Um Conto de Natal

Um Conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - UM CONTO DE NATAL

Well 21/03/2024

Incrível adaptação em quadrinho.
Este é a adaptação em quadrinho do clássico conto do autor Charles Dickens. Onde narra a história de Scrooge, um homem mesquinho e solitário que nutre um profundo desprezo pelo Natal e por tudo o que ele simboliza. Ele negligencia sua família, seus funcionários e carece de compaixão. No entanto, a visita de um fantasma misterioso o levará a reconsiderar suas atitudes e despertará emoções há muito adormecidas.
A arte presente neste quadrinho é notavelmente realista e repleta de detalhes, o que contribui para a imersão na atmosfera da história. Cada cena é ricamente ilustrada, capturando a essência dos personagens e do cenário da época vitoriana. A combinação entre a narrativa envolvente e a arte cuidadosamente elaborada torna esse quadrinho uma obra incrível, que encanta qualquer leitor.
Nos principais detalhes, o quadrinho retrata o conto fielmente. As diferenças são mínimas.

Blog MDL 13/09/2013

Charles Dickens é brilhante!
Resenhar clássicos da literatura sempre é muito difícil. O risco de estar falando de mais ou de menos, persegue o resenhista mesmo após a escrita da resenha. Eu sempre gostei de ler clássicos, os romances de Jane Austen sempre me encantaram e os horrores descritos por Edgar Allan Poe sempre me fascinaram, mas eu nunca me senti inteiramente preparada para falar de tais livros e confesso, ainda não sei se estou. Por isso, me perdoem os erros, percas ou excessos que eu possa ter cometido ao escrever esta resenha, mas, por favor, não deixem de ler.

Scrooge é um senhor ranzinza e avarento que leva uma vida solitária apesar de ser muito rico, tendo como parente apenas seu sobrinho, ele faz escárnio de todas as tentativas dele de se aproximar. Como se isso não bastasse, Ebenezer é mal-humorado com tudo e não se compadece com a miséria de ninguém. Seu coração não é bondoso e a arrogância e o orgulho predominam a sua personalidade. Para ele Natal nada mais é do que uma época boba, onde as pessoas estão felizes à toa e que ela não serve para nada além de gerar o consumismo desenfreado.

Contudo, após receber a visita de dois homens que pedem a sua colaboração para realizarem boas ações para os pobres onde ele se nega terminantemente a ajudar por achar que já faz demais ao pagar os impostos, a versão fantasmagórica do seu ex sócio Marley aparece para ele, mostrando as correntes que ainda lhe prendem a este mundo, Marley lhe conta sobre tudo que está enfrentando após a morte por não ter praticado o bem necessário para os outros, nesta visita, seu ex sócio também o avisa de que ele receberá a visita de três fantasmas, o fantasma do Natal Passado, do Natal Presente e do Natal Futuro. Temendo as consequências dessas visitas Scrooge pede a ajuda de seu ex sócio, mas este o alerta que apenas a mudança de atitude poderia salvá-lo de um futuro desolador como aquele que ele estava vivendo.

O que eu mais gosto de ler livros clássicos passados nos séculos XVIII e XIX é a chance de poder observar os costumes, os lugares, os comportamentos e a vida das pessoas pelos olhos de alguém que viveu muito daquilo que escreveu, vocês podem achar minha afirmação um pouco óbvia, mas na verdade ela não é tão tola assim, pois se vocês prestarem bem atenção, nos livros de escritores do século XX em diante é possível sim você ver os costumes europeus de antigamente, mas não de forma tão fiel, tão real e tão prazerosa como acontece quando você ler, por exemplo, Um Conto de Natal, uma história que se consagrou durante os anos e que leva o leitor a observar toda a postura que alguns ricos tinham em relação a pobreza, como alguns deles exploravam as crianças ao fazê-las realizar trabalhos infantis e principalmente, como o autor usa a sua própria experiência de vida para nos contar tudo isso.

