Uma breve história da Europa

Uma breve história da Europa Jacques Le Goff

Resenhas - Uma breve história da Europa

Raul 02/01/2011

O conteúdo salva
Realmente a atitude da Editora Vozes é de impressionar. Logo no começo percebe-se que o título, “Uma breve história da Europa”, não possui muito sentido. Quando descobrimos que o título verdadeiro é “A Europa explicada aos jovens”, as coisas ficam mais claras. O livro é em alguns momentos uma verdadeira ode à união da Europa. No final, ele exorta aos jovens que lutem para fortalecê-la e torná-la cada vez mais unida. O objetivo do livro é apresentar o que aproxima os europeus e o que os distancia, e pensar em que caminho a história tem guiado a Europa: o da união ou da separação? Le Goff, com sua escrita gostosa de ler, pontua rapidamente momentos históricos que esclarecem esse dilema. O livro não aprofunda e em muitos assuntos é até superficial, mas válido para relembrar dos pontos importantes da história européia. A leitura é rápida e fácil.
Porém, a editora peca terrivelmente nos mapas! As cores são quase as mesmas! o que torna a leitura deles MUITO difícil. Chega a ser engraçado a competência que tiveram que ter para liberar um livro assim. Além disso, um pedaço do livro descolou o que reafirma o despreparo ( ou pouco caso) da editora.

Rodrigo.Peixoto 11/04/2023

Se trata de uma obra interessante para ter um panorama sobre a construção da sociedade européia, o início de uma compreensão sobre a formação européia e sobre as trocas culturais que ocorreram no tempo, além das dificuldades que ocorreram. Além disso possibilita a compreensão sobre as influencias que possuiu e os legados que temos.

Bruno T. 24/09/2010

Má fé editorial
Aproveitando a onda das tantas "breves histórias" que circulam por aí, a Editora Vozes quis bancar a experta e traduziu o título original francês da obra ("L'Europe expliquée aux jeunes" , ou seja "A Europa explicada aos jovens") como sendo "Uma breve história da Europa".
Não satisfeita com a mentirinha, a mesma editora mandou publicar, na contracapa do livro, um texto de louvor à obra, que finaliza com o seguinte parágrafo: "Neste livro, Le Goff apresenta a história da Europa de forma extremamente clara, didática e objetiva, com toda a maestria que caracteriza suas obras".
Tudo isso para um livrinho de 13,5 x 20,5 cm , com pouco mais de 160 páginas e contendo cerca de 60 "mini-capítulos", vários dos quais com quatro ou cinco linhas. E mais: a fonte utilizada é relativamente grande e há vários mapas de extrema pobreza de detalhes e baixa qualidade gráfica.
Se a Editora tivesse respeitado o título e os objetivos originais do livro, o prejuízo seria menor, já que, mesmo com toda sua simplicidade e superficialidade, o conteúdo, quando dirigido a jovens (e põe jovens nisso: dos 8 aos 12 anos, a meu ver), poderia ser melhor avaliado.
Como exemplo transcrevo, a seguir, o "mini-capítulo" da página 50, com título "Uma nova Europa: a cristandade", composto unicamente das linhas a seguir:
"Novos chefes espirituais aparecem na Europa: os padres e os monges, dirigidos pelos bispos. Entre estes, o bispo de Roma pretende ser o chefe supremo, o papa, ou seja, o pai. Um segundo aspecto da Europa aparece: o da cristandade."
E por aí vai ...
Edu 07/09/2012minha estante
Exatamente. Acabei de ler o "livrinho". Má fé editorial.

Felipe Koller 10/07/2013minha estante
Total for kids mesmo...

Carol 13/07/2021

Sobre a Europa como um todo
Achei que este livro ia tratar sobre a Europa na idade média, em virtude de seu autor ser um renomado medievalista, contudo ele vai traçando uma breve, muito breve, história da Europa, em linguagem fácil, e capítulos curtos, as vezes de um parágrafo.

Bruno Araújo 02/11/2020

Apesar dos problemas do título, cumpre seu papel.
Jacques Le Goff é uma referência quando o assunto é história medieval ocidental. Neste livro, há um problema no título, pois a titulação original era claramente cativar um público mais jovem com uma leitura rápida, atrativa e pouco aprofundada, mas que desse um panorama geral da história europeia. Por fim, uma leitura agradável e simples. Recomendo.

