Cidade de Deus

Resenhas - Cidade de Deus

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ildo 13/06/2011

porrada
li o original, com mais histórias, assim que foi lançado. o autor depois "editou" o livro, cortando passagens que considerou de violência gratuita, e que não ajudavam a contar a história que ele pretendia. um tanto indigesto em alguns momentos, mas importante, o livro do Paulo Lins. exemplo de indigesto: no livro que li ( acredito que esta passagem não está mais nas edições mais recentes ), tem a história do cara que desconfiava que a mulher o tinha chifrado, e que , portanto, o filho dele, não era dela, mas do "leiteiro"...numa distração da patroa, entra em casa, corta os bracinhos da criança e a deixa pra morrer sangrando...difícil de lembrar até hoje. no entanto, não se trata de ficção. Paulo Lins muda nomes, protege personagens e fontes,mas garante que TUDO É VERDADE!A denúncia é válida. aquelas pessoas estavam à míngua. o Rio parece estar se preocupando com estas comunidades pobres de uns tempos pra cá. mérito do livro e do filme?....há controvérsias! RECOMENDO O LIVRO.
Andressa 24/11/2012minha estante
Mil vezes o livro do que o filme! Adorei!

Ildo 26/11/2012minha estante
com ceteza, Andressa. Veja se vc consegue acesso à 1ª edição...é muito boa.

David 25/01/2013minha estante
O acontecimento dos braços não foi cortado rsrs fico pensando nisso até hoje, será que alguém realmente faria isso? Enfim... eu não sei o filme, mas o livro me pareceu repetitivo. Senti falta de enredo. Foi chato para mim.

Marcelo Marques 12/04/2024minha estante
Zé Bonito morrendo foi foda para o coração, mas achei que a morte do Miúdo ia vingar a sensação e no final foi meio xoxa....

isababy 14/04/2024minha estante
cara muito frustrante? quem queria mudar de vida ia pro carakho e quem não queria morreu velinho

Fabio Shiva 13/05/2018

Brutal e avassalador!
Li com horrorizado fascínio cada uma das 400 páginas deste livro, capturado pelo mesmo magnetismo da violência que me fez ficar grudado na poltrona do cinema durante cada segundo do filme. E pensar que tanta brutalidade e selvageria são cada vez mais banais no mundo!

A leitura traz também a possibilidade de muitas reflexões. Penso que por detrás da brutalidade dos criminosos de favelas como a “Cidade de Deus” está a brutalidade do sistema, a brutalidade dos poderosos, a brutalidade da indiferença dos ditos “cidadãos de bem” que acham normal que sua família tenha teto e comida, acesso à educação, saúde e cultura, enquanto tantas outras famílias não têm nada disso. O resultado da desigualdade é o câncer da criminalidade, que adoece a sociedade inteira. O Rio de Janeiro hoje é escandalosa prova de que ninguém fica imune aos devastadores efeitos de uma sociedade construída sobre a desigualdade. Mesmo dentro dos condomínios fechados, cercados de vidros blindados e seguranças armados, o medo penetra nos corações, tira o sono e a paz dos “justos”.

Lendo esse livro tão incômodo e necessário, pensei muito no lindo verso de Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho”. Penso que esse verso reflete uma verdade muito mais profunda, que vai além da felicidade romântica de um casal. A vida é coletiva, e tudo está conectado. Enquanto houver uma criança chorando de fome, ninguém poderá ser realmente feliz neste pequeno planeta. É impossível ser feliz enquanto existirem lugares como a Cidade de Deus.

Depoimento do autor Paulo Lins:

Trailer do filme:

#1livropordia

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
13/05/2018minha estante
Este foi um foi um dos primeiros livros que li e compartilho das suas impressões, Fábio. Lembrei-me da música "Baader-Meinhof Blues" do Legião Urbana. Creio que ela transmite a mesma sensação e mensagem.

Fabio Shiva 18/05/2018minha estante
Valeu amigo Felipe, estou aqui ouvindo a música! Legião é bom demais!

