Design Para Um Mundo Complexo

Design Para Um Mundo Complexo Rafael Cardoso

Resenhas - Design para um mundo complexo

Evelin Bianca | @paginasete7 10/02/2020

#7 Design para um Mundo Complexo
Leitura obrigatória da disciplina de Teoria e Crítica do Design, o livro de Rafael Cardoso traz uma abordagem contextualizada do design no mundo em que vivemos. Começando com a origem na revolução industrial, o autor traz o desenvolvimento do design, desde quando tudo eram máquinas, até a atualidade em que tudo são redes e conexões.
Trata constantemente sobre a relação forma-função, apresentando os conceitos de funcionalidade, uso, significados e materialidade em projetos. Discute a questão do pós-uso, do descarte, e como isso se relaciona ao significado daquilo que é projetado. Comenta sobre a função do design de construir pontes e ligações nas redes desse mundo complexo. E por fim traz o histórico do ensino do design e os paradigmas a serem reconsiderados na formação desse profissional. Ótima leitura!

P.S.: a ideia da sobrecapa é legal, mas poderia ser melhor desenvolvida. O papel tende a se desgastar e rasgar, e isso me dá uma agonia.

264 páginas
Lido: de 13 a 24/03/19
????
GlAria.Cristina 02/11/2023minha estante
a questão sobre o papel na capa é muito real hahaha, sempre rasga

Gabriela.Lopes 20/10/2020

Um livro que faz jus ao nome
Resolvi ler esse livro que é tão comentado por professores e pessoas da área de design. Esperava encontrar algo com muitas teorias para se pôr em prática, mas o livro é muito mais uma discussão sobre a complexidade que é projetar para as pessoas, pessoas que cada vez mais têm interesses tão diversos em um mundo que muda constantemente, e pensando nisso o autor nos propõe olhar o nosso entorno e enxergar as coisas com outro olhar.

Uma das milhares grifadas que dei nesse livro:

"O conflito entre informação demais e conhecimento de menos é uma das condições paradoxais dos tempos em que vivemos. Está longe de ser o único. À medida que o mundo vai ficando mais complexo, parece que as pessoas se dispõem cada vez menos a tentar fazer sentido das coisas."

Diego 03/01/2016

Leitura indispensável e inspiradora.
Agora que acabo de finalizar o último capítulo do livro, o conclusivo, gostaria de registrar minha enorme satisfação com a leitura, por ser absolutamente fluida e abrir espaço de reflexão quase filosófica sobre o design. O nível conhecimento, erudição e cultura do Rafael Cardoso são exímios, quase obscenos e saltam a cada frase. Leitura inspiradora e indispensável para qualquer um que se aventure pelos campos do Design, das artes, das comunicações, publicidade e áreas humanas!
val silva 05/09/2016minha estante
Para Baixar este e muitos outros livros Grátis acesse nosso site http://http://livrosgratisbibliotecaonline.com/

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...

lut 25/04/2020

base teórica
eu sou publicitária e atualmente estou em um processo de mudança de carreira para web design e, apesar de ter uma boa base prática, sinto que é interessante construir uma base teórica com o próprio design em si, por isso escolhi esse livro.
como eu estudei em universidade federal eu sei bem o que é essa base teórica e esse livro resgata muito isso, se tornou bem cansativo pra mim, que não sou diretamente da área de design (nem de produto, que é onde o autor fala constantemente).
foi uma leitura ok, mas sinceramente não acho que tenha me acrescentado muita coisa pro meu objetivo - web design. creio que alunos de design mesmo, que leem vários livros do gênero se identifiquem e seja mais útil.

Bruno.Costa 03/06/2020

Bons temas
É uma leitura um pouco mais complexa e difícil de te prender logo de cara. Mas é um livro com temas bastante pertinentes que aguçam o pensamento sobre temas que são considerados imutáveis no design. E chega a questionar inclusive quais seriam os limites do design (e se eles de fato existem ou se deveriam existir).

