terminei de ler "Quando Cai o Raio", fiquei com aquele gostinho de quero mais, mas infelizmente, o livro não superou minhas expectativas. Digo isso pois não achei que nada de realmente novo e emocionante tenha acontecido na história que tivesse feito alguma diferença, muito pelo contrário.

Jessica continua com aquele jeitão "Suzannah" de ser. Xinga e bate nos outros e não está nem aí, mas ao mesmo tempo continua com aquela necessidade de ajudar quem precisa. Ruth está super chata e controladora e Rob, o "quase namorado" de Jess, teve uma participação tão pequena que mal pude acreditar. A química tão fofa que eles tinham no primeiro livro, parece ter desaparecido nesse segundo, pois ele está meio que indiferente apesar de ajudá-la muito, e isso sem nenhuma explicação.
O garoto, Shane, definitivamente é um menino chato, muito chato... e por mais que ele tenha evoluído no decorrer da história, não despertou minha simpatia.

Enfim... Esperava muitos acontecimentos, mas não achei que vieram nesse livro... O jeito é esperar pelos próximos.
Não vou dizer que é um livro ruim, pois não é. O livro é legal, a narrativa flui bem, eu achei a capa muito bonitinha, dá pra rir um pouco e se irritar com os personagens malucos, mas não foi o que eu esperava. Também não achei que o título tenha sido muito adequado...
Fiquei com aquela sensação de que lia e lia, mas nada de interessante e novo acontecia. E quando aconteceu, foi tudo de uma vez e acabou!

Leandra.Oliveira 18/12/2022

Codinome Cassandra
Na moralzinha não gostei tanto desse como tinha gostado do primeiro mas mesmo achei incrível e muito divertido amei a ambientação em um acampamento, a Jess tendo que ligar com os meninos e o avancinho no romance dela com o Rob.

Gabi 15/07/2012

www.livrosecitacoes.com

Eu tenho toda uma história com Meg Cabot até ela ter se tornado uma de minhas autoras preferidas. Há alguns anos, ela me deixou curiosa com O Diário da Princesa. Ela ainda estava longe de entrar no meu top 5 de autores favoritos mas estava perto. E depois de algum tempo, eu conheci A Mediadora e, como não poderia deixar de ser, dei muitas risadas com Suzannah e Jesse. Meg quase me convenceu com essa saga. Mas foi com 1-800-Where-R-You, aqui no Brasil traduzido como Desaparecidos, que eu fui flechada! Vejam bem, não digo que Desaparecidos é minha saga favorita, é difícil ter um primeiro lugar. A questão é que um autor é bom quando escreve uma saga que conquista milhares mas autor ótimo, fera, é autor que não é definido por uma e sim por várias sagas e livros. Sem dúvidas Meg Cabot está nesse patamar.

"Resistir a mim? Acho que não."

Desaparecidos nos apresenta Jessica Mastriani, mais conhecida como Jess ou Mastriani pelos ainda mais íntimos, uma garota que por azar do destino é atingida por um raio e a partir disso acaba desenvolvendo o estranho dom de encontrar pessoas. Em Codinome Cassandra, segundo capítulo de uma série composta por cinco livros, Jess esconde do governo, mídia e para quem mais estiver interessado de que continua conseguindo encontrar pessoas. Depois dos eventos de Quando Cai o Raio, Jess vai evitar ao máximo chamar a atenção para que não acabe virando rato de laboratório. Bem, mais fácil falar do que fazer porque mesmo Jess e sua turma estando de férias e trabalhando em um acampamento esquecido por Deus é quase um dom também para nossa protagonista se meter em confusões.

