As Filhas da Princesa Sultana

As Filhas da Princesa Sultana Jean P. Sasson

Resenhas - As filhas da Princesa

Leituras e Reflexões 21/10/2022

Quando lemos sobre a vida difícil de outras pessoas, vemos com mais nitidez o quanto somos abençoados!
Mas isso, de jeito nenhum, nos leva a menosprezar a situação dos que sofrem. Pelo contrário, nos condoemos e, no meu caso, conhecer mais dessas culturas opressoras me impulsiona a orar mais especificamente por esses povos.
No livro 1 de Sultana, eu já tinha começado a admirar o caráter de seu esposo, o qual é raríssimo. Sua fidelidade, seu cuidado, seu amor, sua sabedoria. Mas com a leitura deste livro, minha admiração por esse homem cresceu ainda mais. Pena que a impulsividade de sua esposa (Sultana) e seus ideais, muitas vezes levados a ?ferro e fogo?, façam com que ela não valorize e menospreze seu próprio esposo.
Todavia aqui (no livro 2) encontramos uma Sultana um pouco mais madura, agora mãe. Pensa um pouco mais sobre suas atitudes. O que torna a sua força agora uma coisa bonita de se ver em ação.
É nítido ver o quanto Sultana experimenta da lei da semeadura rsrs? ela ?atribulou? tanto a vida da sua mãe e agora sente na pele a dificuldade de educar filhos, cabecinhas que pensam diferente, discordam, resistem, confrontam, desafiam? rsrs.

Muito boa leitura! Indico

Kátia 28/06/2010

Me sinto com sorte de ter nascido em um país com liberdade de expressão. Sinto muita pena e ódio que nem todas as mulheres podem fazer ou ter a mesma liberdade.

Embora o livro conte a verdadeira história da vida de princesas, morando em palácios cobertos de ouro, usam as jóias exclusivas e roupas mais caras do mundo, elas são infelizes por viverem num mundo dominado por homens. Onde todas as coisas feitas por elas são supervisionadas por eles, podendo nem mesmo escolher sair de casa na sua ausência.

Me choca o modo como neste mesmo momento em que posso escrever tudo isso, para quem quer que esteja lendo isso, no outro lado do mundo princesas ricas se preocupam apenas em obedecer seus maridos; ou rezarem para conseguir um homem rico para casarem. Pois assim, não serão motivo de piada para suas famílias. Algumas casam-se cedo, com 13 ou 14 anos e com homens muito mais velhos; acabam apanhando ou sendo substituídas po esposas mais novas e não podem dizer nada a ninguém, para não apanhar mais ou não perder a guarda dos filhos.

Sultana, a mãe de 2 princesas, esconde seu verdadeiro nome e tenta mudar tudo isso, escrevendo um livro que conte a sua vida para que nós do ocidente possamos compartilhar de sua dor, que obviamente esconde de todo o oriente e principalmente de sua família.

Ouvi muito Ofra Haza durante a leitura deste livro, essa mulher com uma voz incrível canta as dores que sente.

MIRANDA 18/11/2022

Uma continuação ( 2º da trilogia de Jean Sasson ) onde expõe sua família com seus conflitos e opressões da vida saudita imposto ás mulheres .
Palavra para o livro : familia ( na verdade tudo igual )

Bit 14/03/2011

neste novo livro de Jean Sasson, «Sultana» fala-nos das suas duas filhas: uma que se atreveu a ter uma relação proibida, com outra mulher; a segunda que se tornou uma religiosa fanática, disposta a destruir tudo aquilo por que a mãe lutou. Como pano de fundo, a terrível realidade das mulheres que a cercam - sujeitas à circuncisão feminina, vendidas como concubinas, forçadas a casamentos forçados ainda na puberdade, e legalmente violadas ou mesmo assassinadas pelos maridos. As Filhas da Princesa Sultana constitui assim um documento fascinante sobre um mundo que lamentavelmente ainda existe, não muito longe de nós, neste final do século XX.

