Cidade de Deus Paulo Lins

Resenhas - Cidade de Deus

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcelo Marques 12/04/2024minha estante
Zé Bonito morrendo foi foda para o coração, mas achei que a morte do Miúdo ia vingar a sensação e no final foi meio xoxa....

isababy 14/04/2024minha estante
cara muito frustrante? quem queria mudar de vida ia pro carakho e quem não queria morreu velinho

kirao0 21/03/2024

CARACAS
QUE LIVRO!!!
Amo o filme e agora amo ainda mais o livro,escrita perfeita e com ótimos comentários
Tipo de livro que eu amo e leio sem parar,o único problema foi o tempo(to dem nenhum pra ler)
Recomendooo

oramauricio 30/01/2024

FRENÉTICO
O que falar? é uma história chocante que relata o dia a dia de uma favela que divide espaço com bandidos de todos os tipos, que vez são vilões e vez são heróis da comunidade.
achei tudo bem corrido, tanto que muitas vezes não sabia quem era quem e onde era onde, só lia lia no automático. uma releitura com certeza seria benéfica aqui.
mas pude descobrir mais ou menos de como funciona o esquema de quadrilhas e o motivo de tantos perderem (ou doarem) a vida em benefício de sua facção.
é frio, cru, real. é o Brasil.
dou três estrelas ao livro.

AngAlica.Mackedanz 19/12/2023

Um gostinho da realidade
Por meio de palavras, Paulo Lins conseguiu demonstrar a triste realidade vivenciada por muitos brasileiros que vivem à margem da sociedade e que, por vezes, acabam recorrendo ao crime para sobreviverem. Além disso, ele nos mostrou que aqueles que deveriam proteger podem ser corrompidos.
Alguns dos personagens, que ganham vida entre estas páginas, são capazes dos crimes mais atrozes e de crueldades indescritíveis, mas também demonstram a fragilidade humana, mesmo que seja pouco antes da morte. Outros demonstram que o lugar onde você vive não o define, pois, mesmo que sejam moradores da favela, são honrados e trabalhadores. Por fim, existem os que nos provam que a vida de crime não foi uma escolha, mas sim algo imposto a eles ou a única saída. Ressalto o quão triste é perceber que nem mesmo as crianças estão livres dessa vida e do fim trágico que ela traz.
Este é um livro difícil de ser lido, não pela escrita do autor, que é clara e muito bem elaborada, mas sim pelo conteúdo abordado, pois, nem todos estão preparados para o que vão encontrar entre estas páginas. Mesmo os que acreditam estarem, podem sentir repulsa e indignação ao se depararem com a realidade da sociedade marginalizada, que vive em meio a violência, corrupção e pobreza. Deste modo, antes de começar esta leitura, tenha certeza que esteja pronto para encontrar as mais diversas crueldades e atrocidades.

Iran7 08/12/2023

O caminho é o estudo.
Paulo Lins faz um relato da vida que as pessoas (a maioria homens, jovens e pretos) levam no Rio de Janeiro, colocando como protagonista pessoas de Cidade de Deus.

A vida dos bandidos, policiais, comércio das drogas, crimes, mortes, relações de amizade e namoro, você vai ver tudo isso aqui.

Vemos como a prisão funciona no Brasil, em vez de reabilitar as pessoas para viver em sociedade ela faz com que os bandidos paguem propina para os guardas e assumem roubos e crimes que não cometeram.

É por isso que o caminho de vida que devemos levar é sempre o estudo e uma vida humilde sem crimes. Ainda que as pessoas sejam racista ou tenham qualquer tipo de preconceito irei passar por cima e viver uma vida digna.

lufroes_ 22/11/2023

Foda
Incrível como o filme, só que com mais detalhes, novos crimes e uma representatividade brasileira sobrenatural.
mostra o quão dura é a vida na favela, das mais duras formas encontradas para se sobreviver quando não se tem dinheiro, estudo, ou qualquer tipo de estrutura social.
certas partes só pra quem tem um estômago forte e um coração duro, mas diversos personagens ajudam a trazer uma alegria também apesar das contravenções.
recomendo pra krl

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

O livro nacional mais chocante que já li
A narrativa é baseada em experiências reais e segue a história de diversos personagens que vivem na Cidade de Deus, uma comunidade marcada pela violência, criminalidade e desigualdade social. O livro retrata as lutas e os desafios enfrentados por esses personagens, oferecendo uma visão impactante da vida nas favelas brasileiras. É uma obra que aborda questões sociais e humanas complexas em um contexto urbano adverso.

Sakurazuka 10/08/2023

Um livro completamente explícito, tem gatilho para todos os lados. Um livro denso, forte, tenso... Um livro cru, mas muito bem escrito, um livro fantástico, mas horrível.

MatheusCavassin 09/08/2023

Um clássico contemporâneo
Leitura obrigatória dos clássicos modernos, leitura extremamente imersiva. Difícil de largar ????????????

Isabelli Diniz 05/08/2023

"Se gritar 'pega ladrão', não fica um, mermão!"
Cidade de Deus é um livro que aborda vários temas sensíveis sobre a classe mais vulnerável da sociedade brasileira. Ele fala sobre os mais diversos tipos de violência, a pobreza, corrupção e maldade. Aqui, nem todos nascem bons, mas são vários os que cedem devido ao medo, a falta de opção.

É um livro muito pesado, mas também muito cativante. Mostra que todos tem uma história, uma razão. É humanizador para aqueles que sequer são notados, os pobres.

Gostaria muito que esse fosse um livro abordado em escola, pois ele fala muito sobre a dinâmica social brasileira.

Recomendo àqueles que tiverem o mínimo interesse em compreender outras realidades, ver diferentes pontos de vista. É uma obra necessária. Também aconselho que leiam antes de ver o filme.

Wanessa Ribeiro 21/07/2023

Perfeito!
Esse livro fluiu demais pra mim, li em uma semana! Gosto muito desse tipo de narrativa sobre a vida no crime, com certeza é um livro que recomendo.

naty 19/07/2023

Cidade de Deus
Livro incrível com uma linguagem extremamente fácil de ser compreendida, pesado em alguns momentos, chegando a ter cenas que embrulham o estômago mas apresenta a realidade do Rio de Janeiro e de muitas outras favelas pelo Brasil de forma verídica.

Maria Clara 17/07/2023

Cidade de Deus
O que dizer sobre esse livro? Dizer que Paulo Lins soube desenvolver muito bem e apresentar a realidade do Rio de Janeiro, mesmo que esse livro seja antigo, ainda permanece muito atual.

Me fez refletir e saber sobre várias coisas da violência policial, o tráfico de drogas e entre outros. O problema da violência é muito complexo, não é com soluções simplistas que os governantes estão apresentando ou colocar pena de morte que isso se resolve como muitos pensam.

A miséria, pobreza, corrupção, o preconceito (racismo, xenofobia, misoginia e etc) estão todos ligados nessa problemática.

Esta leitura retirou-me da zona de conforto e expôs-me a uma realidade tão complexa e miserável que é de chorar quando tentamos refletir ou procurar soluções para isto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6