Somos Seis

Somos Seis Espiritos Diversos...

Resenhas - Somos Seis

viihast 01/03/2024

"(...) a vida é a vida e ninguém morre."
A primeira vez que tive contato com esse livro foi durante uma palestra em um Centro Espírita/Umbandista no dia de finados de 2023. O palestrante antes de começar a leitura das cartas de psicografias, explanou brevemente sobre a história de Volquimar, uma das vítimas do incêndio do edifício Joelma em São Paulo, mas o ponto chave da palestra era uma de suas psicografias realizada por intervenção de Chico Xavier, e desde esse dia, "Somos Seis" está na minha listinha de leitura para esse ano de 2024.
A história de Volquimar foi, sem dúvidas, a que mais me chamou atenção, talvez por ser o motivo que me fez ler esse livro? Talvez de fato seja, mas lendo sua parte no livro apenas confirmou minha empolgação no livro.
Após o término da parte de Volquimar, senti o livro tomando um outro rumo, como se tivesse lendo um outro livro, tive a vontade de abandonar a leitura, mas como já disse aqui em outras resenhas, raramente abandono uma leitura, independente se está me desagradando ou não.
O tempo todo, um outro livro é citado, "Jovens no Além", então suponho que "Somos Seis" seja uma continuação.
Mas valeu a pena continuar, o livro é um compilado de psicografias de jovens realizadas pelo Chico Xavier, e em cada uma podemos retirar inúmeras reflexões e ensinamentos que ficam em nossos pensamentos por uns bons dias ou semanas.
Me remeteu muito a sensação que tive quando li "Ninguém Morreu" e "Estamos Vivo", um misto de saudade e tranquilidade por saber que a vida continua e ninguém, de fato, morre.
É um ótimo livro para se indicar para aqueles pais e/ou familiares que perderam seus filhos e/ou entes queridos muito jovens.

"A Terra é uma escola imensa, em que todos somos matriculados para as lições do amor que, na essência, é a Herança de Deus para nós todos."

"Somos todos irmãos, repetimos. Por que não reconhecer isso, antes que se nos finde o curso de aprendizado no educandário humano, curso que se expressa em cada uma de nossas existências e das quais sempre saímos deficitários, quanto às notas de aproveitamento e de elevações que nos compete alcançar?!"

"Tudo é importante, na seara do bem."

"Trabalhar servindo e servindo quanto nos seja possível, a todos abençoando em nome de Deus, porque todos somos de Deus."

"Eu penso, você pensa, os nossos pensam. E Deus pensará por nós o que seja melhor."

"Não deixe que lágrimas daqui ou dali venham a fazer fossas no caminho a passar. Deus é quem manda em tudo e nós dois estaremos na torcida do pensamento em prece."

"Não podemos fazer um irmão paralítico andar de repente, imitando Jesus, mas podemos auxiliá-lo a seguir pra frente sobre rodas. Não conseguimos multiplicar os pães de cinco para cinco mil, qual Jesus, diante da multidão; entretanto, se quisermos poderemos repartir um pão em dois para suprir as necessidades de um companheiro."

"Caridade é o lugar em que estamos com Deus."

"Entreguemo-nos a Deus, confiando sempre no melhor."

"Hoje melhor que ontem. Amanhã melhor que hoje. E vamos andando. As andanças não fazem o coração esquecer."

"A Divina Providência oferece a cobertura necessária. Nunca se sintam incompreendidos ou vítimas de alguém que haja se desinteressado de nossa vida ou de nosso afeto. Quando alguém se afasta do clima de amor a que foi chamado, entrando em posição contrária à expectativa daqueles que lhes desejam o bem, é considerado nas Leis Divinas por doente e Deus determina que os débitos de carinho desse alguém para com os outros sejam devidamente remunerados."

"(...) um fio de amor nos liga uns aos outros, em todas as fases da vida quando o amor nos rege a existência."

"É servindo que seremos servidos. É amparando aos outros que os outros nos trarão o amparo preciso."

"A morte é uma porta aberta a fim de que a gente escape da Terra, mas geralmente, a pessoa deixa o campo de trabalho e de luta em que vivia assim como está em si mesma. Poucos se livram das impressões primeiras com rapidez e facilidade. Morrer em si será fácil, mas deixar de ser nós mesmos é muito difícil."

"(...) não se preocupem com o lado material de nossas vivências no mundo.
Tenho a idéia de que por aí passamos à maneira de viajores, utilizando veículos diversos para atingir o término da romagem. O recanto de paz em que a saudade se converte em oração permanente é venerável, em verdade, mas não deixa de ser o carro final em que se viajou para a estação de regresso da excursão empreendida. Não nos aflijamos tanto com o veículo e sim conosco, de modo a transportarmos em nós os valores imperecíveis da alma que nos entretecem a verdadeira felicidade."

"Aceitemos o nosso dever de construir um coração novo para a Humanidade. E nessa Engenharia do Espírito, Jesus é o Arquiteto Sábio e Justo. É preciso saber ouvi-lo para conseguirmos partilhar do privilégio de cooperar no levantamento do Mundo Melhor."