Quando comecei a ler o livro eu já imaginava que me identificaria com a história porque já tinha assistido algumas adaptações feitas para o cinema, mas me surpreendi demais ao me deparar com as palavras utilizadas pelo Dickens, ele consegue caracterizar seus personagens tão bem que você reconhece facilmente as falas de cada um deles sem precisar se atentar para a indicação dos personagens. Além disso, ele sabe muito bem como mexer com as emoções do leitor, é impossível não odiar o Scrooge, é impossível não sentir pena dele por ser um ser humano tão mesquinho, é impossível não se sentir afrontado com a intenção do autor de nos fazer perdoá-lo mesmo após ele ter cometido tantos erros. Entretanto, há ainda personagens como Tiny Tim e o fantasma gigante do Natal Presente que encantam desde a primeira aparição e que ficam na mente do leitor muito tempo depois do término da leitura.

Charles Dickens não é lembrado até os dias de hoje por acaso, e mesmo que tenha escrito esse livro as pressas para pagar suas dívidas ele conseguiu se superar ao realizar um trabalho tocante que foi devidamente valorizado nesta versão em quadrinhos feita pela L&PM, confesso a vocês que estava com receio de ler esta versão porque eu não fazia a mínima ideia de como a editora tinha feito para colocar a essência da obra em tão poucas páginas, mas pessoal, eles conseguiram. Além de fazer uma edição caprichada com capa dura, material de qualidade e desenhos primorosos, eles ainda presentearam o leitor com algumas páginas falando sobre a vida, obra e contexto social da época de lançamento do livro.

Sem sombra de dúvidas eu indico Um Conto de Natal, não só a versão em quadrinhos, mas o romance também. Tenho certeza de que quem procura uma boa história vai adorar ler esse clássico, que mesmo com a palavra Natal escrita em seu título possui um conteúdo atemporal que deve ser lido independente da época do ano.

"— Não fique tão mal-humorado tio!
— E como eu deveria ficar? O que é o Natal além de uma data em que estamos sempre um ano mais velhos e nem um pouquinho mais ricos? Se dependesse de mim, cada imbecil que aparecesse com essa história de Feliz Natal seria preparado em uma panela junto com a ceia e enterrado com uma estaca de árvore de Natal cravada em seu coração. É assim que penso. Pág. 6"

site: http://www.mundodoslivros.com/2012/06/resenha-um-conto-de-natal.html

Mari Ayub 03/12/2023

Ahhhh que delícia ler este conto na forma de HQ. Amei! Adorei cada página e desenhos contidos nelas.

Ligiamx 16/03/2024

Seja bom!
Um ótimo conto de natal pra todas as idades, numa época onde o mundo está demais voltado pra ganância e o individualismo, a história em quadrinhos é ótima em nos fazer lembrar ou nos ensinar praqueles que ainda não sabem, que o importante mesmo é estar presente na vida das outras pessoas.

Dudu    02/07/2023

Generosidade
Amei a história, além de curtinha é também uma adaptação de um clássico, e como HQ, nada chato de ler.
Fala sobre generosidade e empatia, pensar também nos outros do que apenas em si, e não apenas por bem dos outros, mas também para sua própria felicidade.

isa.dantas 30/12/2016

Uma lindíssima adaptação do romance/conto!

Dude 29/03/2019

Conto de Natal
Emocionante história

Jeniffer 06/01/2021

Boa adaptação do texto original para este formato em quadrinhos.

z..... 28/03/2021

Clássicos da Literatura em Quadrinhos
A HQ reforçou o que penso da obra. É instigaste na percepção da fraternidade e solidariedade no ideal de felicidade, mas a dinâmica de encontro com fantasmas (espectros conforme o livro) é algo que não me atrai, ainda mais valorizando a receptividade em aprendizagens que compartilham,
Ressalte-se que falaram sobre o Natal, mas não do real significado.

Sobre a adaptaçãp, acredito que é bem sucedida na transposição para a linguagem dos quadrinhos, com ilustrações bonitas e roteiro bem resumido na essência do livro.

Leitura em Macapá, nos idos da pandemia....

Radmila.Ribeiro 19/11/2022

Ah o Natal...
Já tinha lido a história na íntegra e agora em quadrinhos. O espírito natalino tem muitos milagres pra fazer em todos nós.