O Retorno ao Morro dos Ventos Uivantes

O Retorno ao Morro dos Ventos Uivantes Lin Haire-Sargeant

Resenhas - O Retorno ao Morro dos Ventos Uivantes

Regiane.Oliveira 08/11/2020

A maldição da família
Acredito ter outras versões , pois vi várias sinopse que diziam histórias completamente diferentes da que li .
O casamento e ruina de hereton e Cathy , o filho de hitCliff , e a
geração seguinte , sempre seguindo a maldição da família .

Vou procurar outras versões

"l?estrange, anna" essa foi a autora da edição que li .

@fabio_entre.livros 04/06/2016

Um retorno clássico
Eu nunca li um romance que narrasse uma história de amor mais perturbadora e doentia do que “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë. Isto, longe de ser um ponto negativo, é, dentro do meu conceito literário, um aspecto arrebatador e fascinante, razão pela qual sou apaixonado por esse livro e seus personagens viscerais.
A ideia de ler uma sequência da obra de Brontë parecia, para mim, a princípio, uma perda de tempo, uma vez que considero-o um dos romances mais completos que já li, sem nenhuma lacuna para “ganchos” na história. Entretanto, pensando melhor nessa questão da lacuna, vi que o livro de Lin Haire-Sargeant se concentrava em um ponto específico, que sempre me atiçou a curiosidade, instigando-me a tecer várias conjecturas: o rumo de Heathcliff e seu paradeiro quando fugiu de Wuthering Heights ao saber do casamento de Cathy. Embora eu ainda prefira a reticência de Brontë em relação a isso, devo admitir que Haire-Sargeant fez um trabalho considerável neste livro.
Basicamente, o livro narra os passos dados por Heathcliff desde a sua fuga de Wuthering Heights até o seu retorno, ainda mais consumido pela paixão desenfreada e pelo desejo de vingança proporcional. Estruturalmente, o texto é narrado em 1ª pessoa, principalmente pelo próprio Heathcliff, que conta a sua história em uma carta destinada a Cathy e que deveria ser entregue antes do casamento dela com Edgar Linton. Esta carta, porém, é interceptada por Nelly Dean, que a manteve escondida por décadas, até que, já à beira da morte, entrega-a ao Sr. Lockwood. Este, por sua vez, já de posse da carta, viajando ao encontro de Nelly, encontra no trem, ninguém menos que Charlotte Brontë, a quem conta os pontos principais da história de Cathy e Heathcliff e pede que leia a carta.
Uma vez que o personagem Edward Are é uma peça fundamental nessa história, compreende-se que o livro cruza as histórias dessas duas irmãs Brontë (O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily, e Jane Eyre, de Charlotte), apresentando os personagens e eventos centrais de ambas através de uma releitura de Haire-Sargeant que cria conexões entre elas. Talvez isto desagrade os leitores mais conservadores, mas, no meu caso, pude discernir isto como um exercício de liberdade criativa que não interfere na beleza e solidez das obras das irmãs Brontë.
Algo que achei interessante neste livro é que houve, de fato, a preocupação em criar a atmosfera do livro original de Emily Brontë, e isso se reflete tanto na linguagem quanto no delineamento das características e personalidades dos personagens. A “participação” das irmãs Emily e Charlotte na obra também não descaracteriza a história e produz um efeito bastante curioso, em especial pela forma como a autora define as perspectivas delas a respeito da história de Heathcliff. Emily, particularmente, revela um final “alternativo” (na realidade, segundo ela, o final verdadeiro) da história dos amantes amaldiçoados de Wuthering Heights, um pouco mais otimista do que o que conhecemos. Apesar de achá-lo um tanto mirabolante, gostei de ver a história que tanto adoro ganhando uma outra perspectiva, mas ainda dentro dos moldes originais. Não sei se de fato as irmãs Brontë aprovariam, mas como leitor e admirador da obra, eu aprovo.
Natalie Lagedo 04/06/2016minha estante
Uau, que resenha!

@fabio_entre.livros 04/06/2016minha estante
Obrigado! :D

Gizalyanne 24/06/2017minha estante
Muito boa sua resenha !!
Particularmente eu não gostei de O morro dos ventos uivantes justamente pelo ódio que vi no livro, mas amei Jane Eyre e fiquei curiosa para saber qual a ligação entre os dois livros

@fabio_entre.livros 24/06/2017minha estante
Olá, Gizalyanne! Que bom que gostou da resenha! Espero que você também goste desse livro e que, a despeito de não gostar d'O Morro "original", aprecie esta sequência (que não é necessariamente uma sequência, mas um apêndice). Desde já, desejo-lhe boa leitura! ;)

Regiane.Oliveira 08/11/2020minha estante
Ei li um retorno com a história bem diferente , onde a governada conta a sequência do livro , o casamento e a ruina de ereton e cath . Escrito por Anna L'Estrange , mais não consigo achar o livro ?

SakuraUchiha 01/04/2015

Eu teria adorado mais se fosse uma história original.
Sendo uma fã nata de "O Morro dos Ventos Uivantes", fiquei intrigada com a premissa deste romance, que se esforça para contar sobre o que aconteceu com Heathcliff entre seu êxodo abrupta de O Morro dos Ventos Uivantes, na véspera do noivado de Cathy e Edgar Linton, para seu retorno de três anos mais tarde. A novela é moldada pela interação de Charlotte e Emily Bronte com vários personagens da novela, assim, tenta fazer o leitor acreditar que todas as criações ficcionais do romance de Emily eram de fato figuras históricas.
Este viagem na trama eu até tinha aceito de má vontade, mas foi realmente foi difícil de engolir quando a história se desenrolou e o autor confundiu "O Morro dos Ventos Uivantes" com "Jane Eyre." Sim, de fato, Heathcliff era filho perdido há muito tempo de Edward Rochester, o único descendente de seu fatídico casamento com a amalucada Berthe; Rochester assume Heathcliff prepara-lo para ser um cavalheiro, trazendo-o em contacto com todos os outros personagens do romance de Charlotte Bronte, como Blanche Ingram e a própria Jane Eyre, em uma confusão vertiginosa e absurda que inclui, entre outros eventos desconcertantes, a castração de Edgar Linton por Heathcliff para forçá-lo a se casar com Catherine.
No começo, foi divertido ver as semelhanças e os pontos paralelos na história, mas no final eu fiquei desejando que o autor tivesse criado a sua própria história e não nos dado um conto que era emprestado. Se tivesse feito issso, então eu teria gostado mais da criatividade e imaginação da autora, já que ela tem um excelente estilo de escrita e eu amei seu retrato de Heathcliff.

Evy 13/09/2010

Eu já era apaixonada pelo "O morro dos Ventos Uivantes" e por Heathcliff quando descobri esse livro. A história é como uma 'continuação' da obra de Brönte e conta o que aconteceu ao personagem Heathcliff durante os três anos que ficou desaparecido para se tornar rico e conquistar sua amada Cathy. Se eu já era apaixonada por Heathcliff, fiquei ainda mais depois desse livro e sofri ainda mais por ele e por seu amor impossível pela odiosa Catherine. A história é ótima, prende a atenção e a autora soube recriar mesmo a atmosfera austera e mórbida do clássico que o precede. Para quem leu "O morro dos Ventos Uivantes" e se apaixonou, vale a pena a leitura deste também.