"Continuemos com firmeza nas tarefas do bem aos outros para recebermos o nosso bem maior."

"(...) a vida é a vida e ninguém morre."

"(...) tenhamos fé para vencer, fé em Deus e em nós mesmos."

"Procurem doar o que puderem pros vivos de nosso mundo. O que puderem: flores, velas, preces ou até mesmo 'lágrimas'. Façam o que quiserem, mas auxiliem a alguém naqueles nomes de que se recordam. Um pão para quem está de panela vaga, uma peça de roupa usada para quem já não aguenta alfinete e remendo."

"Terra é isso aí: luta e mais luta a fim de que a gente aprenda a vencer para o bem."

"É justamente com os outros que recebemos o socorro maior. Lembre-se da nossa oração de São Francisco: é dando que se recebe. Junto de nossos irmãos da família humana é que podemos entrar nesse câmbio bendito. Auxiliar e sermos auxiliados. Querer bem aos outros para sermos queridos."

"Jesus nos quer felizes e trabalhando para sermos mais úteis, sempre mais úteis."

"Todos temos provas e inquietações para burilamento. Não fazemos a promoção da dor, como se a dor devesse ser aplaudida por indução ao aniquilamento; no entanto, agradecemos a presença da dor, em nossas vidas, simbolizando educadora que nos corrige os impulsos. Sem ela, seria realmente difícil a compreensão que nos patrocine a aquisição de luz para a Vida Maior."

"As tarefas são nossas. Os anjos nos auxiliam, mas não nos substituem. O Senhor é o Senhor, de cuja Bondade Infinita recebemos tudo em nosso favor, mas recolhemos da misericórdia d?Ele o privilégio de ser o apoio mútuo, no domínio de nossas relações no dia-a-dia de nossa existência."

"O corpo é um barco sumamente precioso que nos exige na Terra a maior das atenções para estar viajando e agindo com segurança ou ancorado com a bênção de Deus para o fortalecimento preciso."

"(...) a vida é também Deus em nós."

"Amor é paz que se dá para receber, luz que se acende em alguém, para que a luz desse alguém nos clareie os caminhos."

"A oração é um fio de intercâmbio entre nós, ante a Providência Divina."
"Os que sofreram nos claustros, os que desapareceram em louvor da fé, os que trabalharam para socorrer as criaturas que lutam na Terra, os que amaram um ideal superior, em nome de Deus, são aqui mais vivos. Todos vivemos, porque todos somos filhos de Deus e espíritos imortais; no entanto, os que se doaram pelos outros, os que se trocaram pela felicidade e pela paz dos seus semelhantes, aqui encontram mais vida, somando vida e amor a si mesmos, na medida do amor e da vida que distribuíram com os outros."

"Não tenham receio pelo amanhã. O verdadeiro seguro - o seguro que nunca falha - é o trabalho que Deus nos concede. Trabalhando no bem, tudo teremos de bom."

"Deus nos auxilie a todos na sustentação de nossa fé na imortalidade da alma, porque essa fé na continuidade da vida além da morte do corpo, é o sustentáculo em que nos escoramos para vencer nas provas e tarefas que trazemos ao mundo."

Ângela Bittencourt Cardoso 22/02/2024

Posso dizer a você, Mamãe, que pensávamos em
helicópteros que nos retirassem das partes altas do edifício e
com espanto, quando acordei ainda estremunhado, fui
transportado para um aparelho semelhante, junto de outros
amigos. Era assim tão perfeita a situação do salvamento que
fui alojado num hospital, como se estivéssemos num hospital
da cidade para recuperação, antes do regresso à nossa casa.
Mantive essa expectativa até que meu avô Ângelo me fizesse
recordar os tempos de criança e, logo que me vi novamente
menino na memória, compreendi que ele era o meu avô na
Vida Espiritual e que estávamos juntos. O hospital não era
mais daqueles que conhecemos no mundo.
- um companheiro
de serviço contou que durante o incêndio o Wilson, tão logo
teve ciência do ocorrido, foi de sala em sala avisar os outros
funcionários da secção em que trabalhava.

jumorgensten 07/04/2022

A obra é um compilado de relatos de amigos já desencarnados e que voltaram para contar seus últimos momentos aos familiares e amigos. Sendo assim, o livro possui 6 capítulos e ainda com prefácio de Emmanuel, a volta dos jovens, o incêndio do Joelma e depois entrevistando Chico Xavier e os créditos.

A narrativa começa com Volquimar Carvalho dos Santos que desencarnou no edifício Joelma e prossegue com Augusto Cezar Netto, Carlos Alberto da Silva Lourenço, Jair Presente, Wady Abrahão Filho e Wilson Willian Garcia que também faleceu no Joelma.

Todos os capítulos possuem o discorrer sobre os últimos momentos do encarnado no plano terreno, os familiares em busca de alguma comunicação do ente querido, as mensagens em si na íntegra e também sendo desmembradas e algumas partes sendo comentados com ligações das informações dos familiares. Como bem mencionado no livro, as personalidades individuais vão junto com os espíritos, logo, os recados são o modo de cada ser agiria na Terra e com as gírias que falavam também.