Se eu fosse colocar os melhores trechos do livro aqui, a Galera Record me processaria porque eu ia digitar o livro todo. Não tem parte ruim, sério. Todos os personagens são ótimos, até o mais irritante me fez dar risada. É um livro que te deixa de um humor leve e gostoso, rindo a toa, e acabei lendo-o em um pulo. Aliás, se houve algum erro de revisão por parte da editora, não encontrei de tão rápida que foi a leitura. Jess uma protagonista que cativa fácil, engraçada e adora resolver tudo na base da porrada, é o tipo de garota que ensina uma criança a quebrar o nariz de outra. Infelizmente, apesar de ser uma das melhores sagas de Meg, ela é pouco lida, tanto no Brasil quanto no exterior. Então aí vai uma dica, e uma das boas! Compre, leia e aprecie Desaparecidos. Se você gosta de livros jovens adultos, você não vai se arrepender.

"Ele é seu namorado?"
"Ainda não. Mas será."
"É mesmo? Quando?"
"Quando eu fizer dezoito anos. Ou quando ele não conseguir mais resistir à esmagadora atração que sente por mim e me agarrar. O que vier primeiro."

Joyce Adrielle 10/05/2020

O segredo é nunca parar
Nesse livro acompanhamos Jess ao Campo Wawasee - Onde crianças talentosas tocam doce música juntas. É divertido de acompanhar o desenvolvimento dela com seus poderes de encontrar pessoas desaparecidas.
Ela ainda acha que engana o FBI e acredita fielmente que irá namorar Rob.

Ruuh Vergara 04/04/2020

Manoooo, eu ainda fico besta de como uma autora consegue fazer um livro assim. Ele simplesmente te prende do começo ao fim ?? Obrigado por tudo Meg Cabot ?

Lu 04/02/2012

Eu já tinha feito uma resenha para Quando Cai O Raio recomendando toda a série Desaparecidos. Porém vi que Codinome Cassandra ainda não tem nenhuma(imagino que seja por que ainda não foi lançado no Brasil), então decidi fazer uma análise mais detalhada sobre esse livro.
Não consegui encontrar nenhum ponto negativo na história toda, ao menos não um que me preocupei em lembrar.
Jess vai trabalhar em um acampamento de verão para fugir de ter que ficar na mesa de vapor de um dos restaurantes do pai dela. Mas acontece uma pequena confusão e ela acaba tendo que tomar conta de uma cabana de meninos e não de dóceis garotinhas como era o esperado.
Em meio a dificuldade em controlar os pestinhas (em especial o garoto conhecido como "desafio" por ser basicamente impossível de controlar), Jess ainda tem que convencer Rob de que a idade dela pouco importa, lidar com os agentes do FBI que não saem do seu pé e atender o pedido de um pai desesperado para encontrar a sua filhinha.
Isso sem contar que fica cada vez mais difícil manter seu emprego e seu segredo com os agentes Johnson e Smith de olho nela e o desconfiado Shane a provocando.
O livro não perde o clima divertido e Jess ainda é a mesma pessoa com tendências violentas e que quer resolver as coisas por sua conta. E Rob continuou arrancando suspiros meus, ele até que tenta esconder a sua preocupação (e um pouquinho de ciúmes) com a Jess, mas não engana ninguém. Eu li tudo em um único dia, já que uma vez que li a primeira página não consegui parar de devorar as palavras.
Não sou muito boa para descrever as coisas detalhadamente, mas posso garantir que não é um livro que permite arrependimentos. Meg Cabot é minha escritora favorita quando se trata de livros para adolescentes e a série Desaparecidos está entre as melhores dela. Não sei por que a Galera Record demorou tanto para trazer o livro para o Brasil.
Eu certamente vou reler o livro assim que sair nas livrarias.

