Era dos Extremos

Era dos Extremos Eric J. Hobsbawm

Resenhas - Era dos Extremos

Ana 28/07/2022

A história do século XX, mas ainda atual
"Em cada país os fascistas, os radicais de direita, os conservadores, ricos locais e outros cujo principal terror era a revolução social, tendiam a simpatizar, ou pelo menos a não se opor aos alemães."

Esse livro relata os principais acontecimentos do século XX (1914-1991) dividindo o período em Era da catástrofe, Era de ouro e O desmoronamento e discutindo cada acontecimento, suas causas e efeitos em cada setor da sociedade.
Como uma pessoa que não entende muito de história eu considero que esse não é um livro fácil de ler se você não tem conhecimento prévio, já que o autor não se aprofunda muito em nenhum dos assuntos, o que até faz sentido se considerar tudo o que aconteceu nesse período. Mas ainda assim consegui aprender muito com esse livro.
Apesar de conter muito da opinião do autor o mesmo não deixa de mostrar a importância de alguns acontecimentos, mesmo que esses sejam contrários a sua opinião, e isso não isenta o autor de algumas opiniões preconceituosas.
O livro vale a pena e trás boas reflexões e merece ser relido e estudado com mais calma.

Marcos 10/10/2020

Tzar bomb de informações
Hobsbawn não escreve livros para enrolar, não é um guru e muito menos alguém que inventa histórias. Ele lê dados, interpreta documentos e referencia cada parágrafo. Não posso dizer que é fácil lê-lo, pois não é. São tantas informações a cada tema que você tem dificuldade de absorver e manter o foco. Mas, sem dúvida, a leitura vale a pena. Você descobrirá outra forma de ver a história e o mundo. E isso lhe dará uma vantagem para vislumbrar o futuro.

Karina599 18/07/2020

Essencial
A obra trata sobre os principais fatos históricos que ocorreram no século XX sob análise do historiador Hobsbawm.
É de linguagem acessível, porém requer conhecimentos prévios do leitor acerca de fatos históricos específicos.
De caráter abrangente, o livro aborda de forma completa os eventos essenciais que repercutiram toda a estrutura global.
Um detalhe que prejudica a leitura e fica brecando o processo é a presença de muitos números e porcentagens. Porém, é compreensível que um livro dessa magnitude apresente dados para comprovar sua tese.
No mais, o livro é essencial para aqueles que tenham interesse de compreender tanto a sociedade do século XX, como a atualidade. Mesmo um leigo em História (como eu) consegue apreender informações importantes e pertinentes para um entendimento da humanidade, ainda que num recorte específico. Recomendo.
Luciele Brandão 28/02/2022minha estante
Obrigada por ter compartilhado a sua experiência! ??

Patrick 02/09/2015

Eu tomaria vários cafés com Robsbawn
Ler esse livro é ao mesmo tempo um desafio e um enorme prazer. Robsbawn passeia com muita fluidez pelos acontecimentos que antecedem a primeira guerra mundial até o fim da guerra fria.

Me sinto como se estivesse num café ao fim da tarde ouvindo as opiniões de um apaixonado pelo assunto. Não é uma obra para neófitos em História, é preciso alguma bagagem para não emperrar a leitura.