História Social da Criança e da Família

História Social da Criança e da Família Philippe Ariès

Resenhas - História Social da Criança e da Família

Lidi Cirilo 07/11/2020

Clássico
Um livro clássico e uma leitura obrigatória para compreender o conceito de infância, ainda que seja um recorte histórico e social.

Locimar 22/08/2020

Fiquei vislumbrando....
quando li este livro por vez primeira. Foi um desvelar medonho sobre a imagem que eu tinha sobre a criança e a infância como construção histórica e social. Nos anos seguintes iria ler "O desaparecimento da infância, corroborando que a ideia do Ariès de que assim como foi criada, a ideia de infância como fase pode desaparecer. A adultização da infância e a infantilização da vida adulta.

Marina Fülber 02/06/2015

Admito que não esperava muito desse livro, inicialmente não me pareceu algo muito interessante. Mas, depois de iniciar e ver que toda a pesquisa se baseia na história da arte e iconografia, o autor me ganhou, a princípio, pelo amor - mas apenas no princípio, veja bem.
E descobri, nesse assunto que de início não me chamou muito, algo totalmente incrível, coisas que não se imagina, por termos a falsa impressão de que os costumes são os mesmos desde sempre, quando na verdade coisas que pra nós são tão comuns e concretas como brincadeiras ou a escola, já foram um dia totalmente diferentes. Ver esse processo, entender esse processo, é maravilhoso. E isso tudo me torna cada vez mais apaixonada pela história.

Vânia 27/03/2009

Definitivo
Este livro é simplesmente o "must", definitivo pra quem quer entender o significado de infância. O autor aborda o assunto pelo estudo feito com as pinturas dos séculos passados e a maneira na qual as cçs eram apresentadas e se portavam - adultos em miniaturas. Livro importante para todo e qqr educador, mas tbm uma leitura prazerosa, com informações preciosas para as pessoas de qqr área.Pra mim, nota 1000!
Ené 23/01/2015minha estante
Eu li, achei um pouco cansativo! Mas é um livro excelente em torno da concepção de criança e infância. Valiosíssimo!!!