Lu 17/05/2021

Superficial e incompleto
Queria saber para quem ele escreveu esse livro... Nao recomendo para ninguém! Nem para estudantes do ensino fundamental completamente alienados

Jessi 30/05/2022

O livro é bom, porém solto
O livro é muito legal, muito simples, mas ao mesmo tempo difícil por ser um livro meio ?fragmentado? em partes sobre a história da Europa, entendo o autor , é difícil ser académico, mas ter que escrever de forma mais simples possível para a população, eu não gostei do formato do livro achei, como já disse, muito solto ele

Henrique 29/01/2012

Verdadeiramente uma breve história.
Para ser um livro de Le Goff é muito resumido e simplório.

Vale a leitura para quem quer algo muito rápido e pouco satisfatório.
Maria José 11/05/2016minha estante
Concordo , muito resumido, um livro que nao contextualiza o leitor , simplesmente discorre fatos soltos , deixando ou provocando o leitor a procurar novas leituras para entender os acontecimentos, os mapas foram totalmente negligenciados , sem o minimo cuidado com as cores , impossível ler e achei também no final do livro , uma leitura panfletaria, chamando o leitor a apoiar a união europeia, . Enfim acho que este livro deixou muito a desejar , esperva mais de um grande historiador medievalista .

lsbarros 24/09/2017

Trabalho editorial muito ruim e conteúdo simplório
Os mapas foram mal reproduzidos e pouco ajudam. O autor tentou abarcar a história da Europa de dois milênios, o que exige uma simplificação enorme devido ao volume de livro apresentado. Temas como socialismo são estereotipados e não condizentes com a realidade. Só me valeu a pena pelas datas de certos acontecimentos.

Maria Luksys 21/08/2023

Ponha breve nisso
Acho que é livro de criança KKKKKKKK eis que a modernidade líquida me prega uma peça: não é porque um livro promete contar uma história de forma breve que ele vai lhe poupar tempo, já que agora eu vou ter que procurar muito mais informação pra suprir o que esses capítulos minúsculos prometeram. Acho que ele dá uma visão geral sim, mas só pra quem já tem uma noçãozinha, aí você pode ler pensando ?ah, é mesmo? e aproveitar a linearidade da coisa. Mas se você realmente quiser APRENDER a história da Europa, esse não é o livro certo. Além de ser meio raso, ele narra muito superficialmente algumas questões de extrema importância, tipo a violência do imperialismo etc. Mas é bem organizadinho, acho que uma criança de 10 anos ia aproveitar bastante. Como li em 2 horas, valeu a pena, mas não compraria de novo.

Willian.Izidio 23/10/2023

Superficial
Esperava mais, porém mea culpa: não consultei o título original (L?Europe expliquée aux jeunes*); é uma boa introdução para quem nunca ouviu falar nada sobre as origens do continente, as conquistas e as crises.

*A Europa explicada aos jovens.

Le Goff possui livros mais parrudos, principalmente os que tratam do período medieval.

Neilania 11/03/2018

Tópicos e pensamentos
Não é um livro de história, é mais um apanhando de pensamentos e principalmente anseios pessoais para a Europa.

Laís 17/08/2022

Bem resumido
Olhar para trás significa aprender com os erros do passado, conservar as tradições e boas memórias e criar um futuro melhor. Entender a história da Europa é compreender o atual cenário político, econômico e cultural.
Algumas passagens (em especial os comentários aos séculos XX e XXI que são tão importantes para a atualidade) foram bem rápidas e supérfluas deixando a desejar.
É um livro bom como ponto de partida para aprofundamento nos temas.

Iva Ulisses 05/12/2023

Não parece obra de Le Goff
Um livro curto. Verdadeira ode aos europeus. Com trechos que para aqueles que leram outras obras de Jacques Le Goff, se chega a duvidar que ele tenha escrito "Uma breve História da Europa", fiquei pensando se não seria coisas de tradução.... e nem comento os mapas que estão a abaixo do que seria chamado de ilustrativos...