CULTURAS POLÍTICAS: ENSAIOS DE HISTÓRIA CULTURAL, HISTÓRIA POLÍTICA E ENSINO DE HISTÓRIA

CULTURAS POLÍTICAS: ENSAIOS DE HISTÓRIA CULTURAL, HISTÓRIA POLÍTICA E ENSINO DE HISTÓRIA Rachel Soihet
Maria Fernanda Bicalho
Maria de Fátima Gôuvea




Resenhas - Culturas Políticas


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Clio0 21/06/2021

Esse livro é uma coletânea de ensaios escritos na nova proposta historiográfica e discutindo alguns de seus dilemas mais práticos. Não confundir, contudo, com um manual, um didático ou um estudo de caso.

Os textos são divididos em eixos temáticos: Cultura Política - História e Historiografia; Cultura Política do Antigo Regime à Ideia de Nação; Cultura Política e Sociabilidades; Culturas Políticas e Relações de Poder; Cultura Política e Ensino de História.

Em matéria de qualidade é possível destacar alguns como "História, historiografia e cultura política no Brasil: algumas reflexões" de Ângela de Castro Gome - onde a autora discute como as diferentes escolas historiográficas trabalham o tema e, sem papas na língua, cita nomes e trabalhos.

Também merece atenção "Historiografia e tradição crítica - novela exemplar dos 'jornais manuscritos' do século XVIII" por Tiago C. P. dos Reis Miranda. O autor trabalha os jornais, sua distribuição e entra na questão de autoria.

A parte pedagógica é uma discussão teórica sobre as novas abordagens. Evidentemente, tem como intenção levantar discussão e não responder dúvidas.

Enfim, é uma ótima seleção que mereceria mais exposição. Porém, é um trabalho científico, ou seja, pessoas que não são da área podem achá-lo pesado e, em algumas partes, ininteligível.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR