História Social da Criança e da Família

História Social da Criança e da Família Philippe Ariès

Resenhas - História Social da Criança e da Família

Vânia 27/03/2009

Definitivo
Este livro é simplesmente o "must", definitivo pra quem quer entender o significado de infância. O autor aborda o assunto pelo estudo feito com as pinturas dos séculos passados e a maneira na qual as cçs eram apresentadas e se portavam - adultos em miniaturas. Livro importante para todo e qqr educador, mas tbm uma leitura prazerosa, com informações preciosas para as pessoas de qqr área.Pra mim, nota 1000!
Ené 23/01/2015minha estante
Eu li, achei um pouco cansativo! Mas é um livro excelente em torno da concepção de criança e infância. Valiosíssimo!!!

Gabriel Henrique 07/12/2020

Emaranhado e Desordem
Sendo a família a instituição mais importante de toda a existência, uma obra que contemplasse a sua cronologia seria de grande aporte informacional. O livro "História Social da Criança e da Família" pode ser considerado um "bom retalho no meio de um todo tecido bibliográfico". Esse escrito contém boas fontes, mas não as expõe coerentemente. Relatando de maneira específica, a obra não segue respeitosamente um linearidade cronológica: quando está comentando sobre um século em específico, é de se esperar, em uma perspectiva relativa, que pule outros dois séculos ou que retroceda. Ou seja, as informações estão desorganizadas. Desse modo, é um emaranhado de conhecimento posto desordenadamente.
Nanda 21/07/2021minha estante
Exatamente isso!

Marina Fülber 02/06/2015

Admito que não esperava muito desse livro, inicialmente não me pareceu algo muito interessante. Mas, depois de iniciar e ver que toda a pesquisa se baseia na história da arte e iconografia, o autor me ganhou, a princípio, pelo amor - mas apenas no princípio, veja bem.
E descobri, nesse assunto que de início não me chamou muito, algo totalmente incrível, coisas que não se imagina, por termos a falsa impressão de que os costumes são os mesmos desde sempre, quando na verdade coisas que pra nós são tão comuns e concretas como brincadeiras ou a escola, já foram um dia totalmente diferentes. Ver esse processo, entender esse processo, é maravilhoso. E isso tudo me torna cada vez mais apaixonada pela história.

Locimar 22/08/2020

Fiquei vislumbrando....
quando li este livro por vez primeira. Foi um desvelar medonho sobre a imagem que eu tinha sobre a criança e a infância como construção histórica e social. Nos anos seguintes iria ler "O desaparecimento da infância, corroborando que a ideia do Ariès de que assim como foi criada, a ideia de infância como fase pode desaparecer. A adultização da infância e a infantilização da vida adulta.

@lidcomisso 07/11/2020

Clássico
Um livro clássico e uma leitura obrigatória para compreender o conceito de infância, ainda que seja um recorte histórico e social.

Jhon 02/12/2020

Uma leitura bacana
Já acho a proposta do livro bem interessante, pois foge um pouco da historiografia documental tradicional. Aqui a maior parte da tese defendida pelo Philippe Aríes é embasada em uma pesquisa iconográfica de várias obras artísticas. É curioso observar como o autor faz uso de quadros e pinturas para pensar o processo de invenção da infância e da família (focando sobretudo nas transformações ocorridas na passagem Medievo-Modernidade).

E apesar de não ser a intenção da pesquisa do autor, senti falta de uma análise mais aprofundada acerca das condições que possibilitaram as transformações descritas ao longo da narrativa. Provavelmente é um enviesamento pessoal meu em relação a como gosto de pensar, mas à medida que ele ia apontando as mudanças nas épocas históricas, eu fiquei curioso em entender como se deu o agenciamento das forças no plano das relações. Não é demérito do livro; apenas uma curiosidade em pensar essa outra dimensão da invenção de modos-de-ser-criança e modos-de-ser-família nas práticas sociais.

No entanto é bom destacar que a infância de que o Áries trata aqui é bastante específica. As crianças pintadas nas obras analisadas pelo autor são europeias, brancas e ricas. Então não dá também pra pensar sua tese como totalizante e universal, pois muitas infâncias e relações familiares escapam ao que predominava na cultura aristocrática e burguesa europeia. Mas, apesar disso, não deixa de ser interessante perceber como o universo infantil foi se modificando historicamente (as crianças passando de seres considerados adultos pequenos, com pouquíssimas distinções de idade, para sujeitos pertencentes a uma delimitação específica e distinta do mundo adulto, mergulhada num campo marcado pela vida privada e pelo sentimento de família).

Outra coisa legal é que o autor vai atravessando temáticas distintas, me fazendo pensar em várias coisas relativas à disciplina/obediência, à família, à maternidade/feminilidade, à masculinidade/virilidade, às brincadeiras e jogos, enfim, uma ruma de questões que me fizeram enxergar e sentir o peso da institucionalização de uma família e de uma infância específica que vem sendo constituída há bastante tempo e que com certeza me afeta e diz respeito a mim.

Então é isto! Embora seja chatinho em algumas vezes (preciso confessar kk) é um livro muito bacana.

Marconi Moura 10/01/2022

7,5
O autor usa pinturas, livros ecartas para compreender a trajetória da percepção social da Infância e da família da idade média até a modernidade. Desenvolvem-se no tempo, juntos e interdependentes, o apego familiar, a escola, a intimidade doméstica, a intolerância...

iseevzz 13/12/2023

História Social da Criança e da Família
recentemente ouvi essa frase que me lembrou muito do que trata o livro: "why do we lose the wonder of existence?"
e não é como se Arriès conseguisse sanar essa questão com a excitação que eu particularmente esperava, sem usar como justificativa que são as exigências socialmente requeridas da fase adulta, as responsáveis por nos afastar desse maravilhar-se infantil.
sei que o repertório pra estudo foi tirado inteiro do que se tinha de documentação mais acessível na época, por isso, tantas análises com seu determinado eurocentrismo. vai ver com um tico mais de antropologia, tornaria o estudo mais rico.

nandazevdo 03/04/2024

Livro que me rendeu nota máxima em uma prova de Desenvolvimento Humano!
resumido, conciso e fluído, muito fácil de ler. traz muitas reflexões da ideia de família - que ainda é - atual, e a importância de reestrutular esses ideais a medida que nos desenvolvemos.

apesar de não ser um livro linear ou cronológico, aborda mto bem a história e serviu como síntese para fixação do conteúdo dado durante o meu semestre ?