Matheus Monteiro 23/10/2021

Divertido.
Fazia uns anos que eu tinha lido o primeiro volume dessa saga, e por conta de um vídeo do Henri B Neto do canal Bookcrushes, acabei retomando. E não foi uma experiência ruim, pelo contrário. As sagas de ficção especulativa da Meg Cabot são muito divertidas, e soam como episódios tranquilos para passar o tempo. Esse livro possui uma história simples, bem encaixada e um pouco previsível, mas toda a personalidade da Jess Mastriani é cativante e faz com que queiramos ler mais. É muito interessante como a Cabot trabalha a Jess, que lembra um pouco a Suzanne de A Mediadora, em um misto de sarcasmo, indiferença, responsabilidade e insegurança afetiva como uma adolescente qualquer. É uma personagem multifacetada e sincera, que cativa. Em "Codinome Cassandra" temos um mistério de aventura bem interessante e divertido, e que evolui um pouco mais do universo. Minhas únicas queixas acabam sendo um pouco com a representação do irmão esquizofrênico de Jess, que espero que tenha mais autonomia ao longo da série (existe um potencial de discussão sobre, visto o tratamento distinto advindo de cada parte dos pais dele).

Erika 30/12/2020

Maravilhoso
Novamente, esse livro está entre meus preferidos da Meg, porque essa saga é um ABSURDO de boa. Tão divertida, e criativa, e Rob e Jess ficam cada vez mais gracinha juntos, não sei lidar com esse casal. Perfeitos. Recomendo bastante ??

@biblio.sah 12/03/2023

Cassie está bem.
Releitura para poder ler Santuário. Leitura original em 2012.
Em 2012 ele parecia legal. Agora é só razoável kkkkkk
Chatinho e previsível.
Parece que Meg realmente tem que ser mantida na nostalgia em alguns livros.

Mariana Garcia 19/08/2012

Codinome Cassandra – Meg Cabot | O Blog da Mari
Há algum tempo fiz a resenha do livro quando cai o raio aqui no blog e agora estou aqui para comentar sobre Codinome Cassandra, a continuação do livro. Assim que terminei de ler o primeiro livro da série, fiquei bem curiosa em relação ao segundo livro. Queria saber com a autora continuaria contando a história de Jéssica Mastriani, a garota relâmpago. E gostei muito da forma, que a autora conduziu a história mostrando mais da personalidade da Jess, mas mantendo os momentos divertidos.

Em Codinome Cassandra, Jess continua dizendo a todos, que perdeu os seus poderes, contudo não deixa de ajudar as pessoas que estão desaparecidas, dessa vez tomando um pouco mais de cuidado e claro trabalhando anonimamente. Nesse verão, ela está trabalhando como monitora em um acampamento de música, junto com Ruth, porém diferente do que ela havia imaginado nem tudo são flores, principalmente quando fica sabendo, que não cuidará mais das garotas Frangipanas, mas sim do grupo de garotos Bétulas. Grupo esse que tinha um insuportável garotinho, Shane. Durante o livro, você pode até mudar de opinião e simpatizar mais com ele, mas no meu caso, o achei quase que insuportável, com seu jeito mimado de ser.

“Shane: Espere até o meu pai saber que péssima monitora você é. Vai fazer você ser demitida, com certeza

Jess: Nossa. Você quer dizer que eu vou poder ir embora e nunca mais ouvir você choramingando? Que punição.”

Continue lendo a resenha aqui http://bit.ly/NVnjpL

Luany Hinkel 27/07/2020

Gostei muito desse livro, e de ver a evolução da Jess, que mesmo que não goste da atenção que seu poder gera, ela não se nega a ajudar as crianças anonimamente, adorei a relação dela com as crianças do acampamento. E que Rob ainda está viável como um crush.

Juliana Cohen 27/12/2012

A série continua ótima! Não encontrei nada ruim sobre o livro. Engraçado, fofo, muito bem escrito, fácil e rápido de ler. Recomendo!

DAbora311 28/02/2022

Eu amo as trapalhadas e confusões que a Jessica consegue tentando achar as crianças, uma leitura leve e divertida para passar o tempo.

Debs 24/12/2021

Eu amo a Meg!! Não tem como começar a ler e não querer acabar logo pra saber o que acontece! Amei a história. Ansiosa pra continuação!