Naná 31/05/2011

O pior livro que eu já li.
Este livro não tem nada de bom porque não mostra a realidade que acontece nas favela Cidade de Deus. É muito exagerado e muito detalhado.
Detalha quando um bandido esquarteja seu próprio filho de não sei quantos meses de vida, pornografia e muito mais. Por isso que eu abandonei o livro porque se isso é só no início do livro imagina no final. Por isso eu aconselho a não ler este livro.
Diego 19/08/2019minha estante
vá ler Alice no país das maravilhas então ...

Mariana 19/08/2011

Minha resenha se baseia apenas no livro, não assisti o filme...
Achei muito repetitivo. Enquanto lia, tive a sensação de ter lido as mesmas situações duas, três vezes... Da metade para o final, a leitura foi bem cansativa. Não recomendo.
David 25/01/2013minha estante
Exatamente o que achei! Eu ainda não vi o filme, mas me parece ser bem melhor. Não gostei do livro muito não. E o final foi fraquinho.

claudioschamis 11/02/2009

Excelente livro. Conta a história da transformação da favela dos anos 60 até os tempos atuais, onde hoje é dominada pela violência e pelo tráfico de drogas. Inspirou o filme de igual nome. Também é um livro difícil de se parar de ler.

Felipe 12/03/2009

um belo retrato.........
o autor escreveu muito bem a situação do rio nas linhas desse livro,um retrato do o trafico tem feito com o Rio

E. Dantas 02/05/2009

Detalhes e mais vidas.
Diferente do filme, Paulo Lins consegue dirigir nosso "cenário imaginário" para uma CDD mais pobre e humilde que violenta. Entre pipas, lavadeiras, botecos, o livro tras o épico para o concreto e não o contrário. Fora isso, muitos, mas muitos mais personagens aparecem no livro, passageiros e pouco aprofundadas, porém honestos.

Beijos e inté!

zette 16/05/2009

Um livro dramatico, qdo vidas novas são ceifadas pela violencia que determina as regras da Cidade de Deus. Descreve como uma criança ja nasce predestinada a roubar, a mentir, a usar droga e morrer cedo ou ser preso. O autor mostrou a realidade chocante do dia a dia no mundo do crime

aquelesuin 14/10/2009

Não conseguir ir até o final, pois apareceram livros mais interessantes e acabei por deixá-lo um pouco de escanteio. Ele terá sua oportunidade novamente logo, logo.

Luis 02/04/2010

Obra prima.
O sucesso estrondoso do filme eclipsou a obra prima que é esse livro. Relato contundente e verdeiro da simbiose entre a vida e o crime nas comunidades pobres brasileiras e , em especial, nas cariocas. Eu tive a sorte de conhecer o livro ainda no ano de seu lançamento, em 1997, 5 anos antes do filme, e, desde então, considero uma obra de referência da literatura brasileira contemporânea, sem cair no lugar comum de imitar Rubem Fonseca. Pena que Paulo Lins, passados 13 anos, ainda não nos legou uma segunda obra tão importante quanto.

Nilson 30/08/2011

Perca um livro
Terminei de ler e acabo de cadastrar no site perca um livro: www.livr.us.
Foi a primeira vez que eu li o livro após ver o filme. Mas posso dizer que o ritmo da narrativa é tão intenso quanto o do filme.
Eu recomendo!

Rynus 01/04/2012

A realidade nua e crua das favelas e do descaso do Brasil com essa parte periférica da sociedade. Os pensamentos ilícitos, as mortes... tudo te leva a acordar desse sonho de pensar que a nação é realmente ordem e progresso.... é im livro meio que, chocante.

Flavinha 12/06/2013

"Meu nome é Zé Pequeno!"
Outro livro que chegou em mim depois do filme e que marcou minha vida: Já faz bem uns 10 anos, mas ainda lembro de mim agarrando o braço de um amigo na cadeira do cinema durante várias cenas do filme... O livro eu ganhei um tempinho depois, de presente da minha irmã, e confesso que não consegui ler até o final. Talvez pq era mto novinha e ainda acreditava que o mundo era cor de rosa... o fato é que a cada página virada eu redesenhava mentalmente as cenas do filme, com mto sangue e sofrimento, e acabei largando a leitura. Pena que não tenho + o livro, talvez hj, menos fantasiosa, eu conseguiria relê-lo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6