Renata 03/01/2010

É incrível como duas pessoas criadas da mesma maneira podem ser tão diferentes.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

ste livro conta a história dramática das duas filhas adolescentes da família real da Arábia Saudita, narrada por sua própria mãe a princesa Sultana, que descreve as desesperadas reações das jovens Maha e Amani, sufocadas por um ambiente hostil e restritivo. Transitando por cenários exóticos e opulentos, vivendo em um mundo de ostentação, mãe e filhas tentam escapar da tragédia que traga aquelas que ousam desejar a liberdade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571238863

Jessica.Jerusa 18/08/2020

Mais do mesmo
Ela continua contando histórias que chocam a sociedade ocidental, mas eu esperava mais detalhes sobre a vida de suas filhas, especialmente da vida de Maha.

Gigi 25/06/2022

A cultura
É um ótimo livro onde a gente vê como as culturas são diferentes e têm seus prós e contras.

Esse livro infelizmente conta a realidade de um povo, uma população, onde muitas mulheres são tratadas igual lixo ou um cachorro sarnento. Muitas mulheres tem que se submeter as ordens dos maridos, onde elas não passam de objetos e belos prazeres sexuais e onde a lei é arbitrária e sádica.

Márcia 13/05/2009

Amei...
agora vou ler Princesa, porque amei demais essa historia... Apesar de que esperava mais ;)

Márcia 27/06/2009

Uma agradável surpresa.
Não esperava muito desse livro, mas me surpreendi positivamente.Agora vou ler Princesa, porque amei demais essa historia... Apesar de que esperava mais ;)

Alê Nunes 11/05/2020

Maravilhoso
O segundo livro da trilogia é adorável, vemos novamente sultana lutando por seus ideias mas como sempre com dificuldade, este livro aborda sua dificuldade e a dificuldade com as filhas cujo as personalidades são apostas.

Beca 22/07/2020

As Filhas da Princesa Sultana
Esse livro é como se fosse a continuação do livro princesa Sultana, porém é uma leitura a parte, conta sobre a vida da princesa árabe Sultana após casada, nesse livro sultana conta os momentos complicados e felizes de sua vida de mulher árabe,conta sobre seus três filhos frutos de seu casamento com Karim duas meninas e um menino. A história de sultana é muito complicada mesmo ela sendo uma princesa,no inicio desse livro mostra também como foi quando sua familia descobriu que ela havia escrito um livro sobre sua vida o que a trouxe algumas complicações, é um livro interessante pois nos ajuda a refletir sobre nossas vidas e tentar nos colocar no lugar das mulheres árabes e suas dificuldades que são diferentes das nossas, que algumas coisas que pra nos é tão normal é algo que não acontece na arabia com tanta naturalidade,é um livro que ajuda a repensar nossa vida e o machismo tão comum em todos os locais a do mundo

Garota Escapista 10/11/2021

As Filhas da Princesa
Se você me conhece, deve saber o quanto sou apaixonada pela cultura árabe. Nas horas vagas, sempre procuro estudar esse assunto. Por isso, a história da Princesa Sultana me chamou tanta atenção.
Sultana é o codinome usado por uma princesa saudita. Nessas páginas, somos apresentados ao cenário opulento de uma mulher que luta pelos direitos não só dela, mas de todas as outras. Inclusive, pelos direitos de suas filhas.
As duzentas e poucas páginas passaram rapidamente. Nem preciso enfatizar o quanto amei essa leitura e todo o conhecimento cultural que ela me agregou.

Mais resenhas em @garotaescapista

VitAria975 27/06/2022

Quero muito reler atualmente
Um dos primeiros livros da minha "estante", aprendi muita coisa com ele
Ele trás a realidade de muitas mulheres da Arábia Saudita, é um livro bem explícito pelo que eu me lembro, tinha até experiências da escritora , então para o meu eu de 2019 achei muito cedo pra quem tava começando a ler, porém recomendo muitooo