Reason to Breathe

Reason to Breathe Rebecca Donovan




Resenhas - Reason to Breathe


4 encontrados | exibindo 1 a 4


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Psychobooks 29/03/2013


- Premissa. Drama na dose certa.
Emma, ou Emmily - acostumem-se com a troca de nomes desde o início, ela é explicada mais à frente - é uma garota de 16 anos que mora com seus tios e é muito tímida e arredia. Tem apenas uma amiga, Sara, que é uma das garotas mais populares da escola. O que a leva em frente é a sobrevivência. Emma não pensa em viver os anos do colegial, ela pensa em sobreviver para se formar e ver-se livre do alcance de sua Tia Carol, com quem mora há quatro anos, desde que sua mãe perdeu sua guarda. Emma tem um segredo que nem mesmo sua melhor amiga sabe, sua timidez e necessidade de se camuflar no ambiente têm uma razão, e essa razão é o cerne do livro.
As coisas começam a mudar com a chegada de Evan Mathews à cidade de Weslyn. Agora Emma está envolvida por ele, mas se alguém em sua casa descobrir seus sentimentos, os resultados podem ser fatais.

- Fluência da escrita. O que tem e o que não tem
A ideia da história é delicada e o equilíbrio em sua apresentação se faz necessário. Rebecca Donovan apresenta uma adolescente que sofreu perdas a vida toda. Emma perdeu seu pai na infância e posteriormente perdeu sua mãe para o alcoolismo. Sem ter para onde ir, foi morar com seus tios Carol e George e os primos, Jack e Leyla. George é irmão de seu pai, e quando a mãe de Emma não tinha mais condições de cuidar da adolescente, ele se viu obrigado a assumir a responsabilidade.
Já nesse ponto pode-se perceber quão dilacerada a vida de Emma é. A autora virou a vida da personagem de ponta cabeça, desde a morte de seu pai, enfrentando o alcoolismo de sua mãe, para posteriormente encontrar-se nas garras de Carol, a tia que faz de tudo para deixar claro que ela não é bem-vinda.
A fluência de Rebecca nos pega já a partir desse ponto. Ela apresenta a rotina de Emma de forma detalhada, com muitos diálogos e descrições de sentimentos e ações. O primeiro livro tem o enfoque em um ano de curso de colegial da protagonista, e ele é detalhado de forma rica, mas não cansativa. Acompanhamos o crescimento de Emma dentro da escola, seus medos e preocupações com o que vive em casa e a vemos lutar ante a decisão de contar ou não contar à sua amiga Sara tudo o que passa.

- Todo jovem-adulto pede um bom romance!
Quando conhecemos uma história sabemos que a rotina apresentada nas primeiras páginas e as características planas da protagonista mudarão em algum ponto por causa de uma ruptura ou algum acontecimento que a tirará do eixo.
Em "Reason to Breathe", esse acontecimento vem na forma de Evan Mathews. Ele é novo na escola e dá uma reviravolta na vida de Emma, dando atenção à ela, quando ela quer desaparecer, chamando sua atenção quando ela não quer se envolver e principalmente questionando sua rotina e querendo a conhecer mais a fundo. Evan é um adolescente que também tem seus problemas e que está disposto a dividi-los com Emma e saber mais de sua vida.

- Desenvolvimento do plano de fundo
Propositalmente, a vida de Emma é bem reclusa, logo, a gama de personagens apresentada não é muito grande. Com isso, suas verdades mais do que de costume, precisam ser superfundamentadas.
Rebecca não peca na fórmula. Há durante toda a leitura a impressão que todos os personagens, sejam eles coadjuvantes ou protagonistas, são pessoais reais. Suas personalidades saltam das páginas, mesmo sendo apenas aqueles que aparecem em alguns trechos. A construção de Rebecca em torno de gestos, falas e postura é rica e convincente.
O ambiente escolar é criado e desenvolvido à perfeição, já que é lá que os protagonistas passam a maior parte do tempo, e a tensão necessária para construir seu ambiente familiar é criada aos poucos. Vamos conhecendo sua família e o papel de cada um deles a passos lentos, conforme Emma vais nos mostrando.