É um livro bem legal que te coloca pra pensar sobre o designer brasileiro, de onde vem a base curricular de seu ofício e quais os possíveis caminhos e entraves que deverão ser encontrados no futuro da profissão no país.

lukascione 20/09/2021

Leitura essencial para designer atuais
Que reflexão incrível sobre o Design, com D maiúsculo mesmo. Uma discussão mais aprofundada do que normalmente se têm hoje, acerca da profissão, ensino, definição e tantas outras coisas no campo. Acho uma leitura obrigatória para designers, e uma contribuição incrível para mudança de paradigmas e da mentalidade de profissionais, estudantes e professores.
Essa edição da Ubu é no mínimo curiosa, páginas amarelas (amarelas mesmo, não amareladas), e com uma capa que envolve a capa real do livro. Achei um charme e não me atrapalhou muito na leitura, só causa um certo estranhamento (lembra uma antiga lista telefônica).

Marihhh 09/01/2024

Livro bom
O livro trás uma reflexão bem interessante sobre Design, recomendo tanto para quem é da área como para quem não conhece nada sobre.
Acredito que a conclusão, especificamente, é essencial para entender a importância do Design no nosso mundo complexo.

helo 23/04/2024

Eu mto eu
Todas minhas opiniões sobre o que é design, e pq eu amo design, foram colocadas em palavras que eu nn conseguia colocar. af serio design é tao lindo e eu vou ler ainda muito mais vezes pra poder entender cada partezinha disso

Jess 03/05/2020

Mais um livro para se compreender um pouco melhor a história da profissão de designer e como os profissionais pensam seus produtos.

vitorandre 03/02/2021

Livro de escrita simples, facilita leitura e compreensão
O livro traz muitas boas provocações, instigando a enxergar o design sob outras perspectivas.
Leitura simples e, por isso, bastante rápida.
É um exercício filósofico do design presente em todas as coisas do mundo que nos envolve.

Gabs.ouza 05/10/2021

Essencial para quem gosta de Design
Eu achei esse um livro essencial para quem gosta/ trabalha/ estuda design! Ele aborda desde principios básicos, como o design foi percebido na sociedade, como os princípios modificaram de acordo com as revoluções industriais, até em como funciona o ensino do design nas escolas e faculdades.
Houve momentos em que a leitura foi arrastada, e em outros fluiu muito bem...
No mais, gostei bastante!

caio.cidrini 19/05/2023

Pra entender Cultura Material
O livro discute conceitos de Design que facilmente podem ser estendidos para outras áreas: Arquitetura, Publicidade e até a própria Arte. A complexidade do título é basicamente a pós-modernidade e autor discute e pondera sobre o papel de quem projeta soluções em uma sociedade globalizada. Ao refletir sobre artefatos, ele nos faz observar além da dicotomia forma-funcão, pondo no cerne da questão a memória e a experiência tanto de quem faz quanto de quem consome determinado objeto. Leitura fundamental e nada complicada apesar de acadêmica.

val silva 05/09/2016

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...

henrique.rangel 09/01/2018

Uma visão até para leigos da complexidade do design no mundo atual
Rafael Cardoso passa por uma descrição/revisão de o que é design e como diversos fatores diferentes podem afetar o que consideramos ser um objeto, de sua forma até a história dele através do tempo. Além disso quebra alguns paradigmas de design ao dizer que não existe forma ideal para nenhum artefato já que ela depende de muitas variáveis sendo uma delas o momento presente e a própria memória de quem está utilizando/observando o artefato. Para finalizar observa que a complexidade está em tudo, e deve ser abraçada ao invés de evitada ou combatida, usando de exemplo a internet e os avanços tecnológicos como parte dessa complexidade.

Erika 09/01/2021

Mundo complexo requer atividades complexas
O mundo está mudando e isso é obvio, lendo o livro me deparei com varios pensamentos: design, industria, projeto, mercado, comercio....
Sim, o mundo está em constante movimento, mas por que as profissões, corporações, e ensino se mantém muitas vezes omissos a essa mudança? Ortodoxos em seus métodos e administrações.
O design está no centro disso, uma área que nao pode mais resistir a essas mudanças, o mundo está complexo, com problemas complexos, que requer soluções complexas, que serão obtidas de forma mensurável quando pararmos de negar toda a mudança nas relações sociais, indústriais e de consumo.