Os Neurônios da Leitura

Os Neurônios da Leitura Stanislas Dehaene

Resenhas - Os Neurônios da Leitura

Beatriz3345 01/10/2023

Conteúdo científico disposto em uma linguagem compreensiva e de modo objetivo, com imagens ilustrativas presentes para contribuir com um melhor entendimento. Gostei muito da organização dos capítulos, com pequenos textos.

Bárbara Jessik 13/01/2022

Os neurônios da leitura
"escola da liberdade não é aquela que deixa a criança escolher os textos que ela deseja aprender, mas sim aquela que ensina rapidamente a cada criança a decodificar - o único método que lhe permitirá apreender por si só as palavras novas, adquirir sua autonomia e se abrir para todos os campos do saber"

O melhor livro que li desde que decidi ser pedagoga. Com uma linguagem técnica mas de fácil compreensão, Dehaene explica minuciosamente qual o único método correto para se ensinar uma criança a ler plenamente.

Pablo Paz 27/10/2021

A ciência da leitura
É esse tipo de livro que devia ser lido por quem trabalha com educação, no Brasil em particular e na América Latina em geral. E por que digo isso? 1-) Porque nessas regiões a maioria das discussões sobre métodos e metodologia de ensino & alfabetização nem chega a ser teórica, é ideológica mesmo, no sentido negativo da palavra: é mais adjetivo do que conceito filosófico. 2-) E livros desse naipe são baseados em evidências científicas: primeiro dizem o que é, como está o estado da arte, para a partir daí, dos fatos, podermos nos orientar para o que deve ser. Em suma, ao separar joio e trigo, focam no que é essencial. Uma das melhores leituras que fiz ano passado.

Volnei 11/06/2021

Os Neurônios da Leitura
Esta obra traz uma visão bem interessante sobre as dificuldades que algumas crianças tem para aprender a ler e a escrever. Esta dificuldade é variável não só de acordo com o sistema de ensino como também o idioma e em alguns casos a dualidade da própria criança . Dificuldades tais como a dislexia, escrita espelhada , troca de letras entre outras

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Aline 10/06/2021

Ótimo referencial para a área
O autor apresenta os resultados de sua pesquisa de forma detalhada expondo calmamente os passos para que possamos compreender os avanços e descobertas do entendimento acerca da linguagem e aquisição da leitura.
Com este livro pude esclarecer alguns pontos a esse respeito.