Um ponto a ser comentado é que esses espíritos convidados, digamos assim, enviaram mais de uma mensagem pós desencarne e todos os textos estão presentes no livro. Com isso, é possível acompanhar a evolução do amigo espiritual tanto recém chegando ao mundo espiritual quanto já habituado por lá. Um bom exemplo é de Volquimar, onde a moça começa contando seus últimos momentos no edifício Joelma e nas próximas mensagens discorre sobre sua nova vivência e situação e sempre procurando acalentar o coração da mãe e dos outros entes queridos.

Somos Seis também possui uma diagramação padrão e bastante sensível, pois a cada novo personagem, possui seu nome completo, data de nascimento e falecimento, os nomes dos parentes como pais, mães e irmãos e depois começa a abordar as situações e as cartas psicografadas.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, porém, são necessárias pausas para reflexões. Minha única recomendação é ler o livro Jovens no Além antes de se jogar nesta obra. Não interfere em nada a ordem, porém, Jovens é muito comentado durante toda a narrativa. Então, de vez em quando, dá aquela vontade de largar tudo e ler o primeiro livro tão comentado e, que na
época, era um lançamento.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/04/07/somos-seis-francisco-candido-xavier

IANNYK 15/10/2023

"Como passei além-terra, além-mar para o Além mesmo".
As histórias de cada espírito são fantásticas, você sente e presencia a mudança de escrita, de pendsmentos, dizeres, gírias, tudo, de um para outro. Você sente que está conversando com familiares, entes queridos, que encontraram a paz. Quando mais novo, fui um curioso incansável a respeito do edifício Joelma e a tragédia que lá aconteceu, hoje, li a história de uma das pessoas que não conseguiu sair de lá com vida, e mesmo assim, deseja que todos encontrem o seu caminho e entendam o seu destino. É magnífico.

Marcos 25/04/2024

A morte não existe. Um livro que traz a mensagem que nossos entes queridos nos deram um até breve e que um dia nos reuniremos com eles novamente.

barros8rafael 07/01/2021

É um livro psicografado por Chico, que traz as históricas (psicografadas) de 6 jovens, é emocionante, porém, particularmente não é o tipo de leitura que me identifico dentro dos livros espíritas.

Thais 24/02/2020

Este livro me lembrou um documentário cartas de Chico Xavier. Vemos com a vida é fulgaz, é muito triste quando jovens morrem com toda a vida pela frente. Eu tive colegas de escola que morreram de morte natural e de acidentes com 18 anos, e aqui podemos ver que a vida continua, em outro lugar, mas continua.

Vitoria 24/03/2024

Pode ser difícil ou chato de ler para alguns
Eu senti vontade de ler esse livro meio que do nada. E tive umas crises de ansiedade nas primeiras cartas, porque eu não sei. Do meio pro final, o livro me deu mais conforto. É comecei por ele sem ler jovens no Além. Então não conhecia muitos dos espíritos que tinham nele. Mas é uma experiência única ler essas cartas.

Celia.Rabelo 10/07/2009

Várias mensagens psicografadas aos parentes em reuniões mediunicas de Chico Xavier. Entre elas mensagens de pessoas que foram vitimas do edificio Joelma em São Paulo.

Marly Naur 25/11/2012

Espíritos iluminados
Um livro triste, mas verdadeiro, onde os autores tiveram um desencarne precoce. A mensagem é dada com clareza, podemos analisar nossa vida após a morte, os espíritos são tratados e depois trazem mensagens, quando são permitidos, para acalmar os corações dos seus pares que ficam.

Erika 25/09/2012

Leitura intrigante...
Eu tenho uma história um pouco intrigante referente a esse livro quando o li,eu morava em Salvador Bahia,um amigo me emprestou li praticamente em uma noite inteira,até gostei do livro,mas no dia seguinte a maçaneta da porta do meu quarto e a porta estava toda preta como tivesse pegado fogo,fiquei bem intrigada com essa situação pois não havia explicação para o fato,sorte a minha que eu morava com uma amiga e essa não me deixa mentir sobre o tal relato e realmente acredito que alguns espíritos possam se materializar.na época queria devolver o livro o mais rápido possível!!!rsrsr

day 08/01/2023

eh bom mas...
eh bom, tem algumas partes q te fazem pensar e tal, mas talvez por eu ser tao descrente de tudo acabei nao gostando ???? eh uma boa pra quem tá tentando enfrentar o luto pq tem mt haver com esse assunto mas ai sla eu achei chatinho de acompanhar ?? tinha umas partes q eu nn entendia tipo, pq outros "personagens" entravam na carta psicografada de outro personagem? acho q eles nn tinham nenhum envolvimento, quero dizer, eh meio impossível q no edifício joelma as pessoas q morreram tinham alguma relação entre si ai nsei se voces tao me entendeno mas eh isso