- Vale a pena, Alba?
O drama é o cerne do livro. Tudo o que Emma passou talhou sua personalidade. Entre a necessidade de amadurecimento e resignação aceita, a protagonista vai crescendo a cada linha e nos mostrando a que veio.
Alguns pontos se perdem por conta de ações de alguns personagens que fugiram completamente à sua personalidade. Foram apenas alguns momentos, mas um em especial que trata um momento crucial no enredo não condisse nem um pouco com as característica de um dos personagens. Entendo a necessidade da autora em criar a situação, mas o peso dela sobre o ombro do escolhido foi demais. Conseguia o ouvir gritando em meus ouvidos "Eu nunca faria isso!". Só pude concordar com ele e lamentar sua descaracterização.
No geral, a leitura é fluída, bem-construída e trata de um assunto importante que deve ser discutido em todos os meios. Recomendo a leitura.


"I took a deep breath and tried to will my hands to stop shaking. I couldn’t understand why I was so worked up. Evan gingerly took my hands in his and looked at me intently, trying to get me to focus on him. I stared straight ahead, desperately needing to pull myself together. I barely noticed he was there."
comentários(0)comente



Van Chaves 21/08/2013

A história gira em torno de Emma. Quem olha de fora apenas vê uma garota tímida, acanhada, inteligente, boa nos esportes e que apenas tem uma única preocupação: ser a melhor na escola. Ela conta apenas com uma amiga, Sarah, que é exatamente seu oposto, sendo a garota mais popular e bonita da escola, mas que é sua melhor amiga e ela não consegue entender o motivo.

O que ninguém sabe é que a vida de Emma é dura, há uma razão para que ela esteja sempre na escola, em todas as atividades extracurriculares. Sua tia, Carol. A vida entre quatro paredes não é nada daquilo que Emma mostra para o mundo.

É um livro delicado e sensível, que muitas vezes trará lágrimas ao olhos e dor no coração.

Resenha completa no meu blog

site: http://bookistheanswer.blogspot.com.br/2013/08/reason-to-breathe-serie-breathing.html
comentários(0)comente



Pepper 22/05/2020

Shot through the heart and you're to blame.
What the f*** man! I was thrilled by the whole thing from the beginning. It had me from the first pages, from the very first word. From the giggling with Sarah to the breathless moments with Evan. From the peaceful moments to the heartbreaking torture ones.
Emma is real. She's so young and yet she has been through so much. Her actions show her strength and bravery and also how her heart wasn't changed by her pain, she is still a loving person selflessly thinking of her cousins's well being first and her own last. She's a character you can connect with even with the difference in age. She is only 16 but has the scars of a lifetime of pain and abandonment. As said in the book, she wasn't expecting the love in her life, yet it was a welcoming surprise. And so was this book for me. I didn't know what to expect but it certainly got me thinking and hoping for Emma's sake.
There's no need in saying how great and charming Evan is so I'll just skip the part where I confess my love for him.
Carol is a heartless bitch that got to my nerves so much I wanted to break her in every possible way and it wouldn't be enough punishment for her cruelty. She is horrible.
George is unbelievably absent and blind. It seems to be easier to ignore the truth and pass cowardly through life as he seems to be completely scared of his own wife. I pity their children, with a wicked bitch for a mother and a pathetic coward for a father.
Sarah is adorable and honest. Her feelings for Emma are sincere and her worries are touching. I'd love to have a friend like her.
The book is well written and the words flow easily, making the reading very comfortable. The characters are well developed and have a lot to offer in opposite to the most recent creations where everyone is shallow and superficial, as if the author didn't have time to develop them AND the protagonists. It shows the Rebecca's commitment and my appreciation grew bigger for the book. Things happen in a realistic rhythm that makes you crave for more in wonder of what's going to happen next. And I like that it's real. No matter how sad and upsetting I have
felt, it's real.
There's no supernatural involved, no mystery in how they fall in love, no agenda.
I was fascinated to find myself so deep into the story even though there weren't the usual appealing headlines.
It's a story of a girl with problems at home and her discoveries in love. You see young people struggling to survive in their own version of chaos. And as simple as it may seem it still had a lot to show as things went deeper and more complex with a polemic topic. Something that happens more often than we'd like to admit and that most people turn their faces away. So to think that we all may be the Georges of reality surely shots an unwelcoming but needed fire to our hearts. A wake up call to all of those who had their eyes and ears shut for the misery hidden with the marks under every victim's bandages.
A literally breathless ending pushing us to the next book. I can't wait.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR