Azul e dura

Azul e dura Beatriz Bracher

Resenhas - Azul e Dura

maria 05/10/2021

Demorei a engatar na leitura, mas da metade pra frente foi bem bom! Mesmo curtinho é denso, incomodo e ao mesmo tempo bonito. Adorei

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2019

Romance de estreia de Beatriz Bracher, autora dos premiados Antonio (2008) e Meu amor (2009), Azul e dura foi publicado pela primeira vez em 2002 e conta a história de Mariana, uma filha da alta burguesia paulistana que, distraidamente, atropela uma garota do seu bairro, levando-a à morte. Alguns anos depois, numa estação de esqui na Suíça, ela tenta entender, por meio de uma narrativa baseada em velhas anotações, o acidente e a crise moral que ele desencadeou, bem como o fim de seu casamento com um bem-sucedido advogado.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573264418

Valnikson 04/09/2017

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Azul e Dura
Uma das autoras mais interessantes e respeitadas de nossa produção literária recente, a paulista Beatriz Bracher iniciou a carreira no mundo editorial brasileiro participando da organização da revista de literatura e filosofia 34 Letras e se destacando como uma das fundadoras da competente Editora 34. A premiada autora também já se fez notável no cenário do cinema nacional, assinando argumentos e roteiros de filmes aclamados pela crítica. Seu romance de estreia, 'Azul e dura', apresenta uma narrativa de intensa preocupação estética com enfoque no dilaceramento existencial e no eminente confronto com si mesmo. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2017/07/14/90-azul-e-dura/

Alinny 22/11/2011

Mariana e os ecos de suas avós
Gosto de escritas automáticas. Literatura feminina recheada de pensamentos e sentimentos confusos na qual aparecem todas as sinestesias e reflexões em uma profusão de palavras ao avesso, e tudo isso, sem saltar a página. Eu gosto assim: Intenso! Mas sem melaço...

Azul e Dura da Beatriz Bracher definitivamente é uma literatura feminina que me encantou. Uma história contada sem levar em consideração a ordem cronológica dos fatos, mas a ordem em que é lembrada. Sem ser confusa mas, tão pouco sendo clara, Bracher vai nos trazendo a tona os sentimentos da personagem principal, Mariana. Nos revelando entre idas e vindas, os fatos que fizeram dela a imagem e semelhança da mala que carrega: Azul e dura. Um arcabouço de anotações, sua própria caixa de pandora, os ecos de suas avós...

O livro trata da transformação de uma jovem estudante de cinema para uma dona de casa depressiva: “É da decomposição da primeira pessoa do singular que falo. Preciso ter claro meus objetivos para que isso não se transforme em mais uma alternativa de passado, entre as várias que tenho criado. Não. Minha única chance é dissolver as cartilagens dos passados, triturar os elos forjados a cada novo desejo de futuro, devolver a identidade de fragmento ao que nunca foi conjunto.”

Confesso que, passadas 130 páginas, fiquei levemente desinteressada. Mas continuei lendo na esperança de um final surpreendente... o que não aconteceu!