Sob o Vulcão

Sob o Vulcão Malcolm Lowry

Resenhas - Sob o Vulcão

marcelo.batista.1428 19/11/2023

Quando introduzi a rotina de ler na minha vida, estabeleci ler um livro clássico por ano. Uso os 100 melhores livros do século XX publicado na Folha há anos atrás. Com o tempo fui percebendo, nessa lista, uma certa uniformidade em temas e estilo, pois os livros escolhidos são muito focados na cultura europeia ocidental. Ao escolher Sob o Vulcão, tentei um pouco fugir disso, pois a história desse livro se passaria no México.
Importante dizer que não sou estudante ou profissional da literatura, apenas gosto de ler e sou curioso com o mundo literário, e talvez por isso, não tenha conseguido perceber a excelência que é apontada por diversos críticos dessa obra.
O livro é escrito em terceira pessoa, mas há momentos em que acompanhamos o fluxo de pensamentos de uma personagem, e que nem sempre é a mesma (apesar de que, com o avançar da história, o cônsul assume uma preponderância nesse lugar), o que me dificultou localizar os acontecimentos em tempo e espaço, a ponto de me perder muito na narrativa.
Apesar do cenário ser o México, sinto muito pouco a presença dele, e quando sinto, parece-me uma visão um tanto preconcebido por um forasteiro que não tenta se aproximar de uma cultura. O tema, para mim um pouco repetitivo, é a relação amorosa complicada e angustiante, em que a mulher é descrita de uma maneira bem mais simplificada do que os personagens masculinos.
Há ainda um outro fator que me incomodou, talvez por ser um olhar do século XXI: o protagonista passa por um momento de alcoolismo e, em nenhum momento tem se um olhar para isso como um sofrimento, ficou-me até uma impressão de um certo “glamour” na escolha do autor em lidar com a questão. E esse incômodo só aumentou ao saber, lendo algumas críticas sobre o livro, que o escritor teve sua vida marcada justamente por esse fato.
Foi uma leitura um tanto cansativa e não estimulante, que talvez necessite de um amadurecimento muito maior meu, como leitor, para que consiga vislumbrá-lo no local em que ele está para a literatura mundial.